Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
20º
MIN 15º MÁX 21º

AO MINUTO: Novo máximo em UCI hoje. Áustria recebe 10 doentes portugueses

Acompanhe aqui AO MINUTO os mais recentes desenvolvimentos sobre a Covid-19 em Portugal e no Mundo.

AO MINUTO: Novo máximo em UCI hoje. Áustria recebe 10 doentes portugueses
Notícias ao Minuto

08:08 - 05/02/21 por Sara Gouveia

Mundo Covid-19

A proibição de circulação entre concelhos vai voltar a aplicar-se. Entre as 20h00 desta sexta-feira e as 05h00 de segunda-feira, vai ser imposta novamente a restrição da circulação entre os 278 concelhos do continente, apesar de existirem algumas exceções previstas na regulamentação do estado de emergência em vigor até 14 de fevereiro. Além desta restrição de circulação entre concelhos, continua em vigor o confinamento obrigatório.

Para lá disso, o Governo decidiu não dar dar tolerância de ponto na terça-feira de Carnaval, dia 16, por o país se encontrar em confinamento geral, sem festividades públicas.

Segundo os dados mais recentes emitidos pela Direção-Geral da Saúde (DGS), Portugal registou 6.916 novos casos de Covid-19 e mais 258 mortes nas últimas 24 horas. No total, o país contabiliza 755.774 casos de infeção e 13.740 óbitos. O número acumulado de recuperados é de quase 585 mil. Os casos ativos diminuíram e fixam-se em 156 mil.

Pode consultar nestes mapas interativos a evolução da pandemia de coronavírus em Portugal e no Mundo.

Acompanhe aqui AO MINUTO os mais recentes desenvolvimentos sobre a Covid-19 em Portugal e no Mundo:

15h55 - Boa tarde! Este registo termina aqui, mas pode continuar a acompanhar os desenvolvimentos relacionados com a Covid-19 neste link. Mantenha-se seguro!

15h37 - O presidente da Junta de Freguesia de Carnide, Lisboa, defendeu hoje uma maior participação destes autarcas no plano de vacinação, devido à proximidade aos cidadãos, mostrando-se preocupado com a regra que não permite vacinação em lares com casos de Covid-19.

15h31 - O governo regional da Galiza espera que Portugal responda "este fim de semana" sobre a oferta que a região fez para receber doentes com Covid-19 nos hospitais desta comunidade autónoma espanhola. O presidente do governo da Galiza, Alberto Núnez Feijóo, disse hoje que acredita que, numa questão de "horas ou dias", provavelmente "este fim de semana", Lisboa concretize as necessidades que tem. Núñez Feijóo, confirmou que já tinha oferecido a Portugal a possibilidade de receber pacientes na rede de hospitais da região, mais precisamente no hospital Álvaro Cunqueiro, de Vigo.

15h28 - O número de doentes com Covid-19 internados nas enfermarias dos hospitais da região Centro voltaram a descer na quinta-feira pelo segundo dia consecutivo, de acordo com o relatório de hoje da Administração Regional de Saúde do Centro (ARSC). O mesmo relatório aponta, no entanto, para um aumento de 26 novos doentes em unidades de cuidados intensivos.

15h18 - Os líderes da Grécia, Áustria, República Checa e Dinamarca pediram hoje à presidente da Comissão Europeia que agilize o diálogo sobre as vacinas contra a Covid-19 ainda não aprovadas, para evitar problemas de distribuição. "Com base na nossa experiência até ao momento, consideramos muito importante iniciar um diálogo com os produtores das próximas vacinas para evitar possíveis problemas antes que eles ocorram", assinalam os primeiros-ministros da Grécia, Kyriakos Mitsotakis, Áustria, Sebastian Kurz, República Checa, Andrej Babis, e Dinamarca, Mette Fredriksen, numa carta enviada hoje a Ursula von der Leyen.

15h12 - Klopp pede ao governo alemão que deixe o Liverpool entrar no país. Treinador garante que os reds podem defrontar o Leipzig "sem disseminar o vírus"

15h05 - Governo deixa em aberto alteração dos horários das fronteiras. O ministro da Administração Interna deixou hoje em aberto a possibilidade de alterar horários nas fronteiras terrestres ou o número de postos de passagem obrigatória, e afirmou que os níveis de contágio nos países ibéricos "exigem uma reposta decisiva".

14h54 - Grécia e Eslovénia também desaconselham AstraZeneca a maiores de 65 anos. Os dois países europeus juntaram-se hoje à lista de cerca de uma dezena de países que estão a desaconselhar a administração da vacina do laboratório anglo-sueco AstraZeneca a pessoas com mais de 65 anos.

14h50 - Hospital da Guarda com lotação completa em cuidados intensivos. O hospital esgotou hoje a capacidade para internamento de doentes com Covid-19 nos cuidados intensivos e tem apenas três camas disponíveis numa das três enfermarias, segundo fonte da Unidade Local de Saúde (ULS).

14h38 - Madeira é a única região com índice de transmissibilidade acima de 1. O índice de transmissibilidade (Rt) está abaixo de 1 em todas as regiões do país, com exceção da Madeira, revelam dados hoje divulgados pelo Instituto Nacional de Saúde Ricardo Jorge (INSA).

14h33 - Mãe e filha querem ajudar hospital de Lisboa. Após recuperarem da Covid-19, Sónia e Margarida, mãe e filha, querem ser voluntárias no hospital de campanha de Lisboa e integram o grupo de 80 candidatos, entre mais de mil inscritos, que começaram hoje a realizar o teste serológico.

14h12 - Segundo os dados mais recentes emitidos pela Direção-Geral da Saúde (DGS), Portugal registou 6.916 novos casos de Covid-19 e mais 258 mortes nas últimas 24 horas. No total, o país contabiliza 755.774 casos de infeção e 13.740 óbitos. O número acumulado de recuperados é de quase 585 mil. Os casos ativos diminuíram e fixam-se em 156 mil.

Há menos 84 pessoas internadas desde o último balanço, no entanto, há mais 41 doentes nos cuidados intensivos. São agora 6.412 as pessoas internadas, estando 904 nos cuidados intensivos - num novo máximo desde dia 3 de fevereiro.

14h01 - O ministro da Administração Interna, Eduardo Cabrita, afirmou hoje que 15 mil bombeiros e 20 mil elementos das forças de segurança vão começar a ser vacinados contra a Covid-19 na próxima semana. "Na próxima semana iniciar-se-á a vacinação de funções essenciais do Estado, destacaria os bombeiros, cerca de 15 mil e cerca de 20 mil elementos das forças de segurança [PSP e GNR]", afirmou Eduardo Cabrita.

13h43 - A pandemia do novo coronavírus provocou a nível mundial 16.136 mortes nas últimas 24 horas, enquanto o número de novos casos de infeção se situou nos 511.406, indicou hoje o balanço diário da France-Presse (AFP). Estes números representam um aumento face aos valores relativos a quarta-feira (e divulgados na quinta-feira pela agência noticiosa francesa), dia em que foram recenseados 15.331 mortos e 501.061 casos de Covid-19 em todo o mundo.

13h24 - O instituto de virologia alemão Robert Koch (RKI) avisou hoje que as mutações tornaram o novo coronavírus mais perigoso e o governo da Alemanha destacou a importância de evitar uma situação grave como a de Portugal. O ministro da Saúde alemão, Jens Spahn, defendeu que, apesar da diminuição no número de novas infeções diárias, as medidas de contenção na Alemanha devem permanecer, "para evitar o impacto que se tem observado, por exemplo, em Portugal ou na Irlanda", referindo-se a países com situações epidemiológicas graves.

13h15 - O governo austríaco anunciou, esta sexta-feira, que vai acolher dez pacientes portugueses - cinco deles com infecções graves por coronavírus e cinco com outras doenças ou operações pendentes - para ajudar a "salvar vidas humanas". "É uma questão de solidariedade europeia oferecer ajuda rápida sem burocracia para salvar vidas humanas", disse o chanceler austríaco, o conservador Sebastian Kurz, num comunicado citado pela agência EFE.

12h55 - A Convenção Nacional da Saúde defendeu hoje que têm de ser mais bem identificados e ordenados os grupos prioritários para a vacinação contra a Covid-19, bem como o que fazer com as sobras das vacinas. "Os critérios desta definição têm de estar cientificamente justificados, têm de ser objetivos e tornados públicos", exigiu a organização, que reúne cerca de 150 entidades dos setores público, privado e social na área da saúde.

12h38 - As alterações climáticas podem ter impulsionado o aparecimento do novo coronavírus, por contribuírem para o surgimento do habitat ideal para morcegos no sul da China, país onde foram detetados os primeiros casos de SARS-CoV-2. Esta possibilidade é uma das conclusões de um estudo da Universidade de Cambridge, no Reino Unido, hoje publicado na revista científica Science of the Total Environment, e que fornece os "primeiros indícios de prova" de que as mudanças do clima podem ter desempenhado um papel direto no surgimento do novo coronavírus.

12h19 - O General Comandante da GNR está infetado com Covid-19. Rui Clero, o chefe máximo desta força, testou positivo ao novo coronavírus, confirmou o porta-voz oficial da GNR à TVI24. É o terceiro chefe máximo das forças policiais a testar positivo ao novo coronavírus - os diretores nacionais da PSP e da PJ, Magina da Silva e Luís Neves, também já estiveram infetados.

12h13 - Óbitos por Covid-19 foram 24,3% e 34,6% do total nas 2.ª e 3.ª semanas do ano. Nas segunda e terceira semanas de 2021 registaram-se em Portugal, respetivamente, "4.530 e 4.898 óbitos", mais "1.714 e 2.032 óbitos que a média de 2015-2019", indicam os dados preliminares divulgados esta sexta-feira pelo Instituto Nacional de Estatística (INE). Já o número de óbitos por Covid-19 nessas semanas "foi de 1.103 e de 1.693, representando, respetivamente, 24,3% e 34,6% do total de óbitos".

11h48 - Mais de metade das escolas públicas do país registou, pelo menos, um caso de infeção por Covid-19, segundo os dados do Ministério da Educação divulgados hoje pela Fenprof, que referem situações em quase três mil estabelecimentos de ensino. Desde o início do ano letivo, "2.933 escolas públicas do continente, que não incluem o ensino superior", registaram casos de infeção entre a sua população, segundo informações do Ministério da Educação entregues à Fenprof na sequência de sentença proferida pelo Tribunal Administrativo de Círculo de Lisboa.

11h39 - As vacinas chinesas são "eficazes e seguras", defendeu hoje a diplomacia chinesa, em resposta ao Presidente francês, Emmanuel Macron, que criticou a opacidade das vacinas desenvolvidas pela China e os riscos face a novas variantes da Covid-19. O porta-voz defendeu que a "comunidade internacional deve unir-se, em vez de entrar em conflito em torno da questão das vacinas".

11h26 - O epidemiologista sul-africano Salim Abdool Karim, especialista em doenças infecciosas, considerou ser inapropriado referir-se à variante 501Y.V2 do novo coronavírus como uma "variante sul-africana", sendo sim "uma estirpe que surgiu no país". "Devo salientar que, embora o vírus nesta variante em particular tenha sido descrito pela primeira vez na África do Sul, ele poderá não ter emanado da África do Sul, é impróprio chamá-lo de variante sul-africana, é melhor chamá-lo pelo seu nome", sublinha o professor universitário.

11h20 - António Diniz, pneumologista e membro do Gabinete de Crise da Ordem dos Médicos foi, esta quinta-feira, à TVI24, onde dissertou acerca da pandemia da Covid-19 no nosso país. Segundo o especialista vamos ter uma "segunda pandemia", que, por enquanto, é uma "pandemia silenciosa". "É a pandemia das pessoas que não vão à consulta e das pessoas que voltaram a ter medo de ir ao hospital", explicou.

11h13 - As medidas adotadas por alguns Estados-membros levaram a procura por máscaras FFP2 a disparar na plataforma OLX, de acordo com dados divulgados esta sexta-feira. A procura por estes artigos aumentou 98% na segunda quinzena de janeiro, face aos primeiros 15 dias do mês. Porém, a plataforma sublinha que a procura por máscaras aumentou de forma generalizada, num período em que Portugal entrou num novo confinamento geral.

10h42 - Mais de 200 médicos e internos de Saúde Pública assinaram um documento em que reforçam o seu "absoluto empenho" no combate à pandemia, mas alertam para as "carências críticas" nesta área que "nunca foi verdadeiramente alvo de investimento". No documento hoje divulgado, que tem como primeiro subscritor o presidente da Associação de Médicos de Saúde Pública, Ricardo Mexia, os médicos lamentam a "enorme assimetria nos recursos disponíveis face às necessidades" e os "sucessivos ataques" que têm sofrido à sua autonomia técnica e que consideram "atentatórios da sua dignidade profissional".

10h37 - "Estamos a viver o momento mais crítico", começou por dizer o primeiro-ministro, António Costa, em visita ao Hospital Cuf Tejo, em Lisboa, acompanhado pela ministra da Saúde, agradecendo aos profissionais de saúde do setor privado e social. "Hoje em dia temos cerca de 53 acordos em todo o país com instituições do setor privado e social - 13 desses acordos para tratamento de doentes Covid e no momento em que cada cama é absolutamente essencial, mais 300 camas disponibilizadas pelo setor privado é muito importante para esta resposta", disse ainda.

Sobre o plano de vacinação, o chefe de Governo referiu que foi "fundamental que se tenha dado prioridade aos profissionais de Saúde - naturalmente aos do SNS - mas também aos do setor privado que têm acordos com o SNS e depois a todos os outros. Toda a população há de ser vacinada". "Mas há uma realidade que temos todos de compreender: Estamos todos dependentes a montante da produção por parte da indústria", referiu, acrescentando que "o que foi feito ao longo deste ano" pelos cientistas e profissionais da industria farmacêutica foi "algo absolutamente extraordinário". "Nunca em tão pouco tempo tinha sido identificada, desenvolvida, produzida, comercializada uma vacina, foi algo em tempo recorde", recordou. O primeiro-ministro anunciou ainda a “boa notícia” de esta semana irem ser disponibilizadas mais 6.100 doses da Moderna para vacinação de profissionais de saúde do setor privado.

10h32 - A ministra da Saúde, Marta Temido, destacou, esta manhã, numa visita conjunta com o primeiro-ministro ao Hospital Cuf Tejo, que "desde o início da pandemia que os laços de colaboração entre os vários atores do sistema de saúde português se têm reforçado. Inicialmente aferindo disponibilidades e, agora, mais recentemente, trabalhando ombro a ombro". Portugal tem hoje "cerca de 3,6 pessoas vacinadas por 100 habitantes", revelou, garantindo que "é um "número que queremos fazer crescer", mas que "depende da "disponibilidade de vacinas" e "também da nossa capacidade de organizarmos o processo o melhor possível de forma a acelerá-lo".

10h00 - África registou nas últimas 24 horas mais 576 mortes por Covid-19 para um total de 93.647 óbitos, e 17.441 novos casos de infeção, segundo os mais recentes dados oficiais da pandemia no continente. De acordo com o Centro de Controlo e Prevenção de Doenças da União Africana (África CDC), o número total de infetados nos 55 Estados-membros da organização é de 3.626. 960 e o de recuperados nas últimas 24 horas é de 14.501, para um total de 3.128.534 desde o início da pandemia.

09h47 - Isolamento elevou ansiedade para níveis disfuncionais em 10% de crianças. Quase 10% das crianças que participaram num estudo sobre famílias em isolamento social revelaram índices de ansiedade acima do considerado funcional, sendo que pais ou cuidadores com mais ansiedade, stress ou depressão têm filhos mais ansiosos.

09h19 - Uma equipa de investigadores do Porto está a desenvolver um projeto de monitorização ativa da segurança da terapêutica utilizada no contexto da Covid-19 nos hospitais do distrito do Porto. Um dos objetivos deste estudo, de caráter multicêntrico, é desenvolver uma base de dados de reações adversas aos medicamentos (RAM) em doentes com Covid-19, explicaram hoje os investigadores.

08h45 - Governo diz que empresas devem pagar telefone e internet aos funcionários em teletrabalho. No entendimento do Governo, as empresas devem pagar as despesas relacionadas com telefone e Internet aos funcionários em teletrabalho. A fatura da eletricidade, por outro lado, fica de fora, disse fonte do Ministério do Trabalho ao Jornal de Negócios.

08h57 - Os doentes de hemodiálise do Centro Hospitalar do Médio Tejo (CHMT) iniciaram, na passada quarta-feira, dia 3, a vacinação contra a Covid-19. Num vídeo partilhado nas redes sociais, a unidade partilha um testemunho. Neste primeiro dia de vacinação, esclarece o CHMT numa nota, "foram administradas 36 primeiras doses de vacinas a doentes seguidos no Serviço de Nefrologia" que, atualmente, tem "mais de 50 doentes em tratamento de hemodiálise, na Unidade Hospitalar de Torres Novas".

08h37 - Pico da dívida já passou e há "conforto relativo a médio prazo". O pico do rácio da dívida pública em Portugal face ao Produto Interno Bruto (PIB) foi em 2020, e a política monetária do Banco Central Europeu (BCE) dá "conforto relativo a médio prazo", disseram dois analistas da Fitch à Lusa. "Em primeiro lugar, para Portugal esperamos que o rácio da dívida [pública face ao PIB] tenha atingido o pico em 2020", disse o analista da agência de 'rating' Alex Muscatelli à Lusa. Por seu lado, o novo confinamento implementado devido à evolução da pandemia de Covid-19 é uma "preocupação" que apresentará "riscos" para a análise da Fitch ao crescimento económico e à situação orçamental nacional.

08h22 - A Índia tem vindo a reduzir a progressão da pandemia de Covid-19 nos últimos meses, uma tendência que alguns virologistas atribuem ao reforço da imunidade no país, apontada por estudos de seroprevalência. "Penso que há suficientes pessoas na Índia que foram expostas ao vírus, e é talvez essa a razão pela qual o número [de contágios] diminuiu", disse o virologiste Shahid Jameel à agência de notícias France-Presse.

08h13 - O Sindicato Independente dos Médicos (SIM) publicou, esta quinta-feira, uma nota onde considera que "nas listagens de doentes de risco a vacinar na primeira fase faltam milhares de pessoas". No mesmo comunicado, referiu ainda que "a manter-se o ritmo de vacinação atual", são "necessários mais de nove meses só para vacinar as pessoas da primeira fase".

08h04 - O Senado brasileiro aprovou na quinta-feira uma medida provisória que flexibiliza o uso de emergência de vacinas contra a Covid-19, dando um prazo de cinco dias ao órgão regulador para autorizar imunizantes já aprovados noutros países.

08h00 - O Grupo Luz Saúde vacinou funcionários e administradores dos hospitais da Luz e Beatriz Ângelo, de acordo com o Observador. Toda a administração do hospital Beatriz Ângelo, em Loures, e do Hospital da Luz, em Lisboa (incluindo a CEO do grupo, Isabel Vaz, e Artur Vaz, presidente do conselho de administração da unidade hospitalar de Loures) foi vacinada contra a Covid-19.

Ao Expresso, a presidente executiva da Luz Saúde diz que apesar de não estar incluída no grupo prioritário recebeu a vacina por ser administradora do lar, que está integrado no Hospital da Luz e onde tem o seu escritório. Além dos gestores, quase todos os funcionários foram vacinados, e alguns deles não são prioritários na primeira fase do plano de vacinação.

07h57 - Os residentes no Reino Unido que regressem de países considerados de risco ao nível da disseminação da pandemia, como, por exemplo, Portugal, têm de cumprir dez dias de quarentena em hotéis designados para o efeito. O anúncio foi feito pelo Ministério da Saúde britânico, na quinta-feira, e engloba residentes no país que provenham de 33 países com variantes de maior propagação e possivelmente mais resistentes a vacinas, como, por exemplo, Portugal e a África do Sul. A medida vai entrar em vigor em 15 de fevereiro.

07h53 - A Alemanha registou 12.908 novos casos e 855 óbitos em 24 horas. De acordo com os dados divulgados, esta sexta-feira, pelo Instituto Robert Koch, desde o início da pandemia, o país germânico contabiliza 2.264.909 casos confirmados e 60.597 vítimas mortais. Cerca de 2.008.200 pessoas foram registadas como curadas, segundo a estimativa do RKI.

07h51 - A Comissão de Saúde da China informou hoje que foram diagnosticados 20 novos casos de Covid-19 nas últimas 24 horas, incluindo seis por contágio local. As infeções locais foram detetadas na província de Heilongjiang e na cidade de Xangai, "capital" económica da China.

07h49 - A segunda fase de vacinação contra a Covid-19 arranca hoje no pavilhão Multiusos de Gondomar, no distrito do Porto, com 100 doses de vacinas, informou o presidente da câmara local, apontando para uma operação que se prolongará até sábado. Em causa está a segunda fase do Plano Nacional de Vacinação contra a Covid-19 dedicada a pessoas com 80 e mais anos e as pessoas com mais de 50 anos, mas com comorbilidades associadas e doenças crónicas.

07h46 - Cerca de 8.000 farmacêuticos, dos quais perto de 300 exercem no Serviço Nacional de Saúde, ainda aguardam para ser vacinados contra a Covid-19, alertou hoje a bastonária da Ordem dos Farmacêuticos (OF). A bastonária disse também não compreender como existem ainda farmacêuticos por vacinar nos hospitais do país.

07h42 - Um painel de peritos da ONU afirmou hoje que a pandemia fez aumentar a ameaça de grupos extremistas, como Estado Islâmico e Al-Qaeda, em zonas de conflito, incluindo Afeganistão, Síria, Iraque e Moçambique. Segundo o grupo, a ameaça extremista continuou a aumentar nas zonas de conflito na última metade de 2020, porque "a pandemia inibiu as forças da lei e da ordem mais do que os terroristas", que conseguem mover-se livremente, apesar das restrições impostas para combater a Covid-19.

07h38 - O diretor da Organização Mundial de Saúde (OMS) no continente europeu disse hoje que a Europa deve acelerar a vacinação contra a Covid-19, admitindo estar "preocupado" com o impacto das novas variantes do vírus na eficácia das vacinas. "Temos de unir forças para acelerar a vacinação", disse Hans Kluge, diretor regional da OMS, em entrevista à agência de notícias France-Presse (AFP).

07h27 - O Ministério da Saúde timorense disse hoje que as primeiras 100 mil doses da vacina para a Covid-19 deverão chegar a Timor-Leste no final deste mês, permitindo começar a vacinar grupos prioritários.

07h23 - Cada vez mais famílias deixam os filhos nas escolas de acolhimento para os pais trabalharem, enquanto outras procuram nelas a ajuda que não conseguem dar em casa. Mais de 1.600 alunos frequentaram na semana passada as cerca de 700 escolas de acolhimento abertas um pouco por todo o país. A meio desta semana, o número de alunos ultrapassava já os 2.500, segundo dados do Ministério da Educação.

07h18 - Os Estados Unidos registaram pela primeira vez mais de 5 mil mortes provocadas por Covid-19 num só dia (5.282), além de 125.428 novos casos, de acordo com a contagem independente da Universidade norte-americana Johns Hopkins. Desde o início da pandemia, o país acumulou 455.555 óbitos e 26.671.333 casos confirmados.

07h15 - Cientistas mexicanos estão a investigar uma possível nova variante do coronavírus SARS-CoV-2, que, a confirmar-se, junta-se às estirpes surgidas no Reino Unido, Brasil e África do Sul. Os investigadores do Laboratório de Diagnóstico de Doenças Emergentes e Reemergentes (Ladeer), da Universidade de Guadalajara, afirmaram esta semana que encontraram uma variação em amostras de quatro pessoas infetadas, com origem em Puerto Vallarta, no estado de Jalisco, na costa do Pacífico.

07h12 -O México registou 1.682 mortes provocadas pelo novo coronavírus e 13.575 infeções nas últimas 24 horas, informaram as autoridades mexicanas. Desde o início da pandemia, o país contabilizou 162.922 óbitos e 1.899.820 casos confirmados de Covid-19.

07h09 - O Governo não vai dar tolerância de ponto na terça-feira de Carnaval, dia 16, por o país se encontrar em confinamento geral devido à Covid-19, sem festividades públicas, disse à agência Lusa fonte oficial do executivo. "A tolerância de ponto visa permitir às pessoas participar em festividades e celebrações que este ano não existirão tendo em conta o atual contexto do país", referiu a mesma fonte do Governo.

07h03 - A proibição de circulação entre concelhos volta a aplicar-se entre as 20h00 de hoje e as 5h00 de segunda-feira no continente, apesar de algumas exceções previstas na regulamentação do estado de emergência em vigor até 14 de fevereiro. A restrição da circulação entre os 278 concelhos do continente foi definida pelo Governo como uma forma de minimizar os riscos de contágio pelo novo coronavírus.

07h00 - Bom dia, iniciamos um novo registo. Pode recordar o acompanhamento anterior através deste link.

Leia Também: AO MINUTO: Vírus compete com ele próprio; Quase 230 mil óbitos no Brasil

Recomendados para si

;
Campo obrigatório