Ativistas na Tunísia exigem devolução de lixo doméstico a Itália

Dezenas de ativistas manifestaram-se hoje em Sousse, cidade portuária na costa oriental da Tunísia, para exigir a devolução de 282 contentores de lixo doméstico importados ilegalmente de Itália por uma empresa tunisina.

tunísia, manifestação pelo clima

© Yassine Gaidi/Anadolu Agency via Getty Images

Lusa
28/03/2021 19:45 ‧ 28/03/2021 por Lusa

Mundo

Tunísia

A alfândega descobriu durante o verão de 2020 o lixo doméstico, cuja importação é proibida pela legislação tunisina e pelas convenções internacionais, tendo a empresa importadora referido tratar-se de resíduo plástico "não perigoso".

As autoridades da província italiana da Campânia ordenaram que a empresa exportadora italiana recuperasse os seus contentores no prazo de 90 dias a partir de 09 de dezembro de 2020, disse na quinta-feira Jabeur Ghnimi, porta-voz do tribunal de primeira instância de Sousse, responsável pelo caso.

Contudo, o prazo não foi cumprido, uma vez que os contentores ainda se encontram no porto, segundo fontes envolvidas no processo, com os manifestantes a gritarem que "não há justiça social sem justiça ambiental".

O vereador da Câmara Municipal de Sousse Majdi bem Ghazala afirmou que este caso representa um "crime contra o povo tunisino", reforçando o pedido para que as autoridades nacionais "mostrem mais determinação" para que os resíduos sejam devolvidos.

De acordo com um manifestante, Hamdi bem Saleh, está marcado outro protesto para quinta-feira, à frente da embaixada italiana em Tunes, capital do país africano.

Neste caso, em que se investiga um alegado crime de corrupção, 26 pessoas estão a ser processadas, incluindo funcionários da alfândega e o ex-ministro do Meio Ambiente Mustapha Aroui. Há oito pessoas detidas e um fugitivo, o gerente da empresa importadora.

Este caso ilustra as ramificações do comércio ilegal de resíduos, que está a aumentar face ao endurecimento dos padrões ambientais europeus.

Leia Também: Presidente da Tunísia visita a Líbia para relançar cooperação

Partilhe a notícia

Escolha do ocnsumidor 2025

Descarregue a nossa App gratuita

Nono ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas