Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
18º
MIN 13º MÁX 19º

AO MINUTO: "Não devemos relaxar"; Brasil ultrapassa os 180 mil mortos

Acompanhe aqui AO MINUTO os mais recentes desenvolvimentos sobre a Covid-19 em Portugal e no Mundo.

AO MINUTO: "Não devemos relaxar"; Brasil ultrapassa os 180 mil mortos
Notícias ao Minuto

15:42 - 11/12/20 por Sílvia Abreu

Mundo Covid-19

Portugal registou um novo máximo diário de mortes nas últimas 24 horas, com 95 óbitos, e 5.080 novos casos de infeção. Desde o início da pandemia, já foram contabilizados 5.373 óbitos e 340.287 casos confirmados.

Face aos dados desta sexta-feira, a ministra da Saúde afirmou que a taxa de incidência de Covid-19 a 14 dias por 100 mil habitantes "está a aproximar-se de valores mais controláveis, mas, ainda assim, bastante preocupantes".

Já António Costa referiu hoje, após a cimeira em Bruxelas, que o dia 5 de janeiro será "um ótimo dia" e a meta ideal para todos os países começarem a vacinar os seus cidadãos contra a Covid-19.

Consulte os mapas interativos da evolução da pandemia do novo coronavírus em Portugal e no Mundo.

Acompanhe aqui AO MINUTO os mais recentes desenvolvimentos sobre a Covid-19 em Portugal e no Mundo:

00h00 - Boa noite! Este registo chegou ao fim, mas será retomado um novo na manhã de sábado. Já sabe, consulte a informação no site da DGS e acompanhe sempre as comunicações das autoridades competentes. Caso tenha sintomas:

SNS24 de Portugal Continental: 808 24 24 24

SNS24 da Madeira: 800 24 24 20

SNS24 dos Açores: 808 24 60 24

23h33 - No dia em que o Brasil ultrapassou a marca de 180 mil mortes, o ministro da Saúde brasileiro, general Eduardo Pazuello, declarou numa cerimónia de inauguração de um hospital, no estado de Goiás, que as autorizações emergenciais para uso de vacinas contra a Covid-19 não são a solução para enfrentar a pandemia.

"O que estamos a ver em Inglaterra é autorização emergencial de uso para grupos restritos e com assinatura de responsabilidade individual de forma muito grave, muito controlada. Essa mesma autorização emergencial foi feita nos Estados Unidos e será solicitada à Anvisa [Agência Nacional de Vigilância Sanitária] no Brasil", disse.

"Mas não é isso [autorização emergencial] que consideramos como solução. A solução será a vacina registada, segura e distribuída para toda a população brasileira", acrescentou Pazuello.

23h29 - Confederação do Turismo considerou positivas novas medidas de apoio às empresas. A Confederação do Turismo de Portugal (CTP) considerou hoje que as medidas apresentadas na quinta-feira pelo Governo são positivas para a atividade turística, embora pequem por tardias, e apelou para que estes apoios cheguem rapidamente às empresas.

23h17 - Três leopardos-das-neves testam positivo à Covid-19 no Zoo de Louisville.  infeção foi detetada em dois machos e uma fêmea, sendo que esta última foi a primeira a testar positivo, reporta a CNN. É expectável que todos os animais - que apresentam sintomas "ligeiros", como tosse seca - recuperem totalmente, afirmou o diretor do parque. 

23h12 -  Bibliotecas do Japão usam máquinas para esterilizar livros. As bibliotecas do Japão estão a aplicar uma nova tecnologia que esperam que volte a deixar as pessoas confortáveis com a requisição de livros durante a pandemia de Covid-19. Estão a ser utilizadas máquinas para esterilizar livros com recurso a luz ultravioleta.

22h34 - Brasil ultrapassa marca de 180 mil mortos. O Brasil ultrapassou hoje a marca de 180 mil mortes provocadas pela Covid-19 ao registar 646 óbitos em 24 horas, dados que elevaram o total de vítimas mortais para 180.437, informou o Ministério da Saúde do país.

22h27 - A normalidade no país será alcançada, aos olhos de Marcelo Rebelo de Sousa, quando o número de novos casos de Covid-19 for reduzindo "ao ponto que a sua projeção nos internamentos e nos cuidados intensivos permita considerar uma realidade estabilizada", disse, esta sexta-feira, em entrevista à SIC. Outro fator a considerar nesta 'equação' é naturalmente "o número de vacinados", que aumente o nível de imunização dos portugueses.

22h04 - O Ministério da Saúde brasileiro confirmou, na quinta-feira, o primeiro caso de reinfeção pelo novo coronavírus no país, reportam os meios de comunicação locais. De acordo com a tutela, trata-se de uma profissional de saúde, de 37 anos, que reside na cidade Natal. A paciente terá testado positivo à Covid-19, a primeira vez, em junho, e novamente em outubro, 116 dias após o primeiro diagnóstico.

22h00 - Realizador sul-coreano Kim Ki-duk morre aos 59 anos. O realizador sul-coreano Kim Ki-duk, vencedor do Leão de Ouro do Festival de Cinema de Veneza em 2012, morreu hoje, aos 59 anos na Letónia, devido a complicações relacionadas com a Covid-19, avançaram hoje vários meios de comunicação social.

21h56 - Propagação do vírus dispara nos EUA após celebração do Thanksgiving.Um número significativo de norte-americanos estão a ficar infetados com o coronavírus depois de terem celebrado em novembro o Dia de Ação de Graça fora das suas casas, noticia hoje a agência noticiosa AP

21h51 - A Austrália está a depositar esperanças na vacina desenvolvida pela Astrazeneca e a Universidade de Oxford, tendo adquirido 20 milhões de doses adicionais do produto, após ter sido anunciada a suspensão dos testes da vacina anti-Covid-19 desenvolvida pela Universidade de Queensland, reporta o The Guardian.

21h46 - CIM Médio Tejo quer ser ressarcida de 800 mil euros gastos em proteções. Os autarcas do Médio Tejo pediram hoje ao Governo para serem ressarcidos de um investimento de 800 mil euros já efetuado em Equipamentos de Proteção Individual (EPI's), que terão sido distribuídos no âmbito da pandemia de Covid-19.

21h23 - Ministério da Saúde vai requisitar vacinas certificadas no Brasil. O governador do estado brasileiro de Goiás, Ronaldo Caiado, afirmou hoje que o Ministério da Saúde deverá requisitar qualquer vacina certificada disponível no país durante disputas políticas envolvendo o imunizante CoronaVac.

21h13 - Casa Branca pressiona responsável da FDA a aprovar vacina ou a demitir-se. A Casa Branca instou o responsável pela Administração de Alimentos e Medicamentos a apresentar a demissão se este organismo não aprovar a utilização da vacina contra a covid-19 até ao final do dia de hoje.

21h12 - Madeira regista mais 19 casos de Covid-19. A Madeira regista hoje mais 19 casos de Covid-19 - três importados e 16 de transmissão local - elevando para 997 o total de situações notificadas, das quais 265 são infeções ativas, informou a Direção Regional da Saúde (DRS).

21h09 - OMS pede vigilância redobrada no Natal e Ano Novo. "Não devemos relaxar". A Organização Mundial de Saúde (OMS) pediu hoje vigilância redobrada durante as celebrações do Natal e do Ano Novo, uma vez que o número de mortes semanais de Covid-19 aumentou 60% nas últimas semanas.

21h08 - Portugueses sem resposta à petição para travar quarentena na Suíça. Os emigrantes portugueses continuam sem resposta a uma petição enviada à Confederação Suíça, há uma semana, para travar a quarentena obrigatória para todos os viajantes oriundos de Portugal.

21h07 - Número de casos de Covid-19 no Leixões sobe para 19. A Sociedade Anónima Desportiva (SAD) do Leixões informou hoje que "foram detetados mais quatro casos positivos nos testes de diagnóstico covid-19 realizados à estrutura do futebol profissional", somando agora 19.

21h03 - Serviço de Saúde da Madeira ativa plano de contingência em dois hospitais. O plano de contingência devido à Covid-19 foi hoje ativado nos hospitais do Marmeleiros e João de Almada, na Madeira, estando suspensas as visitas aos utentes nestas unidades, informou o Serviço Regional de Saúde (SESARAM).

19h54 - França regista 306 mortos nas últimas 24 horas. França registou nas últimas 24 horas 306 novas mortes em meio hospitalar devido à Covid-19, elevando o número total de mortos desde o início da pandemia para 57.567, segundo dados avançados hoje pelas autoridades de saúde.

19h53 - Moçambique anuncia mais 159 casos, sem registo de mortes em 24 horas. Moçambique registou mais 159 casos de infeção pelo novo coronavírus, sem registo de mortes nas últimas 24 horas, mantendo um total acumulado de 139 óbitos por Covid-19, anunciaram as autoridades de saúde.

19h52 - Mais duas mortes e um infetado no surto no lar da Misericórdia de Serpa. Mais dois idosos morreram e mais um está infetado devido ao surto de Covid-19 no lar da Misericórdia de Serpa, subindo para seis o número de mortes e para 89 o total de infeções, foi hoje divulgado.

19h50 - Nova Iorque volta a proibir consumo no interior de bares e restaurantes. O governador de Nova Iorque, Andrew Cuomo, anunciou hoje o encerramento do interior de bares e restaurantes a partir de segunda-feira, uma medida justificada pelo aumento das infeções e hospitalizações por Covid-19.

19h21 - Grupo de trabalho elabora processo para quem está confinado poder votar. A ministra da Saúde, Marta Temido, afirmou hoje que está em curso um trabalho técnico para permitir que quem está em confinamento obrigatório devido à Covid-19 possa votar nas eleições presidenciais em janeiro de 2021.

19h20 - Mais de 21 mil novos casos e 424 mortes no Reino Unido. O  país registou 21.672 novos contágios e 424 óbitos nas últimas 24 horas, divulgou, esta sexta-feira, a autoridade de saúde britânica

Desde o início da pandemia, o país contabiliza um total acumulado de 63.506 vítimas mortais e 1.809.455 casos confirmados.

19h00 - País de Gales pode entrar em novo confinamento após o Natal. De acordo com o chefe do governo autónomo, Mark Drakeford, a região britânica pode entrar em novo confinamento se o número de novos casos não descer, reporta a Sky News. Drakeford referiu que a situção é "muito séria", com o número de novos contágios a apresentar um maior aumento do que aquele que os modelos de previsão indicavam.

18h55 - O nível de incidência acumulada (pessoas contagiadas) em Espanha aumentou hoje, depois de várias semanas a baixar, em um caso, para 190 registos diagnosticados por 100.000 habitantes nos últimos 14 dias, sendo as regiões com os níveis mais elevados a do País Basco (276), Cantábria (258) e La Rioja (247).

18h51 - Surto em lar de Abrantes que originou 11 mortes dado como extinto. O surto de Covid-19 que começou em 29 de outubro no Centro Social do Pego, no concelho de Abrantes (distrito de Santarém), e motivou 11 mortes foi hoje "dado como extinto", disse a delegada de Saúde.

18h49 - Unicef Portugal pede reforço urgente do sistema de proteção de crianças. A Unicef Portugal pediu hoje urgência no reforço do sistema de proteção de crianças em situação mais vulnerável e das suas famílias, com medidas de médio e longo prazo, de combate à pobreza infantil.

Em Portugal, explica a Unicef, várias medidas têm sido adotadas desde a primeira vaga da Covid-19, em março, destacando-se o complemento de estabilização e um abono de família extraordinário previstos no Programa de Estabilização Económica e Social.

18h39 - Espanha reporta mais de 10 mil novos casos de Covid e 280 óbitos. Com esta atualização, o total acumulado de contágios sobe para 1.730.575 e o de vítimas mortais para 47.624.

18h22 - OMS espera ter decisão sobre aprovação de vacinas nas próximas semanas. A Organização Mundial de Saúde espera ter uma decisão sobre a aprovação do uso de emergência das vacinas da Pfizer, Moderna e Astrazeneca nas próximas semanas, reporta a Reuters, que cita Soumya Swaminathan, cientista chefe da organização.

18h09 - Número de testes realizados mantém-se, baixou foi a taxa de positividade. A ministra da Saúde, Marta Temido, assegurou hoje que o número de testes à Covid-19 realizados no país tem-se mantido, sublinhando que o que está a baixar é a taxa de positividade.

17h47 - Agência Europeia de Medicamentos alerta para venda de vacinas online. "Após a autorização, a AEM apela a todos os cidadãos para que não comprem vacinas contra a Covid-19 em websites não autorizados ou vendedores focados em explorar o medo em tempo de pandemia", pode ler-se numa nota divulgada nas plataformas digitais oficiais do organismo. 

17h45 - OMS acusada de conspirar com Itália para ocultar relatório sobre Covid. A Organização Mundial de Saúde (OMS) está a ser acusada de conspirar com o Ministério da Saúde italiano para remover um relatório que relatava a má gestão inicial do país à pandemia de Covid-19.

O documento, assinado pelo cientista da OMS, Francesco Zambon, e dez dos seus colegas europeus, foi financiado pelo governo do Kuwait, com o objetivo de partilhar informações com os países que ainda não tinham sido atingidos pela doença para impedir futuras mortes, reporta o The Guardian.

17h41 - "Lembre-se destas regras simples que já fazem parte das nossas vidas". O apelo é do Serviço Nacional de Saúde e pode relembrar as regras no vídeo abaixo.

17h39 - Alto-Comissariado adverte guineenses para cumprirem medidas. O Alto-Comissariado para a Covid-19 na Guiné-Bissau advertiu hoje os guineenses que a pandemia provocada pelo novo coronavírus permanece ativa e pediu o cumprimento das regras de prevenção de transmissão da doença.

17h28 - Surto com 45 infetados em lar da Misericórdia de Vila Verde. Um surto de Covid-19 foi detetado na Estrutura Residencial Para Idosos (ERPI) de Vila Verde, distrito de Braga, da Santa Casa da Misericórdia, estando 35 utentes e 10 colaboradores infetados, anunciou hoje aquela instituição.

17h07 - "2020 lembrou-nos que a saúde é o bem mais precioso no Planeta", afirmou o diretor-geral da Organização Mundial da Saúde (OMS), durante a conferência de imprensa sobre a Covid-19, esta sexta-feira.

Acompanhe aqui o briefing.

16h53 - Póvoa de Varzim disponibiliza pavilhão municipal para vacinação. A Câmara da Póvoa de Varzim, do distrito do Porto, disponibilizou o pavilhão municipal da cidade como espaço alternativo para as Autoridades de Saúde utilizarem no processo de vacinação da Covid-19, revelou hoje o presidente da autarquia poveira.

16h35 - Enfermeiros concordam com plano de Vacinação mas avisam para sobrecarga. A Ordem dos Enfermeiros (OE) considerou hoje que o plano de vacinação contra a Covid-19 se "adequa à realidade nacional", mas alertou que a sua implementação implica uma sobrecarga para os serviços de saúde que "importa conhecer e acautelar".

16h29 - Itália regista 18.727 casos de Covid-19 e 761 mortes num dia. Desde o início da pandemia de Covid-19 em Itália, 1.805.873 pessoas testaram positivo ao novo coronavírus, das quais 63.387 morreram.

16h10 - Se ainda não teve oportunidade de o fazer, confira aqui o relatório de situação epidemiológica de hoje:

16h00 - Guterres defende alargamento do Conselho de Segurança da ONUO secretário-geral da ONU, António Guterres, lamentou hoje que haja países a lutar sozinhos contra a Covid-19 e defendeu uma reforma do Conselho de Segurança para reforçar o multilateralismo e dar voz aos países emergentes.

15h55 - Portugal tem 529,3 novos casos por 100 mil habitantes. A taxa de incidência de covid-19 em Portugal situa-se nos 529,3 novos casos por 100 mil habitantes nos últimos 14 dias, o que, segundo a ministra da Saúde, continua a ser preocupante embora próximo de valores mais controláveis.

15h54 - Novo surto no Hospital das Caldas da Rainha com 16 doentes infetados. O Hospital das Caldas da Rainha tem um segundo surto de Covid-19, com 16 doentes infetados, estando a ser testados todos os doentes e trabalhadores dos serviços afetados, divulgou hoje o Centro Hospitalar do Oeste (CHO).

15h52 - Surto nos Correios de Caldas da Rainha com 14 infetados. Catorze trabalhadores da estação dos Correios de Caldas da Rainha, no distrito de Leiria, estão infetados com Covid-19, disse hoje o coordenador da Saúde Pública do Agrupamento de Centros de Saúde Oeste Norte.

15h50 - Três ministros chamados de urgência à comissão de acompanhamento da Covid. As ministras da Saúde e do Trabalho assim como o ministro da Economia vão ser ouvidos de urgência no Parlamento para fazerem um ponto da situação do combate à pandemia de Covid-19.

15h31 - AR recomenda ao Governo campanha sobre uso de máscaras e viseiras. A Assembleia da República aprovou hoje um projeto de resolução do PEV que recomenda ao governo uma campanha de informação sobre as melhores práticas de utilização de material de proteção individual, como máscaras e viseiras.

15h30 -  Açores preparados para vacinar no início de janeiroO presidente da Comissão de Acompanhamento da Luta contra a Pandemia nos Açores, Gustavo Tato Borges, disse hoje que a região deverá estar em condições para iniciar a vacinação contra a Covid-19 no início de janeiro.

15h25 - Vacinas contra a Covid-19? Primeiro desafio será "gerir escassez". Quanto à campanha de vacinação contra o novo coronavírus no país, Marta Temido revelou, esta tarde, em conferência de imprensa, que ainda não se sabe o número exato de doses que Portugal irá receber na primeira fase. 

Contudo, de acordo com a ministra da Saúde, uma coisa é certa: um dos primeiros desafios será "gerir a escassez" da vacina. Recordando que esta questão tem sido debatida na Comissão Europeia, a governante sublinhou ainda: "Não nos interessa sermos os primeiros a ter vacinas. Interessa ter vacinas de qualidade, seguras e efetivas".

15h15 - Marta Temido emociona-se ao elogiar trabalho do INSA no combate à Covid. A ministra da saúde emocionou-se, esta sexta-feira, na cerimónia de aniversário do Instituto Nacional Ricardo Jorge (INSA), em Lisboa, ao elogiar o trabalho no combate à Covid-19, protagonizado ao longo dos últimos nove meses. "O INSA está presente, fiável, competente, respeitado a qualquer hora. Sempre", afirmou a governante.

15h11 - Saliva como meio de diagnóstico revela resultados promissores. A utilização da saliva como meio de diagnóstico da Covid-19 em todas as faixas etárias está a ser estudada pelo Instituto Gulbenkian de Ciência (IGC) e tem revelado resultados "muito promissores", anunciou hoje o Instituto.

15h00 - Assistentes de bordo aconselhados a usar fraldas devido à Covid-19. Objetivo é o de evitar idas à casa de banho, locais considerados de maior risco de infeção.

Boa tarde. Siga neste registo todas as incidências relacionadas com o SARS-CoV-2.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório