Meteorologia

  • 24 ABRIL 2024
Tempo
14º
MIN 12º MÁX 24º

Dois manifestantes foram mortos pela polícia em Myanmar

Vários manifestantes ficaram feridos. A polícia voltou a disparar munições reais durante um protesto em Mandalay, a segunda maior cidade do país.

Dois manifestantes foram mortos pela polícia em Myanmar
Notícias ao Minuto

13:27 - 20/02/21 por Notícias ao Minuto

Mundo Protestos Myanmar

Dois manifestantes foram mortos este sábado pela polícia em Mandalay, Myanmar, avançam meios de comunicação locais. Vários manifestantes ficaram feridos. A polícia voltou a disparar munições reais durante os protestos deste sábado na segunda maior cidade do país.

Uma das vítimas mortais foi atingida a tiro na cabeça e morreu no local, refere a Frontier Myanmar. A outra vítima mortal foi atingida no peito e morreu a caminho do hospital.

A polícia disparou as munições reais perto da doca de Yadanabon, onde anteriormente já tinham sido disparadas balas de borracha e foi lançado gás lacrimogéneo contra os manifestantes.

A Associated Press revela que cerca de 500 polícias e soldados foram destacados para responder ao protesto perto da doca de Yadanabon, isto depois dos estivadores se terem juntado ao movimento de desobediência civil nacional.

De realçar que este sábado os manifestantes prestaram tributo à primeira vítima mortal da violência policial nos protestos que têm decorrido em Myanmar.

Em Yangon e Mandalay, os manifestantes homenagearam a jovem Mya Thwet Thwet Khine, que foi baleada pela polícia na capital do país, Naypitaw, dois dias antes de celebrar o 20º aniversário. Mya morreu no hospital esta sexta-feira.

As forças de autoridade de Myanmar estão a responder de forma mais violenta e repressiva relativamente aos protestos que pedem o restabelecimento da democracia no país, após o golpe de estado da junta militar no passado dia 1 de fevereiro.

Os generais birmaneses tomaram o poder e detiveram Aung San Suu Kyi, cujo partido National League for Democracy foi democraticamente eleito no escrutínio de novembro do ano passado.

[Notícia atualizada às 13h53]

Leia Também: Carga policial sobre manifestantes em Myanmar causa seis feridos

Recomendados para si

;
Campo obrigatório