Meteorologia

  • 20 MAIO 2024
Tempo
13º
MIN 13º MÁX 20º

EUA condenam ataques de Erdogan às minorias sexuais na Turquia

Os EUA condenaram "firmemente" hoje "a retórica" contra as minorias sexuais na Turquia, onde o presidente Recep Tayyip Erdogan atacou vivamente o movimento LGBT, considerando que era incompatível com os valores turcos.

EUA condenam ataques de Erdogan às minorias sexuais na Turquia
Notícias ao Minuto

21:43 - 03/02/21 por Lusa

Mundo Turquia

"Estamos a acompanhar de perto as manifestações pacíficas contra a nomeação de um novo reitor" na Universidade do Bósforo "e também estamos preocupados pelas detenções de estudantes e outros manifestantes", afirmou igualmente o porta-voz do Departamento de Estado, Ned Price, durante uma conferência de imprensa.

"A liberdade de expressão, incluindo quando algumas afirmações podem incomodar alguns, é uma componente crucial de uma democracia dinâmica. Ela deve ser protegida", acrescentou.

"Os EUA consideram prioritária a proteção dos direitos humanos e colocam-se ao lado de todos os que se batem pelas suas liberdades democráticas fundamentais", insistiu o porta-voz.

A nomeação no início do ano por Erdogan de um reitor próximo do poder para liderar a Universidade do Bósforo provocou um movimento de contestação.

A polícia turca deteve na terça-feira mais de 170 pessoas que participavam em manifestações, que se sucedem sem mostrar sinais de enfraquecimento, apesar da repressão cada vez mais brutal das autoridades.

O chefe do Estado turco equiparou hoje os estudantes que se manifestam a "terroristas".

Atacou também as pessoas LGBT (sigla para lésbicas, gays, bissexuais, travestis, transgéneros e transexuais), cujos direitos são uma das reivindicações da contestação, depois de quatro estudantes terem sido detidos, acusados de insultarem o Islão, por organizarem uma exposição artística que incluía uma representação de um local sagrado muçulmano decorado com uma bandeira arco-íris.

"LGBT, aqui não há nada disso. Este país é patriótico e moral. Avançamos para o futuro com estes valores", disse Erdogan.

Leia Também: Aliados de Erdogan aceitam apelo para mudar Constituição da Turquia

Recomendados para si

;
Campo obrigatório