Meteorologia

  • 29 MARçO 2024
Tempo
11º
MIN 8º MÁX 15º

UE exige ao Presidente da Bósnia mais centros para acolher refugiados

O alto representante para a Política Externa da União Europeia pediu hoje ao Presidente da Bósnia-Herzegovina para abrir mais centros de acolhimento a refugiados no país, que permanecem a céu aberto depois do incêndio no acampamento de Lipa.

UE exige ao Presidente da Bósnia mais centros para acolher refugiados
Notícias ao Minuto

20:20 - 11/01/21 por Lusa

Mundo Migrações

Josep Borrell falou hoje com Milorad Dodik ao telefone e exigiu "soluções sustentáveis" para os refugiados, ao mesmo tempo que sublinhou que, se não o fizer, a "reputação" da Bósnia vai sofrer "graves consequências", segundo explicou o Serviço Europeu de Ação Exterior em comunicado.

Cerca de 2.500 refugiados permanecem a céu aberto -- acampando em edifício abandonados e na floresta -- no cantão de Una-Sana, a poucos quilómetros da fronteira com a Croácia, depois do incêndio no acampamento de Lipa, em 23 de dezembro, numa área que carece de água potável, eletricidade e aquecimento.

Borrell recordou ao Presidente bósnio que a União Europeia ajudou o país com mais de 88 milhões de euros e contribuiu para "equipar totalmente" o centro de acolhimento de Bira, na cidade vizinha de Bihac, no sul no país, mas lamentou que não esteja a ser utilizado para abrigar refugiados.

Na semana passada, as tentativas das autoridades bósnias de transferir migrantes de Lipa para lá fracassaram devido à resistência da população e dirigentes locais.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório