Meteorologia

  • 27 ABRIL 2024
Tempo
17º
MIN 11º MÁX 17º

Países Baixos querem impor recolher obrigatório até 10 de fevereiro

O primeiro-ministro holandês demissionário, Mark Rutte, anunciou hoje a intenção de impor um recolher obrigatório noturno em todo o país até 10 de fevereiro para travar a propagação do novo coronavírus.

Países Baixos querem impor recolher obrigatório até 10 de fevereiro
Notícias ao Minuto

14:51 - 20/01/21 por Lusa

Mundo Covid-19

Os planos do executivo holandês em funções, que se demitiu em bloco na passada sexta-feira na sequência de um escândalo relacionado com abonos de família, é impor um recolher obrigatório noturno diário entre as 20:30 e as 04:30 (hora local).

Numa conferência de imprensa, Mark Rutte precisou que irá pedir ao Parlamento para que apoie e aprove esta medida, afirmando que o país se encontra "num momento crucial para a segurança de todos, para a saúde pública nacional".

Uma vez que está demissionário, o executivo liderado por Rutte (que estará em funções até às próximas eleições legislativas agendadas para 17 de março) tem de convencer os deputados mais céticos da eficácia do recolher obrigatório antes deste entrar em vigor.

É aguardado um debate parlamentar na quinta-feira, de acordo com as agências internacionais.

Se o Parlamento aprovar o recolher obrigatório noturno, os Países Baixos juntam-se à lista de Estados-membros da União Europeia (UE) que já aplicaram tal medida, como a Bélgica, França, Itália, algumas zonas na Alemanha e Portugal (antes de decretar o recente confinamento geral).

Na mesma conferência de imprensa, o primeiro-ministro demissionário anunciou igualmente que os Países Baixos pretendem proibir, a partir de sábado e durante um mês, todos os voos procedentes do Reino Unido, África do Sul e da região da América do Sul.

Tal medida surge face à propagação de uma nova estirpe do novo coronavírus SARS-Cov-2, identificada como mais contagiosa, que já é responsável por pelo menos uma em cada 10 infeções em território holandês.

O instituto de saúde pública holandês anunciou na terça-feira que os novos casos da doença covid-19 no país diminuíram em 21,5% na última semana para 38.776 casos ativos.

Em termos de vítimas mortais associadas à covid-19, os Países Baixos totalizam, até à data, 13.264.

A pandemia da doença covid-19 já provocou pelo menos 2.058.226 mortos resultantes de mais de 96,1 milhões de casos de infeção em todo o mundo, segundo um balanço feito pela agência francesa AFP.

A doença é transmitida por um novo coronavírus (SARS-Cov-2) detetado no final de dezembro de 2019, em Wuhan, uma cidade do centro da China.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório