Meteorologia

  • 18 ABRIL 2024
Tempo
19º
MIN 16º MÁX 25º

Costa do Marfim apreende cocaína proveniente da América Latina

Mais de uma tonelada de cocaína proveniente da América Latina foi apreendida num bairro de Abidjan, a capital económica da Costa do Marfim, informou hoje a brigada antidroga da polícia do porto daquela cidade.

Costa do Marfim apreende cocaína proveniente da América Latina
Notícias ao Minuto

19:37 - 26/02/21 por Lusa

Mundo Costa do Marfim

"Esta é a maior apreensão que fizemos, depois da de 2020, que foi estimada em mais de 450 quilos", disse o comandante Diaharassouba, citado pelo órgão de comunicação local Connection Ivoirienne, comentando os 1.056 quilos apreendidos.

Segundo o procurador-geral, Richard Adou, "a investigação está apenas na sua fase inicial, mas duas pessoas já foram presas", podendo enfrentar até 20 anos de prisão na Costa do Marfim.

"Esta é uma das maiores apreensões, mas os nossos agentes estão a trabalhar dia e noite para impedir que estes criminosos façam da Costa do Marfim um país de trânsito para a droga", acrescentou o procurador, de acordo com o mesmo jornal.

A África Ocidental é a principal zona de trânsito do tráfico de cocaína da América Latina, por via marítima e aérea, para a Europa.

Em abril de 2020, foram apreendidos 555 quilos de cocaína no porto de Paranaguá (Brasil), que se destinavam ao porto de Abidjan.

No início de janeiro, a Gâmbia apreendeu quase três toneladas de cocaína de um carregamento de sal originário do porto de Guayaquil, Equador.

De acordo com o Gabinete das Nações Unidas sobre Drogas e Crime (ONUDC), existem também laboratórios locais para o fabrico de estimulantes do tipo anfetaminas, nesta região, e tem havido um aumento no uso de todos os tipos de drogas na zona.

De acordo com o Relatório Mundial sobre a Droga 2020, publicado pelo ONUDC, as apreensões globais de cocaína no continente africano aumentaram de 1,2 toneladas, em 2015, para 3,3 toneladas em 2017 e 5,6 toneladas em 2018.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório