Meteorologia

  • 21 SEPTEMBER 2024
Tempo
18º
MIN 16º MÁX 24º

Comerciantes estrangeiros alvo de xenofobia em Durban

Um protesto da Associação dos Antigos Combatentes 'Umkhonto we Sizwe' (MKMVA, na sigla em inglês) do partido no poder, resultou na vandalização de pelo menos duas lojas de comerciantes estrangeiros em Durban, disse hoje a polícia sul-africana.

Comerciantes estrangeiros alvo de xenofobia em Durban
Notícias ao Minuto

13:45 - 26/01/21 por Lusa

Mundo Xenofobia

De acordo com a polícia, as lojas, de comerciantes paquistaneses, foram incendiadas durante o protesto realizado segunda-feira por cerca de 30 membros do antigo braço armado do partido no poder, o Congresso Nacional Africano (ANC), no centro da cidade de Durban, litoral do país.

O porta-voz da polícia Jay Naicker, citado pela imprensa local, explicou que a manifestação foi considerada ilegal, e que pelo menos uma pessoa foi detida até ao momento pelas forças de segurança.

O coordenador do protesto e membro do MKMVA, Zibuse Cele, referiu que o protesto visava resolver "questões relacionadas com os veteranos do MK ['Umkhonto we Sizwe'/'Lança da Nação', em isiZulu]".

"A nossa manifestação não teve a ver com os estrangeiros, estamos a lidar com isso de outras maneiras, queremos levantar essas questões porque os soldados estão com fome e morrem pobres, não têm trabalho e não recebem assistência financeira suficiente", declarou Zibuse Cele ao jornal local Mercury.

A Associação dos Antigos Combatentes do ANC, antigo movimento de libertação sul-africano que está no poder desde 1994, tem-se manifestado desde setembro do ano passado contra a presença de comerciantes estrangeiros no centro de Durban.

Na altura, os antigos combatentes do ANC exigiram ao Governo a proibição da contratação de imigrantes nos setores dos transportes, turismo, educação, saúde, agricultura, empregos domésticos e em "cargos estratégicos" nas empresas públicas.

Algumas lojas foram forçadas a encerrar e outras foram também saqueadas durante incidentes em novembro.

Em setembro de 2019, pelo menos 12 pessoas morreram, vítimas de ataques xenófobos na África do Sul.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório