Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
19º
MIN 13º MÁX 19º

Inundações no Sudão do Sul afetam mais de um mlhão de pessoas

As inundações, na estação chuvosa, no Sul do Sudão afetaram mais de um milhão de pessoas, das quais 481.000 deslocadas, alertou hoje o Comité Internacional da Cruz Vermelha.

Inundações no Sudão do Sul afetam mais de um mlhão de pessoas
Notícias ao Minuto

20:50 - 17/12/20 por Lusa

Mundo Sudão

"Grupos de milhares de pessoas deslocadas, em pelo menos quatro estados do Sul do Sudão, (...) enfrentam um risco acrescido de fome e doenças e carecem de cuidados de saúde adequados", disse a organização de ajuda humanitária num comunicado divulgado na sua página oficial na internet.

Em resposta a esta situação, a Cruz Vermelha, que afirmou já ter prestado assistência a 72.000 pessoas, lançou uma campanha de angariação de fundos para ajudar 117.000 pessoas, as mais afetadas pelas cheias.

A estação das chuvas nesta parte de África ocorre normalmente entre junho e outubro, mas este ano a precipitação tem sido particularmente intensa.

No vizinho Sudão, as inundações causaram mais de 120 mortes e afetaram mais de 770.000 pessoas.

No Sul do Sudão, "as estradas estão cortadas, aldeias e cidades inteiras estão inundadas, casas e instalações de saúde foram danificadas", explicou a Cruz Vermelha.

"As pessoas procuram abrigo nas zonas mais altas e não têm alimentos, pelo que mostram sinais de má nutrição e estão expostas a doenças, devido à falta de acesso a água limpa", acrescentou.

Na terça-feira, o chefe da Missão da ONU no Sul do Sudão (UNMISS), David Shearer, apresentou um relatório ao Conselho de Segurança, alertando para a insegurança alimentar que afeta metade da população do país.

Segundo Shearer, o processo de paz que começou em agosto de 2018 para pôr fim a mais de quatro anos de conflito entre o governo e as milícias rebeldes está atrasado e uma "tempestade perfeita" está a preparar-se, ameaçando os mais necessitados.

Os fatores que contribuem para isso incluem a deslocação por cheias e conflitos, a pobreza generalizada, a perda de culturas e gado, e o agravamento da situação da pandemia da Covid-19.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório