Meteorologia

  • 23 ABRIL 2024
Tempo
15º
MIN 13º MÁX 24º

AO MINUTO: Vírus compete com ele próprio; Quase 230 mil óbitos no Brasil

Acompanhe aqui AO MINUTO os mais recentes desenvolvimentos sobre a Covid-19 em Portugal e no Mundo.

AO MINUTO: Vírus compete com ele próprio; Quase 230 mil óbitos no Brasil
Notícias ao Minuto

15:40 - 04/02/21 por Notícias ao Minuto

País Coronavírus

A Direção-Geral da Saúde (DGS) divulgou o boletim epidemiológico desta quinta-feira, que deu conta de 7.914 novos casos de Covid-19 e mais 225 mortes nas últimas 24 horas. No total, Portugal contabiliza 748.858 casos de infeção e 13.482 óbitos. O número acumulado de recuperados é de quase 574 mil. Os casos ativos diminuíram e fixam-se em 161 mil.

A tendência de descida nestes indicadores é acompanhada por uma redução nos internamentos, ainda que os números continuem a ser preocupantes.

Atualmente, 6.496 pessoas com Covid-19 estão internadas nos hospitais, incluindo 863 pacientes que estão nas unidades de cuidados intensivos.

O diretor de uma agência funerária de Lisboa traçou um cenário negro face ao elevado número de mortos provocados pela Covid-19. "Isto é o caos. Um caos autêntico. Há tantos mortos, não é? Não temos lugar onde meter tantos mortos", frisou.

Pode consultar nestes mapas interativos a evolução da pandemia de coronavírus em Portugal e no mundo.

Acompanhe aqui AO MINUTO os mais recentes desenvolvimentos sobre a Covid-19 em Portugal e no Mundo.

00h00 -Suspendemos aqui o registo de hoje. O acompanhamento será retomado na manhã de sexta-feira. Já sabe, consulte a informação no site da DGS e acompanhe sempre as comunicações das autoridades competentes. Caso tenha sintomas:

SNS24 de Portugal Continental: 808 24 24 24

SNS24 da Madeira: 800 24 24 20

SNS24 dos Açores: 808 24 60 24

Só quer tirar dúvidas? Não assoberbe as linhas telefónicas: atendimento@sns24.gov.pt

23h56 - O universo de cuidadores informais duplicou devido à pandemia de Covid-19, mas foi executado menos de 1% do orçamento que lhes era destinado em 2020, revelou hoje uma representante da Associação Nacional de Cuidadores Informais (ANCI).

23h52 - A Johnson & Johnson pediu esta quinta-feira à Food and Drug Administration (FDA), o regulador dos Estados Unidos, para aprovar o uso de emergência da vacina que desenvolveu contra a Covid-19.

A FDA já pediu a conselheiros independentes para analisarem e debaterem todos os dados da vacina da Johnson & Johnson, antes de dar 'luz verde' à terceira vacina nos Estados Unidos.

23h24 - A pandemia está a começar a provocar o desespero na população do México, já que o país está impedido de prosseguir a vacinação por falta de doses e são cada vez maiores as manifestações de trabalhadores da restauração.

O México recebeu apenas 760.000 doses da vacina desenvolvida pela Pfizer contra o SARS-CoV-2, das quais já só tem 89.000, muitas das quais destinadas para segunda dose de pessoas que já receberam a primeira.

22h49 - O PCP discorda do projeto do PSD para que se autonomize o crime de "vacinação indevida", pelos sinais errados que pode dar aos infratores, e porque já é punível legalmente, disse hoje o líder parlamentar comunista, João Oliveira.

22h32 - O Ministério da Saúde brasileiro anunciou esta quinta-feira que foram diagnosticados 56.873 novos casos de Covid-19 e morreram 1.232 pessoas em 24 horas. Este foi o terceiro dia consecutivo em que morreram mais de 1.200 pessoas devido à Covid-19 no Brasil.

No total, o Brasil soma nesta altura 9.396.293 casos confirmados e 228.795 óbitos.

21h13 - A cloroquina, fármaco usado para tratar doenças como malária, pode agravar a Covid-19 ao provocar danos em células endoteliais, presentes em todos os vasos sanguíneos do corpo humano, segundo um estudo hoje divulgado por uma universidade brasileira.

Apesar de não haver nenhum comprovação científica de que a Covid-19 pode ser tratada precocemente com cloroquina e hidroxicloroquina, desde o início da pandemia que o presidente do Brasil, Jair Bolsonaro, tem defendido o uso do fármaco para esse fim e levou os laboratórios do exército brasileiro a fabricarem milhões de unidades num curto espaço de tempo.

21h03 - Angola registou nas últimas 24 horas mais 59 casos de infeção pelo novo coronavírus e três mortos, anunciou hoje o secretário de Estado para a Saúde Pública.

21h00 - O ensino à distância, que regressa em Portugal a 8 de fevereiro devido à pandemia, vai agudizar a desigualdade no aproveitamento escolar das crianças, prejudicando as famílias mais desfavorecidas, segundo investigadores da Nova School of Business and Economics.

20h58 - A Associação da Hotelaria, Restauração e Similares de Portugal (AHRESP) defendeu hoje o reforço da medida de apoio às rendas comerciais, lembrando que este foi desenhado num quadro que não previa um novo confinamento geral.

20h29 - A Madeira registou hoje 97 novos casos de Covid-19, 92 recuperações e 228 situações suspeitas, indicou a Direção Regional de Saúde, referindo que o total de infeções ativas no arquipélago é agora de 1.875.

20h15 - O Brasil já vacinou 37% dos 410 mil indígenas adultos residentes em aldeias, principalmente na Amazónia, considerados prioritários por serem um dos grupos mais vulneráveis à pandemia de Covid-19, informou hoje o executivo.

20h14 - Um robô autónomo vocacionado "para descontaminar" espaços "de grande dimensão" e "combater a pandemia" de Covid-19 está a ser desenvolvido em Portugal, graças a uma parceria entre três instituições, duas delas do distrito de Beja.

20h12 - A ministra da Agricultura afirmou hoje que a pandemia de Covid-19 causou "disrupções sem precedentes" a que o setor agrícola e agroalimentar não foi imune, mostrando, porém, resiliência e capacidade de "responder positivamente" aos desafios.

20h03 - O vírus que provoca a Covid-19 está a "competir com ele próprio neste momento", gerando novas variantes que vão predominar em qualquer parte do mundo em função da eficácia de disseminação que apresentarem, afirmou hoje o virologista Pedro Simas.

"Há tantas infeções nos vários continentes que as mutações aparecem de forma aleatória. Como há tanta infeção, há uma grande possibilidade dessas mutações aparecerem", explicou.

20h00 - As autoridades de saúde francesas indicaram esta quinta-feira que foram detetadas 23.448 novas infeções por coronavírus e morreram mais 360 pessoas no espaço de 24 horas. Em termos globais, França perfaz um número acumulado de 3.274.608 casos de infeção e 77.952 óbitos.

19h40 - Os principais hospitais da margem Sul do Tejo, Garcia de Orta, em Almada, e São Bernardo, em Setúbal, voltaram hoje a apresentar um registo diário com centenas de doentes Covid-19 internados em enfermaria e algumas dezenas nos cuidados intensivos.

19h26 - O epidemiologista Manuel Carmo Gomes defendeu hoje o alargamento do período entre as duas tomas da vacina contra a Covid-19 até seis semanas para conseguir vacinar até março os maiores de 80 anos e as pessoas de alto risco.

"O alargamento do tempo entre a primeira e a segunda dose até seis semanas não tem problema nenhum e tinha uma grande vantagem, permitia-nos vacinar o maior número possível de pessoas no menor tempo possível", defendeu o professor da Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa, em declarações à agência Lusa.

19h23 - Marta Temido apelou esta quinta-feira à "lucidez" na análise de casos de vacinação não prioritária. Para a Ministra da Saúde é importante distinguir "erros, de situações desviantes, de situações em que foram vacinadas pessoas porque os prioritários não podiam naquela circunstância".

Marta Temido assumiu que "as responsabilidades pelo combate à pandemia cabem ao Ministério da Saúde", mas cabe igualmente à tutela "sublinhar as situações condenáveis, de abuso," e distingui-las de "outro tipo de situações, que é o aproveitamento de vacinas".

As situações de abuso, vincou a governante, "têm de ter enquadramento específico" e o Governo não prescindirá de "lutar para que ele seja aplicado".

19h08 - O primeiro-ministro considerou hoje que a lei penal portuguesa já enquadra casos de violação do processo de vacinação contra a Covid-19 e sugeriu ao presidente do PSD que comunique situações de atrasos na segunda toma da vacina.

"Não tenho conhecimento. Se o doutor Rui Rio tem esse conhecimento, então deve alertar as autoridades competentes para assegurar que esse atraso não existe", ressalvou António Costa.

18h31 - A Secção Regional do Centro da Ordem dos Médicos (SRCOM) enviou para o novo coordenador do Plano de Vacinação contra a Covid-19, uma lista com 1.037 médicos da região ainda por vacinar que integram grupos prioritários.

18h28 - Um "ciberpadre" católico da zona de Aveiro diz que em tempos de pandemia as celebrações online são uma boa alternativa às missas televisionadas ou radiodifundidas, porque permitem a interação, mas um sacerdote do Porto discorda: "Não vale tudo".

18h10 - O Ministério da Saúde espanhol referiu esta quinta-feira que foram detetados 29.960 novos casos de contaminação por coronavírus e morreram mais 432 pessoas nas últimas 24 horas. Espanha acumula agora 2.913.425 casos e 60.802 vítimas mortais.

A incidência de transmissão do vírus continua a diminuir. Situa-se em 783 casos por cada 100 mil habitantes nos últimos 14 dias.

17h25 - O pico de novos casos de infeção foi atingido a 28 de janeiro com cerca de 13.000 notificações e o pico de óbitos deverá ocorrer esta semana, revelou um investigador do Instituto de Saúde Pública da Universidade do Porto.

Quanto aos internamentos, Milton Severo sublinhou que "já não estão a subir", mas que também não estão "a descer", pelo que se entende que estão "sem tendência".

Relativamente aos doentes internados em unidades de cuidados intensivos (UCI), o investigador afirmou que o número "está a duplicar a cada 36 dias", mas que se se mantiver esta subida "na próxima semana poderá chegar aos 1.000" doentes.

"A previsão é que o número de internados em UCI suba em todas as regiões do país", afirmou.

17h11 - O Ministério Público delegou na Polícia Judiciária a investigação das irregularidades no processo de vacinação. A Procuradoria-Geral da República (PGR) recomendou "ponderação de delegação de competências" para potenciar "um tratamento uniformizado e maior agilização".

O Ministério Público já instaurou inquéritos relativamente a alguns dos casos vindos a público, nomeadamente à Segurança Social de Setúbal, ao Instituto Nacional de Emergência Médica (INEM) de Lisboa, ao INEM do Porto.

Também instaurou inquéritos a factos noticiados ocorridos em Portimão (Centro de Apoio de Idosos), Vila Nova de Famalicão, Arcos de Valdevez, Bragança, Seixal e Montijo.

17h07 - Itália superou esta quinta-feira o total de 90 mil óbitos devido à Covid-19. As autoridades italianas revelaram que morreram 421 pessoas no último dia. Pelo segundo dia consecutivo o país contabilizou 13 mil casos de contágio. Itália totaliza nesta altura 2.597.446 casos positivos.

17.680 pessoas recuperaram da Covid-19 desde ontem, o que aumentou o total de recuperados para 2.076.928.

17h04 - O Departamento de Saúde e de Assistência Social britânico anunciou esta quinta-feira que foram diagnosticados 20.634 novos contágios por coronavírus e morreram 915 pessoas no espaço de 24 horas. Em termos acumulados, o Reino Unido soma 3.892.459 casos confirmados e 110.250 vítimas mortais.

16h19 - Já António Costa abordou os casos de vacinação indevida. O primeiro-ministro admitiu que "são graves", mas sublinhou que "não podemos, a partir de um fruto podre, diminuir uma operação de grande sucesso".

16h11 - A ministra da Justiça, Francisca Van Dunem, visitou esta quinta-feira o hospital prisional de São João de Deus para assistir à vacinação de funcionários dos Estabelecimentos Prisionais da Carregueira, Linhó e Sintra.

Francisco Van Dunem frisou que "este processo de vacinação que está a decorrer agora marcará um momento de viragem, de maior esperança, de uma perspetiva diferente de a população prisional estar mais protegida".

A governante considerou ainda que o "sistema prisional respondeu bem à grave pandemia".

15h58 - Numa entrevista ao The New York Times, Pedro Siza Vieira admitiu que as próximas semanas "vão ser difíceis". O ministro da Economia afirmou ainda que os dados sobre a "mobilidade no país mostram que as pessoas não respeitaram as restrições" no período entre o Natal e o Ano Novo.

15h54 - A Organização Mundial de Saúde (OMS) pediu hoje aos países africanos que acelerem os preparativos para receber as vacinas contra a Covid-19 depois de a Covax ter anunciado para fevereiro a chegada das primeiras doses ao continente.

15h50 - A Câmara Municipal de Loures, no distrito de Lisboa, vai utilizar o Pavilhão Feliciano Bastos, no centro da cidade, como ponto de vacinação contra a Covid-19, disse hoje à agência Lusa o presidente da autarquia, Bernardino Soares.

15h49 - O espaço cedido pela Câmara da Póvoa de Varzim para a vacinação contra a Covid-19 da população do concelho e do município vizinho de Vila do Conde, tem capacidade para atender 400 pessoas por dia, disse hoje o autarca Aires Pereira.

15h47 - O surto de Covid-19 no lar de Amieira do Tejo, no concelho de Nisa, no distrito de Portalegre, já está "resolvido", sem ter provocado nenhuma vítima mortal, disse hoje à agência Lusa fonte da instituição.

15h31 - As primeiras doses da vacina russa Sputnik V contra a Covid-19 chegaram hoje ao Irão, o país mais afetado pela pandemia no Médio Oriente, anunciou a agência oficial Irna.

Leia Também: AO MINUTO: Mais de 10 mil recuperados; Calendário escolar com 'luz verde'

Recomendados para si

;
Campo obrigatório