Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
13º
MIN 13º MÁX 19º

Hacker tentou envenenar água fornecida em cidade da Flórida

O pirata informático aumentou os níveis de hidróxido de sódio com o intuito de provocar um envenenamento em massa. Supervisor da central de tratamento de águas apercebeu-se e reverteu a ação.

Hacker tentou envenenar água fornecida em cidade da Flórida
Notícias ao Minuto

23:42 - 08/02/21 por Notícias ao Minuto

Mundo EUA

Um hacker conseguiu aceder remotamente à central de tratamento de águas de Oldsmar, uma cidade da Flórida, e tentou envenenar a água fornecida à população, segundo o Tampa Bay Times. As autoridades locais e federais estão a investigar o caso.

Na passada sexta-feira, o hacker conseguiu, por breves momentos, aumentar a quantidade de hidróxido de sódio na água por um fator de mais de 100, explicou hoje o chefe da polícia de Pinellas County, Bob Gualtieri.

O hidróxido de sódio é utilizado em pequenas quantidades para controlar a acidez na água, mas também é um composto corrosivo que, em grandes quantidades, pode causar irritações na pele, queimaduras e outras complicações.

Um supervisor da central de tratamento de águas apercebeu-se atempadamente das alterações substanciais nas medições do químico e rapidamente reverteu a ação do hacker. Uma intervenção que evitou um envenenamento em massa da população de Oldsmar.

“Em nenhum momento houve um efeito adverso na água tratada. Mais importante, as pessoas nunca estiveram em perigo”, salientou Bob Gualtieri. As autoridades norte-americanas indicaram que a central tinha ainda outras medidas de salvaguarda que teriam detetado a alteração nos níveis de hidróxido de sódio e teriam evitado o pior.

A central de tratamento de águas de Oldsmar fornece água a diversas empresas e a cerca de 15 mil habitantes da cidade.

Leia Também: Morreu o primeiro congressista dos Estados Unidos devido à Covid-19

Recomendados para si

;
Campo obrigatório