Meteorologia

  • 23 ABRIL 2024
Tempo
16º
MIN 13º MÁX 24º

AO MINUTO: OMS à 'caça' da origem do vírus. Internamentos descem

Acompanhe aqui AO MINUTO os mais recentes desenvolvimentos sobre a Covid-19 em Portugal e no Mundo.

AO MINUTO: OMS à 'caça' da origem do vírus. Internamentos descem
Notícias ao Minuto

07:58 - 16/12/20 por Andrea Pinto

Mundo Covid-19

Com o número de infeções por Covid-19 a aumentar em todo o mundo, são vários os países a aplicar novas medidas restritivas, sobretudo nesta época natalícia, para evitar uma ainda maior propagação do vírus.

Com estas decisões, é certo que muitos emigrantes não poderão, este ano, passar o Natal na sua terra de origem. Seja devido às medidas, seja pelas dificuldades económicas em que vivem e que foram provocadas pela pandemia. Esta é a conclusão a que a secretária de Estado das Comunidades Portuguesas chega, numa entrevista à Lusa, e onde realça que esta não é uma situação imposta por Portugal.

A Alemanha, que inicia hoje um novo período de restrições com o encerramento de comércio e serviços não essenciais, registou mais um número preocupante. O país germânico bate hoje um recorde deóbitos, com 952 vítimas mortais.

Em Portugal, os números também continuam a preocupar, motivo pelo qual a ministra da Saúde apelou já para que Natal seja vivido de "forma refletida e cuidadosa". O país registou, esta terça-feira, 84 mortes e 2.638 novos casos da doença.

Consulte os mapas interativos da evolução da pandemia do novo coronavírus em Portugal e no Mundo.

Acompanhe aqui AO MINUTO os mais recentes desenvolvimentos sobre a Covid-19 em Portugal e no Mundo:

15h15 - Este registo termina aqui, mas pode acompanhar um novo aqui.

15h10 -Pela primeira vez, desde seu início em 1907, a famosa bola de cristal iluminada que desce ao ritmo das 12 badaladas no Ano Novo, em Nova Iorque, vai cair numa Times Square vazia.
O momento que costuma atrair mais de um milhão de pessoas para os concertos e para a tão aguardada descida da bola do topo do One Times Square vai ser realizado virtualmente, para tentar conter o aumento do número de casos nos Estados Unidos.

14h55 - As empresas e empresários em nome individual vão poder pagar de forma faseada, em três ou seis prestações mensais sem juros, o IVA do primeiro semestre de 2021, abrangendo a medida as que estão no regime mensal e trimestral. As regras deste regime excecional e temporário do cumprimento das obrigações fiscais constam de um decreto-lei agora publicado em Diário da República, com entrada em vigor hoje, e visam, no essencial, assegurar liquidez às empresas confrontadas com quebra de atividade e de faturação devido às restrições impostas pela pandemia de covid-19.

14h20 - Os Açores registaram nas últimas 24 horas 40 novos casos positivos de covid-19, sendo 20 em São Miguel e 20 na Terceira, e um total de 95 recuperações, informou hoje a Autoridade de Saúde Regional.

14h13 - Portugal regista, hoje, 4.720 infetados e 82 mortes por Covid-19. Em termos acumulados, há 5.815 vítimas mortais e 358.296 infetados em Portugal. Há menos 25 pessoas internadas, para um total de 3.181.

14h04 - O Reino Unido mantém os planos de flexibilizar as restrições durante o Natal para permitir reuniões de famílias, confirmou hoje o primeiro-ministro britânico, Boris Johnson, mesmo perante avisos do risco de aumento da pandemia covid-19 no país.

13h47 - O secretário da Educação da Madeira informou hoje, num balanço do primeiro período letivo, que apenas três estabelecimentos de ensino da região tiveram de encerrar devido à pandemia, tendo 74 alunos e 21 docentes registado teste positivo à Covid-19.

13h43 - A Estação de Tratamento de Resíduos Sólidos (ETRS) da Meia Serra, na Madeira, vai desencadear uma ação de desinfeção dos espaços, após um trabalhador ter testado positivo para Covid-19, indicou hoje a empresa responsável pela gestão.

13h40 - Um casal de professores morreu de mãos dadas após desligarem ventiladores. Os filhos tomaram decisão de desligar máquinas que mantinham os pais vivos, após complicações de saúde causadas pelo vírus. A história é contada por um dos filhos de Paul, que refere que dois dos seus irmãos estão internados no mesmo sítio, e que assistiram ao momento.

13h18 - Oprimeiro-ministro considerou "uma excelente notícia" o facto de a Agência Europeia do Medicamento ter antecipado do dia 29 para dia 21 de dezembro o processo de apreciação da vacina da Pfizer-BioNTech, sem no entanto comentar se essa antecipação poderá fazer com que os planos de vacinação comecem ainda este ano, mais cedo do que o previsto. "Estamos todos a fazer um grande esforço para coordenar de forma a que, no mesmo dia, em todos os Estados-membros possamos iniciar o plano de vacinação", reiterou António Costa, elogiando o papel da Comissão Europeia "ao assegurar a compra conjunta".

13h16 - O coordenador da 'task-force' criada pelo Governo para gerir o plano de vacinação contra a Covid-19, Francisco Ramos, defendeu hoje no parlamento que seria "um enorme erro" tornar a vacina obrigatória para a população portuguesa. "Quem recusar receber a vacina deve ser respeitado. Os relatórios dizem que menos de 10% da população recusa tomar a vacina e esses números são animadores".

13h14 - O Partido Ecologista "Os Verdes" (PEV) recusou hoje quaisquer limitações na atividade política durante um eventual estado de emergência em janeiro, que coincida com a campanha eleitoral para as presidenciais de 24 de janeiro.

13h10 - Próxima reunião do Infarmed? A Iniciativa Liberal (IL) afirmou hoje que políticos e especialistas vão voltar a reunir-se em 5 de janeiro de 2021, no Infarmed, em Lisboa.

13h00 - A pandemia da Covid-19 já causou pelo menos 1.636.687 mortos no mundo desde que o novo coronavírus foi descoberto em 2019 na China, indicou hoje o balanço diário realizado pela agência France-Presse (AFP). Mais de 73.462.340 casos de infeção com o novo coronavírus (SARS-Cov-2) foram diagnosticados oficialmente no mesmo período no mundo, dos quais pelo menos 47.202.800 são pessoas já consideradas como recuperadas e curadas.

12h55 - Uma equipa científica internacional coordenada pela Organização Mundial de Saúde (OMS) partirá em janeiro para a China para descobrir a origem do novo coronavírus, afirmou hoje aquela agência das Nações Unidas.

12h50 - A primeira fase de vacinação contra a Covid-19 vai assentar no recurso a 20% dos enfermeiros dos centros de saúde, sem prejuízo da atividade assistencial não Covid, adiantou hoje o coordenador da 'task-force' criada pelo Governo, Francisco Ramos. "Se eventualmente, por algum passo de mágica, chegassem agora vacinas, à tarde tínhamos condições para estar a administrar num qualquer centro de saúde em Portugal. Temos uma prática de vacinação enorme e não será por falta de capacidade dos centros de saúde que as vacinas deixarão de ser administradas", frisou.

12h29 - Morreu, no surto do lar do Centro Social e Paroquial da Gafanha da Nazaré, no concelho de Ílhavo, um homem de 90 anos infetado pelo novo coronavírus e que estava internado hospital de Aveiro.

12h21 - A Rússia registou, nas últimas 24 horas, 26.509 casos de Covid-19, o menor número no período de uma semana. O total de infetados por SARSCoV-2 no país é de 2.734.454, desde o início da pandemia.Nas últimas 24 horas morreram na Rússia 596 pessoas da doença sendo que o número total de óbitos no país é de 48.564 desde o início da pandemia.

12h18 - A Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro (UTAD) está a testar funcionários de lares do distrito de Vila Real não atingidos pela Covid-19 para prevenir surtos, anunciou hoje a instituição.

12h16 -Centenas de pessoas estão retidas dentro de um ferry de longo percurso, num porto no Reino Unido, após seis membros da tripulação terem testado positivo à Covid-19. A embarcação da Stena Line deveria ter rumado, na noite passada, a Belfast, mas está atracada ainda hoje, em Birkenhead, com 322 passageiros e 53 elementos da tripulação.

11h58 - Tom Cruise voltou a estar no centro das atenções pelo seu 'mau feitio'... ou rigor no que diz respeito às regras contra a Covid-19. Alegadamente, começou a circular na Internet um áudio no qual se ouve o ator a gritar com a equipa de filmagens do filme 'Missão: Impossível', que está a ser gravado no Reino Unido.

Alguns funcionários terão quebrado as distâncias de segurança e Tom Cruise ficou furioso, deixando claro que tal não podia voltar a acontecer.

11h40 -O ministro da Defesa destacou, esta quarta-feira, o "contributo decisivo" das Forças Armadas na resolução de alguns problemas no decorrer do combate à pandemia em Portugal.

Na audição no Parlamento, Gomes Cravinho salientou "a capacidade logística" das Forças Armadas, incluindo enquanto reserva estratégica nacional, a sua "capacidade de apoio em todo o território", e em parceria com os mais variados setores da Administração Pública, e a sua "capacidade em matéria de coordenação e planeamento e de apoio às restantes entidades com responsabilidades nesta matéria".

11h25 - O Papa Francisco desejou hoje que as restrições e dificuldades decorrentes da pandemia possam servir para descobrir um Natal mais autêntico e menos consumista. O Papa Francisco desejou hoje que as restrições e dificuldades decorrentes da pandemia possam servir para descobrir um Natal mais autêntico e menos consumista.

11h15 -A Organização Mundial de Saúde (OMS) alertou, esta quarta-feira, que a Europa está em "alto risco" de sofrer uma nova vaga de contágios deCovid-19 no início do próximo ano. Tendo isso em conta, aconselha a quem vá a reuniões familiares no Natal a usar máscara.

"As reuniões devem realizar-se ao ar livre, se possível e os participantes devem usar máscaras e manter o distanciamento físico", recorda aOMScitada pelo El País, acrescentando que "apesar de alguns avanços frágeis, a transmissão daCovid-19 na Europa continua a ser generalizada e intensa".

10h30 -Um conselheiro do Ministério da Saúde italiano pediu que as restrições para combater aCovid-19 fossem drasticamente 'apertadas' para que se evite uma "trágedianacional", após o Instituto Nacional de Estatísticas (ISTAT) ter divulgado que o número de mortes este ano seria o mais alto desde a Segunda Guerra Mundial.WalterRicciardi, conselheiro do ministério de RobertoSperanza, disse que o governo, que está a considerar 'apertar' as restrições durante o Natal e o Ano Novo, deve fechar totalmente as cidades principais.

10h12 -O Facebookestá a planear intensificar o combate adesinformaçãosobre aCovid-19, chegando até a enviar notificações aos utilizadores que coloquem ‘like’, partilhem ou comentem em publicações falsas. A rede social avisará os utilizadores que interajam com publicações apagadas, enviando-lhes uma mensagem a explicar porque é que a decisão foi tomada.

10h10 -As aulas teóricas e teórico-práticas na Universidade da Beira Interior (UBI) vão passar para o regime 'online', emjaneiro, para evitar o risco de contágio daCovid-19 após o Natal, foi anunciado pela academia da Covilhã, distrito de Castelo Branco.Em comunicado, aUBIrefere que a medida visa "criar melhores condições para as avaliações de final do semestre e reduzir o risco de contágio na cidade, após o Natal".

10h03 - AÁfrica registou mais 410 mortes devido à Covid-19 e somou mais 18.089 novos casos nas últimas 24 horas, atingindo um total 57.057 óbitos desde o início da pandemia, segundo dados oficiais.

09h45 -A Indonésia, o quarto país mais populoso do mundo, vai administrar gratuitamente a vacina contra o Covid-19 aos seus 267 milhões de habitantes, disse hoje o presidente JokoWidodo.

09h40 -As autoridades de uma cidade do leste da China anunciaram hoje que encontraram, pela primeira vez, vestígios do novo coronavírus numa embalagem de carne de frango congelada produzida no país, nomeadamente numa fábrica local damultinacionalnorte-americanaCargill. Emnota, divulgada pelas autoridades deChuzhou,pode ler-se que "medidas de emergência foram imediatamenteadotadas", incluindo a realização de testes a mais de 2.700 funcionários. Nenhum obteve, até à data, resultado positivo.

08h59 -"Todos os países da UE começarão a vacinação contra a Covid-19 no mesmo dia", garantiu hoje Von der Leyen, a presidente da Comissão Europeia. A responsável exortou hoje a União Europeia a iniciar "tão cedo quanto possível" uma campanha de vacinação contra a Covid-19. Esta, sublinhou, deve arrancar em simultâneo nos 27 Estados-membros, para assegurar a erradicação do "vírus horrível".

A afirmação foi proferida durante um debate no Parlamento Europeu sobre a cimeira de líderes da UE da semana passada.

08h50 - O presidente do Governo espanhol, Pedro Sánchez, está hoje no parlamento a fazer uma previsão sobre a pandemia no país.O governante afirmou que "a Espanha vai superar (esta fase) como fez em outras ocasiões". "Começamos a ver a luz ao fundo do túnel, o principio do fim da emergência sanitária", disse, referindo que todos vão "sair juntos" desta crise.

08h30 -Investigadores britânicos compararam os dados genéticos de pacientes com Covid-19 em UCI com amostras de voluntários saudáveis de outros estudos edetetou que variações em cinco genes - IFNAR2, TYK2, OAS1, DPP9 e CCR2 - estavam correlacionadas com o risco dos doentes desenvolverem Covid-19 severa.

08h10 -Em plena pandemia da Covid-19, Paul McCartney encontrou aspetos positivos na 'nova realidade'. Um deles é o uso de máscara. O músico, de 78 anos, revelou que "adora" usar este meio de prevenção contra o novo coronavírus porque "pode ir onde quiser e fazer o que quiser" sem que seja reconhecido.

08h00 - O Conselho é da Direção Geral da Saúde, mas é hoje reforçado pela Força Aérea Portuguesa. "O foco é protegermo-nos e proteger aqueles de quem mais gostamos.Na esperança de que no Natal de 2021 consigamos estar todos reunidos", escreve esta autoridade, lembrando as medidas de segurança a manter mesmo em épocas festivas.

07h35 - A Alemanha contabilizou, nas últimas 24 horas, 952 vítimas da Covid-19. Trata-se do maior número diário de óbitos desde o início da pandemia e é também um aumento bastante considerável em relação ao último recorde, batido na sexta-feira, com 598 vítimas. Há ainda a registar mais 27.728 novos infetados.

07h32 - Tal como acontece com outras grandes redes sociais, o TikTok também prestará especial atenção a desinformação relacionada com vacinas. A iniciativa foi tomada numa altura em que vários países estão a partilhar os seus planos para vacinar as populações contra a Covid-19.

07h30 - As medidas de restrição impostas ao comércio devido à pandemia estão a provocar "danos nefastos" ao setor e à produção nacional, alertou hoje a Associação Portuguesa de Empresas de Distribuição (APED), apelando ao Governo para as retirar. Perante esta situação, a APED apela ao Governo para que "retire medidas sem qualquer efeito prático na defesa da saúde pública, em concreto a redução dos horários de funcionamento ao fim de semana, o rácio de número de pessoas permitida em loja e proibição da venda de álcool a partir das 20:00".

07h28 - A Unilabs, prestadora de diagnóstico clínico, lançou hoje uma solução 'via verde' digital para testes de rastreio Covid-19, desenvolvida em parceria com a 7egend de Cristiano Ronaldo, que permite fazer a marcação através de 'smartphone' ou computador. Para o efeito, na marcação do teste, no 'site' da Unilabs, além dos dados pessoais, os utilizadores indicam a matrícula do seu veículo, escolhem o dia, hora e o 'drive-thru' onde pretendem fazer o teste, podendo ainda realizar o pagamento do mesmo.

07h25 - O grupo chinês Fosun, que detém várias empresas em Portugal, anunciou hoje um acordo com a BioNTech para a compra de 100 milhões de doses da vacina para a Covid-19, desenvolvida pela empresa alemã em conjunto com a norte-americana Pfizer.

07h23 - A Comissão de Saúde da China anunciou hoje ter identificado 12 casos de Covid-19, nas últimas 24 horas, todos oriundos do exterior. Os casos importados foram diagnosticados nos municípios de Xangai (leste), Pequim (norte) e Tianjin (norte) e nas províncias de Yunnan (sudoeste), Fujian (leste), Guangdong (sudeste) e Shandong (nordeste).

07h20 - A secretária de Estado das Comunidades Portuguesas, Berta Nunes, acredita que Portugal terá este Natal menos emigrantes por causa das restrições e do receio de contágios, mas também devido às dificuldades económicas que muitos atravessam como consequência da pandemia.

"Virá menos gente, esta é a indicação que temos", disse Berta Nunes, ressalvando que esta convicção não é, de todo, um conselho aos emigrantes e às comunidades portuguesas para não passarem esta quadra na terra de origem.

07h15 - Os Estados Unidos autorizaram, na terça-feira, a comercialização do primeiro teste de deteção da presença do SARS-CoV-2 em casa, sem necessidade de prescrição médica, cujos resultados podem ser conhecidos em apenas 20 minutos.

07h10 - O reforço da participação pública dos cidadãos é essencial para a melhoria dos cuidados médicos e efetividade das medidas adotadas, defende o Conselho Nacional de Saúde (CNS), que propõe um plano com quatro eixos de intervenção. o envolvimento da população nas decisões que afetam a sua saúde.

07h07 - O México contou 801 mortes causadas pela Covid-19 e 11.228 casos da doença nas últimas 24 horas, disseram na terça-feira as autoridades de saúde.

07h05 - Os Estados Unidos registaram 2.706 mortes causadas pela Covid-19 e 248.770 novos casos nas últimas 24 horas, indicou a contagem independente da Universidade Johns Hopkins.

07h02 - O ministro dos Negócios Estrangeiros espera que a primeira 'tranche' do fundo de recuperação chegue aos países "ainda no primeiro semestre" de 2021, assumindo como objetivo da presidência portuguesa "chegar ao fim" com "todos os planos nacionais aprovados". O Fundo de Recuperação e Resiliência visa relançar a economia europeia após a crise provocada pela pandemia de Covid-19.

07h00 - Bom dia! Iniciamos aqui um novo registo onde poderá acompanhar todas as incidências da Covid-19 em Portugal e no Mundo. Para recordar o que ocorreu ontem, clique aqui.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório