Meteorologia

  • 26 ABRIL 2024
Tempo
16º
MIN 12º MÁX 17º

Colômbia bate recordes de casos e encerra comércios

A situação pandémica na Colômbia, que continua a registar recordes de casos de infeção e a sobrecarregar os hospitais, obrigou a medidas de confinamento nas principais cidades do país e ao encerramento do comércio.

Colômbia bate recordes de casos e encerra comércios
Notícias ao Minuto

08:41 - 09/01/21 por Lusa

Mundo Colômbia

Na sexta-feira, o país atingiu, pelo segundo dia consecutivo, um novo recorde de casos de infeção pela covid-19, com 18.221 testes positivos, elevando para 1.755.568 o número de pessoas que contraíram a doença.

Além deste número elevado de contágios, o ministério da Saúde colombiano registou 364 mortos, dos quais 327 ocorreram em dias anteriores, elevando o número total de óbitos para os 45.000.

O número de casos ativos no país continua a crescer e situa-se nos 108.301, que corresponde a 6,19 % das pessoas que já contraíram a doença.

Entretanto, para fazer face a estes números, a capital do país, Bogotá enfrenta um confinamento, que implica o encerramento do comércio e uma circulação baixa de pessoas e automóveis, segundo relata a agência Efe.

Na quinta-feira, a presidente da Câmara de Bogotá, Claudia Lopez, declarou alerta vermelho na cidade e no sistema hospitalar, assim como a restrição total da mobilidade desde a meia-noite de quinta até as quatro da manhã de terça-feira.

Esta decisão ocorre numa altura em que a taxa de ocupação de camas nas UCI (Unidades de Cuidados Intensivos) é superior a 85%.

A seguir a Bogotá, a região que regista mais novos contágios é a de Antioquia, na qual se situa a cidade de Medelín e onde foi decretada uma quarentena que começa às 19:00 de sexta-feira e decorrerá até as 05:00 de terça-feira.

A pandemia de covid-19 provocou pelo menos 1.899.936 mortos resultantes de mais de 88 milhões de casos de infeção em todo o mundo, segundo um balanço feito pela agência francesa AFP.

Leia Também: AO MINUTO: Recolher em 91% dos concelhos; Efeitos psicológicos da Covid

Recomendados para si

;
Campo obrigatório