Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
18º
MIN 13º MÁX 19º

Levantado alerta de tsunami no Pacífico

O sismo hoje registado no Pacífico levou as autoridades a emitirem um alerta de tsunami na região, mas os Estados Unidos garantem que a ameaça passou e que a onda só atingiu um máximo de 30 centímetros, foi anunciado.

Levantado alerta de tsunami no Pacífico
Notícias ao Minuto

20:58 - 10/02/21 por Lusa

Mundo Sismo

O centro de alerta contra Tsunamis dos Estados Unidos, com sede no Havai, disse hoje à noite num comunicado que "com base em todos os dados disponíveis, a ameaça do tsunami deste terramoto já passou".

"Flutuações de 30 cm acima e abaixo do nível normal da maré poderão, no entanto, ser notadas nas próximas horas", acrescentou o centro.

O terramoto, de magnitude 7,7 e cujo epicentro foi localizado a cerca de 400 quilómetros a sudeste do arquipélago das Ilhas Lealdade e a cerca de 430 quilómetros de Vanuatu, levou a Nova Zelândia e a Austrália a emitirem um alerta de tsunami.

O terramoto foi "muito pouco sentido" nas Ilhas francesas Lealdade e Nova Caledónia, onde não foram relatados quaisquer danos materiais.

A Nova Caledónia está localizada no sudoeste do Oceano Pacífico, a cerca de 1.500 km a leste da Austrália.

A área que abrange a Nova Caledónia e as vizinha Vanuatu faz parte do Anel de Fogo do Pacífico, uma das áreas de atividade sísmica mais ativas do mundo.

A placa australiana com a Nova Caledónia e as Ilhas Lealdade mergulha sob o Arco de Vanuatu, criando a Fossa de Vanuatu.

Em setembro de 2018, um terramoto de magnitude 7,5 causou um tsunami que atingiu a ilha indonésia de Sulawesi.

Esta catástrofe provocou mais de 4.300 mortos e desaparecidos e pelo menos 170.000 deslocados.

Outro terramoto devastador de magnitude 9.1 atingiu a costa de Sumatra em 2004, causando um tsunami que matou 220.000 pessoas na região, incluindo cerca de 170.000 na Indonésia.

Leia Também: Austrália e Nova Zelândia confirmam risco de tsunamis após sismos

Recomendados para si

;
Campo obrigatório