Kremlin. Progresso nas relações depende da "vontade política" de Biden

O Kremlin declarou que o progresso nas relações entre a Rússia e os Estados Unidos depende exclusivamente da "vontade política" do Presidente eleito Joe Biden, que tomará hoje posse em Washington.

Dmitry Peskov

© Reuters

Lusa
20/01/2021 11:56 ‧ 20/01/2021 por Lusa

Mundo

Joe Biden

"No Kremlin ninguém se está a preparar para esta investidura. Isso não mudará nada para a Rússia que, como há muitos anos, continuará a existir e a procurar boas relações com os Estados Unidos", afirmou o porta-voz da Presidência russa, Dmitry Peskov.

Durante uma conferência de imprensa, Peskov acrescentou que "a vontade política" necessária para reavivar os laços entre os dois países "dependerá de Biden e da sua equipa".

As relações entre os Estados Unidos e a Rússia estão atualmente no nível mais baixo desde o fim da Guerra Fria, devido a desacordos persistentes sobre um número crescente de questões.

Diplomatas russos e norte-americanos também têm questões importantes a resolver quando Biden assumir o cargo.

No topo da lista estão a extensão, ou não, do tratado de desarmamento russo-norte-americano New Start, que expira em 05 de fevereiro. Este é o último grande acordo que rege parte dos arsenais nucleares dos dois grandes rivais geopolíticos.

Outro assunto importante é o resgate do acordo nuclear com o Irão, depois de todos os esforços do Governo Trump para o encerrar.

O acordo nuclear, assinado em 2015 entre o Irão e seis grandes potências -- EUA, China, Rússia, Alemanha, França e Reino Unido (5 + 1) - para limitar o programa nuclear iraniano em troca do levantamento de algumas das sanções internacionais, foi abandonado unilateralmente pelos Estados Unidos em 2018.

O Presidente russo, Vladimir Putin, também já deu a entender que a mudança de Presidente na Casa Branca não levaria a uma distensão.

Putin foi um dos poucos líderes no mundo que esperou pela votação do colégio eleitoral norte-americano, em 14 de dezembro, para felicitar o Presidente eleito Joe Biden, seis semanas após a votação.

O democrata Joe Biden toma posse hoje como Presidente dos EUA, numa Washington deserta, por causa da pandemia do novo coronavírus, e invadida por 25 mil soldados, por causa da segurança.

Partilhe a notícia

Escolha do ocnsumidor 2025

Descarregue a nossa App gratuita

Nono ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas