Meteorologia

  • 29 MARçO 2024
Tempo
12º
MIN 8º MÁX 15º

Covid: "Levou muito tempo para se chegar a consenso" sobre fase seguinte

Ursula von der Leyen salientou a importância da "solidariedade" entre os Estados-membros para o futuro do bloco.

Covid: "Levou muito tempo para se chegar a consenso" sobre fase seguinte
Notícias ao Minuto

12:56 - 10/03/21 por Notícias ao Minuto

Mundo Ursula von der Leyen

Num discurso durante a assinatura da declaração da Conferência sobre o Futuro da Europa no Parlamento Europeu, esta quarta-feira, Ursula von der Leyen, a presidente da Comissão Europeia, mostrou otimismo no futuro da União Europeia, mas apontou alguns erros com os quais é preciso aprender para que não se repitam.

E a forma como tem sido encarada a luta contra a pandemia de coronavírus mereceu reparos.

"Levou demasiado tempo para se chegar a um consenso sobre como melhor nos preparamos para o combate nos assaltos seguintes e contra as novas variantes" da pandemia, assinalou Von der Leyen. 

A presidente da Comissão Europeia realçou que também se levou "muito tempo até todos perceberem que enfrentar isto sozinhos não era uma opção"

Sobre a ideia por trás desta conferência, Von der Leyen considerou que "tem de ir além de Bruxelas". "Queremos alcançar o que alguns chamam da maioria silenciosa", vincou. 

"Quando se trata do futuro da Europa não há sonho mais audacioso", disse, salientando querer "ouvir todas as pessoas, todos os cidadãos".

Ursula von der Leyen falou ainda sobre os seus sonhos para a Europa. 

"Todos nós temos sonhos quando pensamos no futuro da Europa", acrescentou, sublinhando que o seu é o de uma Europa "líder num mundo de transição digital", que não deixe ninguém para trás, que defenda uma democracia "resiliente frente às informações falsas e à desinformação" e ainda "com uma voz forte na defesa da liberdade".

[Notícia atualizada às 13h04]

Leia Também: AO MINUTO: Prioritários? "Incluídos docentes e não docentes do privado"

Recomendados para si

;
Campo obrigatório