Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
15º
MIN 14º MÁX 21º

Tunísia: 5 mortos e 25 hospitalizados após consumo de álcool adulterado

Cinco pessoas morreram e outras 25 foram hospitalizadas na Tunísia depois de consumirem álcool não alimentar, de acordo com evidências preliminares, afirmaram hoje as autoridades de saúde.

Tunísia: 5 mortos e 25 hospitalizados após consumo de álcool adulterado
Notícias ao Minuto

14:58 - 08/02/21 por Lusa

Mundo Tunísia

O diretor de saúde da região de Kasserine, no centro-oeste do país, Abdelghani Chaabani, disse que 30 pessoas que moram na mesma área da cidade foram hospitalizadas na noite de sábado, em declarações à agência France-Presse.

Cinco morreram, enquanto outros dois estão com assistência respiratória e 11 já tiveram alta hospitalar.

"As amostras foram recolhidas e estão a ser analisadas para confirmar a causa da morte", indicou Chaabani, referindo uma "mistura" de substâncias alcoólicas.

Segundo a imprensa local, as vítimas consumiram 'Kwaras', uma água-de-colónia adulterada, para fazer uma bebida alcoólica consumida nas áreas mais pobres ou isoladas do país por ser mais barata e acessível do que a cerveja, tendo sido iniciada uma investigação.

Num incidente semelhante em maio de 2020, seis tunisinos morreram e outros 33 ficaram intoxicados com mais ou menos gravidade após consumirem um derivado de metanol.

Kasserine, uma área agrícola na fronteira com a Argélia -- com uma taxa de desemprego superior a 20% e uma taxa de pobreza superior a 33%, segundo o instituto nacional de estatística --, permanece profundamente marginalizada, 10 anos depois da revolução nascida não muito longe dali e que destituiu do poder Zine el Abidine BenAli, em 2011.

Leia Também: Duas mil pessoas protestam na Tunísia contra a repressão policial

Recomendados para si

;
Campo obrigatório