Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
15º
MIN 13º MÁX 19º

AO MINUTO: Vacinas chegam amanhã à Madeira; Há 74 mortos em Portugal

Acompanhe aqui AO MINUTO os mais recentes desenvolvimentos sobre a Covid-19 em Portugal e no Mundo.

AO MINUTO: Vacinas chegam amanhã à Madeira; Há 74 mortos em Portugal
Notícias ao Minuto

08:00 - 29/12/20 por Andrea Pinto

Mundo Covid-19

Portugal inicia hoje o terceiro dia de vacinação contra a Covid-19. Os hospitais e os agrupamentos dos centros de Saúde do Alentejo já receberam "as primeiras vacinas" e iniciam hoje o processo de inoculação dos seus profissionais, tal como sucederá no Algarve.

Isto acontece um dia depois de Portugal registar mais 58 mortos e 2.093 casos confirmados de Covid-19 nas últimas 24 horas. Na Madeira, recorde-se, foram detetados 18 casos de infeção com a nova estirpe do SARS- CoV-2, sendo 17 oriundos do Reino Unido e um de Lisboa e Vale do Tejo. A nova estirpe, que se julgava ter surgido em Inglaterra, pode afinal ser mais antiga do que se pensava. A nova variante do SARS-CoV-2, segundo o jornal Die Welt, já cicrculava, em novembro, na Alemanha. Os médicos detetaram a variante em amostras recolhidas de um paciente idoso que acabou por morrer.

Entretanto, Espanha, que ontem foi alvo de um problema logístico que impediu que as vacinas fossem entregues no país, hoje já deve ver a situação normalizada. Mais de 350 mil doses serão entregues em vários aeroportos do país.

Consulte a evolução da pandemia de coronavírus em Portugal e no Mundo.

Acompanhe aqui AO MINUTO os mais recentes desenvolvimentos sobre a Covid-19 em Portugal e no Mundo:

15h00 - Este registo termina aqui. Mas pode continuar a acompanhar-nos neste novo link.

14h38 -A Premier League anunciou, em forma de comunicado emitido através das plataformas oficiais ao início da tarde desta terça-feira, que foram detetados 18 casos de Covid-19 na bateria de testes levada a cabo entre os dias 21 e 27 de dezembro. Este é o maior número de infeções pelo novo coronavírus identificadas no principal escalão do futebol inglês desde o início da pandemia

14h20 - O secretário de Estado Adjunto da Saúde afirmou hoje no Algarve que "tem corrido tudo muito bem" na vacinação contra a covid-19 em Portugal, destacando o exemplo dos profissionais de saúde. "Os profissionais têm tido uma adesão à vacinação muito grande, o que dá um sinal de confiança para as pessoas e para os portugueses", defendeu António Lacerda Sales à margem de uma visita ao centro de vacinação improvisado no Hospital de Portimão.

14h18 - O surto da infeção provocada pelo SARS-CoV-2 no Lar Major Rato, em Alcains, que chegou a ter 112 pessoas infetadas, entre utentes e funcionários, foi considerado extinto, disse hoje o presidente do município de Castelo Branco.

14h05 - Portugal regista hoje mais 74 mortos e 3.336 casos confirmados de Covid-19. O país supera, assim, a barreira de 400 mil casos confirmados, desde o início da pandemia.

13h38 - Um total de 1.135 vacinas contra a covid-19 começou hoje a ser administrado no Alentejo e, no Hospital de Évora, foi sem receios e com "o braço aos pulos" que os primeiros profissionais de Saúde foram vacinados.

13h30 - No lar da Santa Casa da Misericórdia do Nordeste, onde o novo coronavírus infetou 54 pessoas, das quais 12 morreram, a chegada da vacina levanta dúvidas, mas traz uma "grande satisfação".

13h05 - O vicepresidente da Comunidade de Madrid, Ignacio Aguado, emocionou-se hoje ao recordar todos aqueles que já "não estão entre nós", ao perderem a vida em 2020.

13h05 - O número total de infetados no surto de covid-19 no lar da Santa Casa da Misericórdia de Mértola (SCMM), no distrito de Beja, subiu para 72, estando três internados, disse hoje à agência Lusa o provedor.

13h00 - Com a noite de Passagem de Ano aí à porta, o SNS recorda as medidas a adotar durante as festividades para se manter em segurança.

12h58 - A Direção-Geral de Reinserção e Serviços Prisionais (DGRSP) contabilizou hoje 42 casos ativos do novo coronavírus, entre os quais 13 reclusos e 29 trabalhadores do quadro.

12h55 - A pandemia de Covid-19 fez pelo menos 1.775.272 mortos em todo o mundo desde dezembro de 2019, quando o gabinete da OMS na China detetou a doença. Até ao momento, 81.517.140 casos de infeção de covid-19 foram oficialmente diagnosticados a nível global sendo que 51.201.600 foram considerados curados da doença.

12h51 - O secretário-geral da ONU apelou hoje ao mundo para que faça as pazes entre si e com a natureza, para que 2021 seja um ano de cura, tanto em relação à covid-19 como às mudanças climáticas. "Façamos juntos as pazes entre nós e com a natureza para enfrentar a crise climática, impedir a disseminação da covid-19 e fazer de 2021 um ano de cura", afirmou António Guterres, numa mensagem de Ano Novo, divulgada hoje através de vídeo.

12h48 - Açores tem 26 novos casos identificados de Covid-19. De acordo com o boletim diário da Autoridade de Saúde Regional, 23 casos registaram-se em São Miguel e três na Terceira, tendo sido identificadas duas novas cadeias de transmissão em São Miguel - uma no concelho de Ponta Delgada, com um elemento, e outra no concelho da Ribeira Grande, com três elementos -e uma na Terceira.

12h45 - Campeonato de râguebi pode parar por falta de verbas do IPDJ. Carlos Amado da Silva frisou que o organismo que tutela a modalidade pretende evitar esse cenário a todo o custo, mas não colocou de parte essa hipótese, "caso os clubes passem a ter de suportar as despesas" de testagem.

12h43 - Depois de José Carlos Malato ter relatado o tempo de espera para fazer o teste à Covid-19, esta terça-feira foi Nuno Markl quem recorreu ao Instagram para destacar o mesmo tema. O animador da rádio Comercial agendou um teste para si e para o filho, marcado para esta manhã, mas o horário acabou por não ser cumprido dada a quantidade de pessoas que estavam no local.

Ver esta publicação no Instagram

Uma publicação partilhada por Nuno Markl (@nunomarkl)

12h34 - De acordo com um artigo publicado no site da BBC News, dois especialistas acreditam que uma das maiores armas contra a Covid-19 é a ventilação dos espaços. Shaun Fitzgerald, professor de Engenharia da Universidade de Cambridge, crê que é essencial manter as janelas abertas para combater a proliferação do novo coronavírus e tem como missão pessoal melhorar a ventilação sempre que possível.

11h50 - As vacinas contra a Covid-19 devem chegar, amanhã, à Madeira. A notícia é avançada pela SIC Notícias que refere que estas devem chegar no último voo do dia. A vacinação no arquipélago deve ter início no dia 31 de dezembro.

11h30 - A União Europeia reclamou hoje a "libertação imediata" da jornalista independente Zhang Zhan, que noticiou o surto inicial da covid-19 em Wuhan, bem como de outros detidos que reportaram informação de interesse público e ativistas dos direitos humanos.

11h15 - A Autoridade da Mobilidade e dos Transportes (AMT) recebeu, no primeiro semestre, 7.756 queixas, das quais 990 estão relacionadas com a pandemia, como pedidos de reembolso por cancelamento de serviço e incumprimento de regras de higienização.

11h00 - A Rússia registou 562 vítimas mortais de covid-19 e 27.002 contágios nas últimas 24 horas. A Rússia acumula um total de 55.827 mortes e 3,1 milhões de contágios de SARS CoV-2 desde o início da pandemia.

10h45 - O número de infetados com covid-19 hospitalizados em Inglaterra ultrapassou o registado no pico da primeira vaga da pandemia, em abril, atingindo hoje as 20.426 pessoas, anunciaram as autoridades.

10h37 - Os Açores vão receber o primeiro lote de vacinas contra a covid-19 na quarta-feira à noite, iniciando a vacinação na quinta-feira, nas ilhas Terceira e São Miguel, revelou o Governo Regional.

10h30 - A Unidade Local de Saúde do Alto Minho (ULSAM) começa hoje às 14:00, no hospital de Santa Luzia, em Viana do Castelo, a vacinar os profissionais de saúde contra a covid-19, tendo recebido de 345 vacinas.

10h29 - África registou mais 545 mortes devido à covid-19, para um total de 63.344 novos casos na segunda-feira, segundo os dados hoje publicados.

10h15 - Presente no arranque da vacinação na zona do Alentejo e Algarve, António Lacerda Sales considerou que se trata de "um dia de luz ao fundo do túnel, um dia de esperança para todos os portugueses". O secretário de Estado da Saúde afirmou, ainda, que esta "vacina [contra a Covid-19] é efetiva também para outras variantes do vírus, com certeza. Portanto, hoje temos é de comemorar este dia, que é um dia de vacinação".

09h47 -O Ministério da Saúde da Japão anunciou que foi detetado o primeiro caso no país da variante sul-africana de Covid-19. Trata-se de uma mulher na casa dos 30 anos que chegou ao aeroporto de Narita, em Tóquio, vinda da África do Sul, a 19 de dezembro.

09h40 - A primeira vacina, na região do Alentejo, já foi administrada. Aconteceu no Hospital do Espirito Santo, em Évora. No local, esteve presente o secretário de Estado da Saúde, António Lacerda Sales.

09h00 - Dois milhões de pessoas deveriam ser vacinadas todas as semanas no Reino Unido para evitar uma terceira vaga de covid-19. Esta é a conclusão dos investigadores da London School of Hygiene & Tropical Medicine (LSHTM) , baseado no aumento de casos registados nos últimos dias.

08h00 -A Passagem de Ano aproxima-se a passos largos, mas este ano, como todos as outras datas marcantes que aconteceram desde que a pandemia da Covid-19 invadiu o mundo, será diferente, com restrições para cumprir. O início de 2021 chega com regras mais apertadas, que não pode esquecer. Recorde aqui quais são.

07h24 -O primeiro grande carregamento de vacinas chega hoje a cinco aeroportos espanhóis. As mais de 350 mil doses da vacina criada pela Pfizer e BioNTech vão ser entregues nos aeroportos de Madrid, Barcelona, Vitória, Valência e Sevilha, de onde serão distribuídas para o resto das comunidades. O último voo está programado para aterrar por volta das oito horas da manhã, refere o El Pais.

07h22 - O Governo de Timor-Leste impôs hoje medidas de distanciamento social e impôs uma cerca sanitária na Região Administrativa Especial de Oecusse, no âmbito do combate à covid-19, numa resposta ao agravamento da ameaça pandémica.

07h21 - A Coreia do Sul registou mais 40 mortos por covid-19 nas últimas 24 horas, o maior número diário desde que a pandemia do novo coronavírus começou, aumentando o total de óbitos para 859.

07h20 - A Comissão de Saúde da China anunciou hoje ter identificado 27 casos de covid-19 nas últimas 24 horas, entre os quais 12 oriundos do exterior e 15 por contágio local na província de Liaoning e em Pequim.

07h16 - A Austrália anunciou hoje a deteção do primeiro infetado com a variante mais contagiosa do novo coronavírus descoberta na semana passada na África do Sul. Trata-se de uma pessoa que permanece num centro de quarentena depois de regressar do estrangeiro.

07h15 - A Colômbia ultrapassou na segunda-feira os 1,6 milhões de infetados por covid-19, ao somar 9.310 novos casos, indicou o Ministério da Saúde, assinalando mais 203 mortes.

07h13 - Os hospitais e os agrupamentos dos centros de Saúde do Alentejo já receberam "as primeiras vacinas" contra a covid-19 e iniciam hoje a 1ª fase da vacinação. A Administração Regional de Saúde (ARS) anunciou hoje que as vacinas chegaram na segunda-feira e que a vacinação, que abrange os profissionais, começa hoje.

07h11 - Pedro Abrunhosa assinalou o início da vacinação em Portugal contra o novo coronavírus, considerando que a vacina "é muito mais do que apenas um antídoto contra um vírus. É a consagração da Ciência, como se tal fosse ainda necessário, da investigação, do método, do Conhecimento e do saber por oposiçãonegação, à ignorância voluntária e à demagogia".

Ver esta publicação no Instagram

Uma publicação partilhada por Pedro Abrunhosa (@pedro.abrunhosa)

07h10 - A Alemanhareportou, nas últimas 24 horas, mais 12.892 novos casos e 852 mortes relacionadas com o novo coronavírus. Os dados foram revelados esta terça-feira pelas autoridades de Saúde. No total, desde o início da pandemia, o país soma 1.664.726 infeções e 30.978 óbitos.

07h06 - O México registou 429 mortos e 5.996 infetados com o novo coronavírus nas últimas 24 horas, informaram no domingo as autoridades de saúde.

07h05 - Os Estados Unidos registaram 1.626 mortos e 173.053 infetados com o novo coronavírus nas últimas 24 horas, de acordo com a contagem independente da Universidade Johns Hopkins.

07h00 - Bom dia! Damos agora início a um novo acompanhamento diário sobre todas as incidência da Covid-19, em Portugal e no mundo. Se quiser recordar os acontecimentos anteriores, clique aqui.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório