Meteorologia

  • 28 MARçO 2024
Tempo
15º
MIN 11º MÁX 18º

AO MINUTO: Dia mais trágico no Brasil com 3.650 óbitos

Acompanhe aqui AO MINUTO os mais recentes desenvolvimentos sobre a Covid-19 em Portugal e no Mundo.

AO MINUTO: Dia mais trágico no Brasil com 3.650 óbitos
Notícias ao Minuto

15:56 - 26/03/21 por Notícias ao Minuto

Mundo Coronavírus

Portugal registou 488 novos contágios por coronavírus e mais cinco óbitos devido à Covid-19, o número mais baixo desde 10 de outubro. De acordo com os dados divulgados pela Direção-Geral da Saúde (DGS), o país contabiliza 819.698 infeções e 16.819 mortes. O número de recuperados aumentou para 771.339, e os casos ativos fixam-se em 31 mil

Os internamentos prosseguem o sentido descendente. No entanto, o índice de transmissibilidade (Rt) está a subir e passou para os 0,93

A força aérea alemã enviou 80 ventiladores e acessórios para uso hospitalar para o Brasil, numa altura em que os hospitais estão mais sobrecarregados e alguns estados brasileiros correm o risco de ficar sem oxigénio para assistir os pacientes. 

Pode consultar nestes mapas interativos a evolução da pandemia de coronavírus em Portugal e no mundo

Acompanhe aqui AO MINUTO os mais recentes desenvolvimentos sobre a Covid-19 em Portugal e no Mundo.

00h17 - Suspendemos aqui o registo de hoje. O acompanhamento será retomado na manhã de sábado. Já sabe, consulte a informação no site da DGS e acompanhe sempre as comunicações das autoridades competentes. Caso tenha sintomas:

SNS24 de Portugal Continental: 808 24 24 24

SNS24 da Madeira: 800 24 24 20

SNS24 dos Açores: 808 24 60 24

Só quer tirar dúvidas? Não assoberbe as linhas telefónicas: [email protected]

00h14 - O governo brasileiro anunciou na sexta-feira um novo voo comercial de repatriamento entre Lisboa e São Paulo, operado pela companhia aérea Azul em 30 de março, com o aeroporto de Viracopos, em Campinas, como destino.

"Assim como os quatro voos já realizados (três pela TAP e um pela Latam), que transportaram 733 cidadãos brasileiros de volta ao Brasil, e as outras duas operações da Latam previstas para 25 e 27 de março, o voo da empresa Azul tem caráter privado", indicou o Ministério das Relações Exteriores do Brasil em comunicado.

23h58 - O Ministério da Saúde do Japão afirmou hoje que os casos de anafilaxia (reação alérgica grave) à vacina da Pfizer e da BioNTech contra a Covid-19 foram tratados e que a segurança do imunizante não constitui "preocupação séria"

Segundo o governo japonês, 47 casos de anafilaxia, reação potencialmente fatal, registaram-se na administração de 580 mil doses da vacina a profissionais de saúde japoneses, acima do registado no Reino Unido e Estados Unidos. 

Em todos os casos, os pacientes recuperaram após tratamento.

23h25 - Os Jogos Olímpicos Tóquio2020, adiados para este verão, terão uma "redução considerável" no número de convidados, anunciou hoje o Comité Olímpico Internacional (COI), devido às restrições do governo japonês em função da pandemia de Covid-19. 

22h51 - O ministro da Economia, Pedro Siza Vieira, anunciou hoje que onze empresas portuguesas irão participar, em 29 e 30 de março, num "exercício de interligação" com empresas produtoras de vacinas que estão a necessitar de maior capacidade de produção.

22h39 - O Brasil registou hoje o recorde trágico de 3.650 vidas perdidas devido à Covid-19 em 24 horas, totalizando 307.112 óbitos desde o início da pandemia, segundo dados do Ministério da Saúde

O Brasil, que atravessa o seu momento mais critico da pandemia, foi hoje, tal como tem ocorrido nas últimas semanas, o país que mais vítimas mortais somou nas últimas 24 horas em todo o mundo, bem acima dos Estados Unidos.

Em relação ao número de infetados, o total subiu hoje para 12.404.414, após as autoridades de saúde terem contabilizado 84.245 diagnósticos positivos.

Contudo, os números totais podem ser ainda superiores, uma vez que o estado do Ceará não inseriu os seus dados de hoje devido a problemas técnicos.

21h23 - O primeiro-ministro, António Costa, manifestou-se hoje confiante na capacidade de mobilização da indústria europeia para aumentar a produção de vacinas contra a Covid-19 e reafirmou a disponibilidade de Portugal no sentido de contribuir "ativamente" para esse esforço.

20h59 - O comissário europeu para o Mercado Interno, Thierry Breton, disse hoje estar confiante de que a União Europeia (UE) será "capaz" de entregar aos Estados-membros todas as doses previstas para o segundo semestre do ano.

"Vamos ser capazes de entregar no segundo semestre aos nossos cidadãos 360 milhões de doses, tal como está nos nossos contratos", garantiu Breton. 

20h56 - O governo brasileiro anunciou hoje que três potenciais vacinas nacionais contra a Covid-19 avançaram "na fase de pré-testes" e, uma delas, entrou com um pedido de autorização no órgão regulador para testagem em voluntários. 

20h29 - Um estudo da consultora PSE, revelado pela TSF, mostra que 10,7% dos portugueses dormiram de quinta-feira para sexta-feira a mais de 100 quilómetros de casa - um aumento substancial em relação a dias anteriores. 

As informações mostram ainda que mais de um milhão de pessoas dormiram fora de casa na última noite - "mais cerca de 400 mil" do que em dias anteriores. 

Estes dados mostram que os portugueses anteciparam-se às medidas mais apertadas na semana que antecede a Páscoa. 

20h25 - A Madeira registou 31 novos casos de infeção por SARS-CoV-2 e mais 43 doentes recuperados nas últimas 24 horas, existindo agora 489 casos ativos no arquipélago, informou hoje a Direção Regional de Saúde (DRS).

20h23 - O Tribunal Federal desportivo italiano anunciou hoje sanções contra a equipa de futebol da Lazio por violação das normas sanitárias no combate à Covid-19, nomeadamente ao seu presidente, Claudio Lotito, suspenso por sete meses. 

Em meados de fevereiro, os dirigentes da Lazio foram acusados de não terem alertado as autoridades sanitárias locais após os testes positivos de oito elementos do clube, em final de outubro, em véspera de um jogo da Liga dos Campeões, em Bruges, na Bélgica, e no início de novembro, antes de outro jogo da prova 'rainha' da UEFA, em São Petersburgo, na Rússia.

20h17 - O antigo diretor do Centro de Prevenção e Controlo de Doenças dos Estados Unidos (CDC), Robert Redfield, referiu numa entrevista à CNN que acredita que o SARS-CoV-2 provavelmente teve origem no laboratório de Wuhan, apesar de não ter apresentado qualquer prova em concreto.

“Continuo a pensar que a mais provável origem deste patógeno em Wuhan foi um laboratório, que escapou”, declarou Redfield que liderou o CDC durante a administração Trump.

Anthony Fauci, o principal especialista em doenças infeciosas dos Estados Unidos, não tardou a contestar as afirmações de Redfield. Fauci considerou que a teoria do antigo diretor do CDC é apenas “uma opinião”.

“Obviamente, há um grande número de teorias. O Dr. Redfield mencionou que estava a dar uma opinião para uma possibilidade, mas há outras alternativas. Outras alternativas que a maioria das pessoas suporta”, vincou Fauci, salientando que a maioria dos responsáveis de saúde pública discordam da teoria de que o vírus teve origem num laboratório chinês.

20h01 - O diretor-geral da Organização Mundial da Saúde (OMS) advertiu hoje que grupos criminosos estão a aproveitar-se da "imensa procura" de vacinas contra a Covid-19 para venderem "produtos falsificados" na internet ou adulterados

Segundo Tedros Adhanom Ghebreyesus, "há vacinas que estão a ser desviadas e reintroduzidas na cadeia de distribuição" sem a adequada conservação de frio e "alguns produtos falsificados estão a ser vendidos como vacinas na internet", sendo que "vários ministérios e autoridades de saúde que receberam ofertas suspeitas" de vacinas.

19h24 - A PSP acabou hoje com uma "festa ilegal" de casamento, com "mais de 100 pessoas", num bairro de Beja e mantém agentes no local para impedir o recomeço dos festejos, revelou fonte policial. 

18h56 - O Colégio Luso-Britânico em Elvas (Portalegre) está encerrado desde quinta-feira, após terem sido detetados quatros casos de Covid-19, em três crianças e uma funcionária, revelou hoje fonte da Unidade Local de Saúde do Norte Alentejano (ULSNA).

18h50 - O primeiro-ministro, António Costa, avisou hoje que a próxima semana é "muito crítica" para o processo de desconfinamento e apelou aos portugueses para que tenham uma Páscoa "completamente diferente" da habitual.

Costa defendeu que o país "não pode perder o que conquistou nas últimas duas semanas", mas avisou que "nada está ganho ainda" e Portugal "não pode voltar para trás", deixando um pedido.

"Assumamos todos que a Páscoa vai ser completamente diferente das Páscoas das nossas vidas, para que as nossas vidas possam ser retomadas como habitualmente eram e possamos voltar a ter, no futuro, as Páscoas que todos desejamos, com aqueles entes queridos que queremos que estejam cá para passar outras Páscoas connosco", disse.

18h45 - O diretor-geral da Organização Mundial da Saúde (OMS) apelou hoje para a doação de 10 milhões de doses de vacinas contra a Covid-19, para que 20 países possam iniciar a vacinação nos próximos 15 dias. 

"Dez milhões de doses não é muito, nem é o suficiente, mas é um começo", sublinhou Tedros Adhanom Ghebreyesus. 

18h36 - França está a atravessar uma fase de maior propagação do SARS-CoV-2. Esta sexta-feira, as autoridades de saúde francesas informaram que 897 pessoas morreram em 24 horas. Trata-se de um dos números mais elevados de mortes diárias dos últimos meses

O número de casos de infeção também têm subido nas últimas semanas. Pelo segundo dia seguido foram reportados mais de 40 mil casos de contaminação - 41.869, mais precisamente

França acumula 4.465.956 casos positivos e 94.275 vítimas mortais.

17h57 - O Ministério da Saúde espanhol referiu esta sexta-feira que morreram 590 pessoas desde ontem. Espanha acumula agora 75.010 vítimas mortais. Os dados divulgados hoje dão conta de 7.586 casos de contágio, o que elevou o número total de casos para 3.255.324

A incidência de transmissão do vírus voltou a subir, e situa-se em 138 casos por cada 100 mil habitantes

17h29 - A proteção civil italiana revelou esta sexta-feira que foram identificados 23.987 casos de infeção e morreram mais 457 pessoas nas últimas 24 horas. No total, Itália contabiliza 3.488.619 casos positivos e 107.256 óbitos. O número total de recuperados subiu para 2,8 milhões

17h05 - A Tailândia anunciou esta sexta-feira que vai deixar de exigir quarentena aos turistas vacinados contra a Covid-19 que cheguem à ilha de Phuket. A medida entra em vigor a 1 de julho, altura em que 70% dos residentes da região já deverão estar vacinados.

Esta é a primeira reabertura importante para a Tailândia, muito dependente do setor do turismo.

16h58 - A Agência Europeia do Medicamento (EMA) autorizou hoje o transporte e armazenamento temporário de frascos da vacina da Pfizer/BioNTech contra a Covid-19 entre os -25º a -15ºC, as temperaturas dos congeladores, facilitando a distribuição do fármaco. 

16h45 - O Departamento de Saúde e de Assistência Social britânico anunciou esta sexta-feira que foram diagnosticadas 6.187 novas infeções por coronavírus e morreram mais 70 pessoas. Em termos acumulados, o Reino Unido soma 4.325.315 casos confirmados e 126.515 vítimas mortais

16h19 - O Algarve, o Alentejo, a Madeira e os Açores apresentam um índice de transmissibilidade (Rt) do vírus que provoca a Covid-19 acima de 1, indica o relatório semanal do Instituto Nacional de Saúde Doutor Ricardo Jorge (INSA).

16h17 - António Costa afirmou esta sexta-feira que as "empresas têm de cumprir os contratos", quando foi questionado sobre o processo de vacinação na União Europeia. 

O primeiro-ministro espera que o ritmo de vacinação aumente no final de abril e, principalmente, no mês de maio, período em que vai receber mais doses das vacinas contra a Covid-19. 

15h35 - O governo italiano está a preparar uma norma que visa sancionar os profissionais de saúde que optem por não ser vacinados contra a Covid-19. O anúncio foi feito pelo primeiro-ministro italiano.

"O governo quer intervir sobre o tema porque não é correto que os profissionais de saúde não vacinados estejam em contacto com os doentes", disse Mario Draghi. 

Leia Também: AO MINUTO: Cinco mortos nas últimas horas, n.º mais baixo desde outubro

Recomendados para si

;
Campo obrigatório