Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
14º
MIN 13º MÁX 19º

Tunísia remodela governo em plena crise política e de saúde

O primeiro-ministro tunisino remodelou hoje o Governo, cinco meses após a sua formação e em plena crise política, económica e sanitária, com o número de infetados pelo novo coronavírus a bater recordes, acima dos 4.000 casos diários.

Tunísia remodela governo em plena crise política e de saúde
Notícias ao Minuto

19:32 - 16/01/21 por Lusa

Mundo Tunísia

Hichem Mechichi, sob pressão do presidente do parlamento e do líder do partido islâmico conservador "Ennahda", Rachid Gannouchi, e do Presidente da República e ex-aliado, Kaïs Said, apresentou 11 novos rostos.

O chefe de Governo elegeu Walid Dhahbi, atual secretário-geral do executivo, como o novo ministro do Interior, substituindo Taoufik Charfeddine, considerado um dos homens de Said, um professor universitário de tendência conservadora que surpreendeu ao vencer as eleições presidenciais realizadas há mais de um ano como candidato independente.

Nomeado em 02 de setembro, Mechichi também promoveu Youssef Zouaghi, ex-diretor da Alfândega, que passa a chefiar o Ministério da Justiça.

Também foram promovidos o diretor do Centro Nacional de Exportações (Cepex), Chiheb ben Ahmed, nomeado novo ministro do Ambiente, e o chefe de gabinete, Youssef ben Brahim, o novo ministro da Cultura.

No entanto, Mechichi deixou de fora do gabinete as duas únicas mulheres que constavam nas listas de novos ministros: Imen Belhedi, secretária de Estado do Desporto e Juventude, que estava na calha para chefiar o mesmo ministério, e Nissaf ben Alaya, apontada como nova ministra da Saúde após o seu trabalho à frente do observatório nacional para doenças novas e emergentes, o órgão encarregado de coordenar a luta contra a covid-19.

No seu lugar, o chefe do Governo tunisino elegeu Zakaria Belkhodia, proveniente da banca privada, que foi assessor do primeiro-ministro, e Hedi Khairi, um conhecido ginecologista e professor universitário.

Esta é a lista completa dos novos ministros: ministro do Interior: Walid Dhahbi; ministro da Justiça: Youssef Zouaghi; ministro do Domínio do Estado e Assuntos Territoriais: Abdellatif Missaoui; ministro da Indústria e PMEs: Ridha Ben Mosbah; ministro de Minas e Energia: Sofiene Ben Tounes; ministro de Assuntos Locais e Ambiente: Chiheb Ben Ahmed; ministro da Formação Profissional e Emprego: Youssef Fennira; ministro da Juventude e Desporto: Zakaria Belkhodja; ministro da Agricultura, Pescas e Recursos Hídricos: Oussama Kheriji; ministro da Cultura: Youssef Ben Brahim; e ministro da Saúde: Hédi Khairi.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório