Meteorologia

  • 30 ABRIL 2024
Tempo
16º
MIN 12º MÁX 19º

Presos 15 elementos do ANC por fraude na altura do funeral de Mandela

Quinze membros do Congresso Nacional Africano (ANC, na sigla em inglês), partido no poder na África do Sul, foram hoje detidos, num caso de corrupção e branqueamento de dinheiro, na altura do funeral do ex-presidente Nelson Mandela, em 2013.

Presos 15 elementos do ANC por fraude na altura do funeral de Mandela
Notícias ao Minuto

16:20 - 12/02/21 por Lusa

Mundo Congresso Nacional Africano

Os 15 elementos, incluindo o ministro da Saúde da província do Cabo Oriental Sindiswa Gomba, que era conselheiro municipal na altura, bem como funcionários eleitos e empresários ligados ao ANC, foram libertados sob a fiança de 1.000 rands (56 euros) cada um e terão de comparecer em tribunal em 05 de março, de acordo com uma declaração da porta-voz da polícia, Katlego Mogale.

Os suspeitos enfrentam acusações de branqueamento de capitais e corrupção no valor de 10 milhões de rands (564.000 euros) relacionadas com declarações fraudulentas de despesas de viagem e alojamento para pessoas que desejavam assistir a uma cerimónia de homenagem ao malogrado presidente Nelson Mandela na cidade costeira do sudeste de East London, no sudeste da África do Sul.

As acusações, apresentadas em 2019, foram mais tarde retiradas temporariamente, mas novas investigações levaram às detenções de hoje pelos "falcões", uma unidade de polícia de elite, responsável por questões de corrupção.

O primeiro Presidente negro da África do Sul, Nelson Mandela, morreu em 05 de dezembro de 2013, aos 95 anos. O símbolo da luta anti-'apartheid' foi enterrado na sua aldeia de Qunu, no sudeste do país, após um funeral de Estado realizado em 15 de dezembro na presença de presidentes, governantes e personalidades.

As cerimónias de homenagem têm dado origem a numerosas fraudes. A agência sul-africana anticorrupção estimou que cerca de 300 milhões de rands (quase 17 milhões de euros) de fundos públicos destinados às cerimónias tenham sido desperdiçados ou desviados indevidamente.

Leia Também: Ramaphosa aposta na política de empoderamento para superar desigualdades

Recomendados para si

;
Campo obrigatório