Meteorologia

  • 28 MARçO 2024
Tempo
13º
MIN 11º MÁX 18º

Ministério Público japonês arquiva caso contra antigo primeiro-ministro

O Ministério Público do Japão decidiu hoje não apresentar queixa contra o antigo primeiro-ministro japonês Shinzo Abe no caso sobre a alegada utilização ilegal de fundos pelo seu gabinete.

Ministério Público japonês arquiva caso contra antigo primeiro-ministro
Notícias ao Minuto

05:59 - 24/12/20 por Lusa

Mundo Shinzo Abe

Os procuradores arquivaram as acusações contra o antigo primeiro-ministro porque acreditam não existirem provas suficientes do seu envolvimento nas irregularidades, disseram fontes judiciais à televisão estatal, NHK.

Abe, que se demitiu do cargo em meados de setembro devido a problemas de saúde, negou saber das alegadas irregularidades durante uma declaração "voluntária" que prestou aos investigadores no início desta semana.

O ex-primeiro-ministro está também agendado para comparecer perante a Dieta japonesa [parlamento] na sexta-feira para explicar melhor o caso, o que atraiu duras críticas da oposição e minou a popularidade do seu sucessor no cargo, Yoshihide Suga, que anteriormente foi porta-voz de Abe e chefe de gabinete.

Os eventos sob investigação são as festas organizadas todos os anos entre 2015 e 2019 em hotéis de luxo para os quais centenas de apoiantes de Abe foram convidados e cujos custos não teriam sido totalmente declarados em conformidade com a lei.

De acordo com relatórios dos 'media' locais, o escritório da Abe pagou cerca de oito milhões de ienes (76.500 euros) em taxas de participação aos participantes, que também cobriram parte dos custos das partes.

As faturas destes hotéis indicaram que o custo total dos eventos foi superior a 20 milhões de ienes (190 mil euros), muito acima dos montantes cobrados aos participantes.

Leia Também: Covid-19: China soma 11 casos importados e seis por contágio local

Recomendados para si

;
Campo obrigatório