Meteorologia

  • 29 MARçO 2024
Tempo
15º
MIN 8º MÁX 15º

Agência Europeia de Medicamentos alerta para venda de vacinas online

O organismo apela ainda para que todos os cidadãos sigam os planos de vacinação contra a Covid-19 dos seus países e que não procurem adquirir vacinas de outras formas.

Agência Europeia de Medicamentos alerta para venda de vacinas online
Notícias ao Minuto

16:17 - 11/12/20 por Notícias ao Minuto

Mundo Covid-19

A Agência Europeia de Medicamentos (AEM) alertou, esta sexta-feira, para os perigos da aquisição de vacinas contra a Covid-19 vendidas online. 

"Após a autorização, a AEM apela a todos os cidadãos para que não comprem vacinas contra a Covid-19 em websites não autorizados ou vendedores focados em explorar o medo em tempo de pandemia", pode ler-se numa nota divulgada nas plataformas digitais oficiais do organismo. 

A agência da União Europeia aconselha ainda a que todas as pessoas "sigam o plano de vacinação oficial" dos seus países e que não "procurem fontes alternativas" de aquisição de vacinas contra o novo vírus.

Entretanto, o Infarmed já partilhou a mensagem do organismo nos seus meios de divulgação. 

É de recordar que, esta quarta-feira, a AEM, com sede em Haia, na Holanda, denunciou ter sido objeto de um "ciberataque" e anunciou a abertura de uma investigação, em colaboração com a polícia holandesa. No mesmo dia, a farmacêutica norte-americana Pfizer adiantou que, nos nos ataques à AEM, foi pirateada documentação relacionada com as vacinas contra a covid-19 da própria empresa e também da da BioNTech.

A 2 deste mês, em Lyon, a Interpol emitiu um alerta global aos seus 194 países membros, incluindo Portugal, alertando-os para se prepararem para os ataques das redes de crime organizado que em breve iriam atuar nas vacinas contra a Covid-19.

Ainda assim, ontem, dia 10 de dezembro, a AEM garantiu os ataques cibernéticos de que foi alvo durante duas semanas "não afetam" os calendários de aprovação e de distribuição das vacinas.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório