Meteorologia

  • 19 MARçO 2024
Tempo
12º
MIN 12º MÁX 21º

AO MINUTO: 195 portugueses repatriados. Pico já terá ocorrido no Centro?

Acompanhe aqui AO MINUTO os mais recentes desenvolvimentos sobre a Covid-19 em Portugal e no Mundo.

AO MINUTO: 195 portugueses repatriados. Pico já terá ocorrido no Centro?
Notícias ao Minuto

16:01 - 30/11/20 por Notícias ao Minuto

Mundo Covid-19

Em véspera de feriado, Portugal está, esta segunda-feira, submetido a restrições para combater a Covid-19 mais apertadas.  

Para todo o território nacional, há tolerância de ponto, suspensão da atividade letiva e apelo à dispensa de trabalhadores do setor privado. Mantém-se também a limitação da circulação entre concelhos. Nas localidades classificadas como zonas de risco muito elevado e concelhos de risco extremo, os estabelecimentos de comércio encerraram às 15h00.

Entretanto, esta manhã, o primeiro-ministro convocou os partidos políticos para uma nova reunião sobre a situação epidemiológica da Covid-19 no país, no Infarmed, em Lisboa, prevista para as 10h00 de quinta-feira.

Pode consultar estes mapas interativos sobre a evolução da pandemia em Portugal e no Mundo

Acompanhe aqui AO MINUTO os mais recentes desenvolvimentos sobre a Covid-19 em Portugal e no Mundo:

00h00 - Termina aqui o registo desta segunda-feira. De manhã publicaremos um novo artigo no qual vai poder continuar a acompanhar os principais desenvolvimentos da pandemia em Portugal e no Mundo. E, não se esqueça: se sentir sintomas relacionados com o coronavírus ligue para a Linha SNS24 - 808 24 24 24.

23h49 - Atualização dos números na Colômbia. A Colômbia anunciou hoje 8.430 novos casos de Covid-19 e 182 mortes, aumentando o número total de contágios para  1,316.806 e o de óbitos para 36.766, de acordo com o Ministério da Saúde.

23h23 - Pico já deverá ter sido atingido na região Centro. A Administração Regional de Saúde do Centro considera que o pico deste onda pandémica já poderá ter sido atingido. Em declarações à SIC Notícias, o delegado regional de saúde do Centro, João Pimentel, afirmou, esta segunda-feira, que "os valores mais expressivos" ocorreram no dia 20 de novembro

23h04- Empresários da restauração iniciam vigília no Porto. Empresários da restauração do Porto iniciaram esta noite, defronte da Câmara do Porto, uma vigília por tempo indeterminado até o Governo discutir os apoios ao setor, disse hoje a Lusa Branca Pereira, do Movimento das Mulheres pela Restauração.

22h45 - Mais 195 portugueses foram repatriados da Venezuela. Portugal realizou hoje um novo voo de repatriamento a partir da Venezuela, tendo regressado mais 195 portugueses que tinham ficado retidos no país da América Latina, devido à pandemia do novo coronavírus.

22h18 - Atualização dos números no Brasil. O Ministério da Saúde brasileiro informou, esta segunda-feira, que, nas últimas 24 horas, foram reportadas 287 vítimas mortais e 21.138 contágios de Covid-19. De acordo com esta atualização, o país passa a somar, desde o início da pandemia, 173.120 mortos e 6,335.878 de casos confirmados do novo vírus. 

21h39 - Primeiro-ministro da Croácia infetado. O primeiro-ministro da Croácia, Andrej Plenkovic, apresentou hoje um teste positivo ao novo coronavírus, dois dias depois de estar em auto-isolamento após a mulher ter igualmente sido infetada com Covid-19, indicou fonte oficial.

21h23 - São Paulo endurece restrições. O governo regional do estado de São Paulo, o mais populoso do Brasil, com cerca de 44 milhões de habitantes, anunciou hoje que vai endurecer as medidas restritivas para conter o aumento de casos de Covid-19. 

A mudança não provocará o encerramento total de lojas, bares, restaurantes, mas restringirá o horário de funcionamento destes estabelecimentos e limitará a capacidade de atenderem presencialmente o público para 40% de sua lotação.

21h17 - Madeira com mais 14 novos casos. A Madeira registou hoje mais 14 casos de Covid-19 - cinco importados e nove de transmissão local - elevando para 793 o numero de infetados, revela a Direção Regional da Saúde (DRS).

20h58 - Brasil inspeciona fábrica de vacina na China. A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) do Brasil confirmou hoje o início dos trabalhos de uma equipa de inspetores brasileiros, que foram designados para verificar as boas práticas de fabrico da vacina CoronaVac, na China.

20h23 - Venezuela flexibiliza restrições. A Venezuela iniciou hoje uma flexibilização, que durará durante dezembro, da quarentena decretada devido à Covid-19, permitindo a abertura geral do comércio e dos distintos setores económicos, mas com medidas de segurança para evitar a propagação do novo coronavírus.

20h04 - Brasil tem de levar a sério aumento de casos, alerta OMSTedros Adhanom Ghebreyesus, diretor-geral da Organização Mundial da Saúde (OMS), deixou, esta segunda-feira, uma recomendação ao Brasil, durante a habitual conferência de imprensa do organismo.

"Em julho, o número de casos estava a diminuir, mas em novembro voltou a subir. O Brasil precisa de levar a sério estes números. É muito, muito preocupante", afirmou.

19h36 - Atualização dos números em França. França reportou, esta segunda-feira, mais 406 vítimas mortais e 4.005 casos confirmados de Covid-19. De acordo com o Ministério da Saúde francês, o país passa a registar, em termos acumulativos 52.731 óbitos e 2,222.488 infetados.

19h11 - Atualização dos números em Angola. Angola registou 36 infeções pelo novo coronavírus e duas mortes nas últimas 24 horas, anunciou hoje o responsável para a Saúde Pública, Franco Mufinda. Angola contabiliza um total de 15.139 infetados, com 7.891 considerados recuperados, 348 óbitos e 6.940 doentes ativos, incluindo três em estado crítico, 11 graves, 171 moderados e 181 leves.

19h04 - Atualização dos números em São Tomé. São Tomé e Príncipe registou seis novos casos positivos de Covid-19, entre sábado e hoje, aumentado o total de pessoas com a infeção pelo novo coronavírus para 991, anunciou o Ministério da Saúde.

18h57 - Economia da zona euro precisa de mais apoio com segunda vaga. Os governos da zona euro e o Banco Central Europeu (BCE) devem estender o apoio extraordinário orçamental e monetário para conter os efeitos económicos da segunda vaga da pandemia de Covid-19, considerou hoje o Fundo Monetário Internacional (FMI).

18h42 - Atualização dos números em Espanha. Espanha registou desde sexta-feira 19.979 casos de Covid-19, o que confirma a tendência para a descida de novos contágios, mas que faz subir o número total de infetados para 1.648.187, segundo números divulgados hoje pelo Ministério da Saúde espanhol.

18h36 - Freixo de Espada a Cinta com mais casos por 100 mil habitantes. O concelho de Freixo de Espada a Cinta é o que regista o maior número de infeções com o novo coronavírus por 100 mil habitantes com 3.153 casos, segundo dados da Direção-Geral da Saúde (DGS).

18h34 - Mantida isenção do IVA das máscaras. A isenção do IVA nas aquisições de material de combate à Covid-19 realizadas vai contemplar as operações realizadas entre 31 de outubro de 2020 e 30 de abril de 2021, indica um despacho agora divulgado.

18h21 - Surto em lar de Portalegre com 11 infetados. Um surto de Covid-19 num lar de idosos na freguesia rural de Fortios, no concelho de Portalegre, infetou pelo menos 11 utentes e funcionários, disse hoje à agência Lusa o presidente da instituição.

18h15 - Atualização dos números na Guiné-Bissau. A Guiné-Bissau registou na semana passada mais três casos de Covid-19 e uma vítima mortal, segundo dados divulgados hoje pelo Alto Comissariado para o novo coronavírus. No total, o país contabiliza, desde o início da pandemia, 2.441 infetados e 44 mortes devido à doença.

18h03 - Suárez volta a testar positivo. O Atlético de Madrid e Bayern de Munique defrontam-se, esta terça-feira, num duelo relativo à quinta jornada da fase de grupos da Liga dos Campeões. Em dúvida para este encontro continua Luis Suárez que voltou a testar positivo à Covid-19.

17h52 - OMS reconhece descida nos novos casos na Europa. A Organização Mundial de Saúde (OMS) saudou hoje a "primeira descida desde setembro" no número de novos casos de infeção pelo SARS-CoV-2 na Europa, ressalvando que "qualquer avanço pode ser rapidamente perdido" no combate à pandemia.

Reveja aqui a conferência de imprensa de hoje da OMS

17h43 - Maior controlo nas fronteiras "não foi eficaz". O ministro da Administração Interna considerou hoje que o maior controlo nas fronteiras internas do espaço Schengen, durante os primeiros meses da pandemia, não foi eficaz para conter o novo coronavírus.

"O nível das fronteiras internas, Portugal considera que o aumento dos controlos nas fronteiras não foi eficaz para deter o vírus, criando ainda problemas ao mercado interno", disse Eduardo Cabrita, durante o 1.º Fórum Schengen.

17h31 - Novos casos aumentam mais de 50% nestes concelhos do Norte. O número de novos casos de infeção no Norte aumentou mais de 50% em oito concelhos da região, seis dos quais no distrito de Vila Real e dois em Bragança, segundo o relatório da Administração Regional de Saúde do Norte.

17h20 - Há oito concelhos sem casos ativos. O boletim epidemiológico desta segunda-feira revela a incidência da Covid-19 por concelhos entre o dia 12 e o dia 25 de novembroHá oito municípios que se destacam pela positiva, por não terem tido qualquer caso de infeção pelo novo coronavírus nos últimos 14 dias, e há 30 concelhos com mais de 960 casos por 100 mil habitantes. Confira os dados aqui

17h16 - Atualização dos números em Moçambique. Moçambique registou, nas últimas 24 horas, a morte de mais um paciente infetado pelo novo coronavírus, elevando o número de óbitos para 131, havendo ainda 88 novos casos.

17h06 - Alemanha cria reserva sanitária de emergência. A Alemanha vai criar uma reserva de emergência de equipamentos de saúde - incluindo máscaras, aparelhos respiratórios e roupas de proteção - que distribuirá por todo o país para responder a uma futura pandemia, anunciou hoje o ministro da Saúde.

17h04 - Mais um caso positivo de Covid-19 no Benfica. Depois de Julian Weigl, Adel Taarabt e Darwin Núñez, Daniel dos Anjos é o mais recente caso positivo de Covid-19 no Benfica. O avançado brasileiro estreou-se pela formação principal diante do Paredes, em jogo a contar para a terceira eliminatória da Taça de Portugal, sendo que habitualmente Daniel dos Anjos atua pela equipa B das águias.

16h45 - Atualização dos números em Itália. Itália registou, esta segunda-feira, mais 672 óbitos e 16.377 novos infetados por Covid-19De acordo com as autoridades, o país passa agora a contabilizar 55.576 vítimas mortais e 1,601.554 contágios, desde o início da pandemia.

16h33 - Atualização dos números no Reino Unido. O Ministério da Saúde britânico revelou, esta segunda-feira, que, nas últimas 24 horas, foram reportadas mais 205 vítimas mortais e 12.330 infetados com o novo coronavírus. Com esta atualizaçãoo Reino Unido passa a registar, em termos cumulativos, 58.448 mortos e 1,629.657 casos confirmados de Covid-19. 

16h04 - Número de infetados em estrutura da Cruz Vermelha de Elvas baixou. O número de casos ativos provocado pelo surto de Covid-19 no Centro Humanitário da Cruz Vermelha de Elvas (Portalegre) baixou de 24 para 10 utentes e funcionários infetados, disse hoje à agência Lusa fonte da instituição.

15h54 - Atualização dos números em Portugal. Portugal reportou mais 78 mortes relacionadas à Covid-19 e mais 3.262 diagnósticos positivos de SARS-CoV-2, indica o boletim epidemiológico da Direção-Geral de Saúde (DGS) desta segunda-feira. Com esta atualização, o país acumula 298.061 infeções e 4.505 óbitos, desde o início da pandemia

Quanto ao número de internados, há 3.342 pessoas com Covid-19 hospitalizadas (mais 97 do que ontem), sendo que, destes, 525 encontram-se em Unidades de Cuidados Intensivos (menos 11 do que na véspera)

15h41 - Alemanha espera conseguir acordo sobre orçamentos europeus até fim do ano. O Governo alemão destacou hoje a importância do Estado de Direito na União Europeia (UE), a propósito do veto da Hungria e da Polónia aos orçamentos comunitários, mas mostra-se esperançoso numa solução até final do ano.

15h32 -  Hospitais de Coimbra dizem estar perto do limite da capacidade. O Centro Hospitalar e Universitário de Coimbra (CHUC) está "muito próximo do limite de capacidade" de resposta à Covid-19, devido à falta de recursos humanos, afirmou hoje o presidente do conselho de administração da entidade.

15h24 - Fórum debate em Macau atividade no período pós-Covid-19. A mudança na tendência de desenvolvimento do mercado internacional de infraestruturas no período pós-Covid-19 vai estar em foco no 11.º Fórum Internacional sobre o Investimento e Construção de Infraestruturas, em Macau, foi hoje anunciado.

15h11 - Restaurantes e lojas poderão recusar pessoas não vacinadas no Reino Unido. Os cidadãos britânicos que escolherem não tomar a vacina contra a Covid-19 podem passar a ter a vida mais dificultada. De acordo com o The Guardian, que cita o novo secretário de Estado responsável pelo plano vacinação no Reino Unido, Nadhim Zahawi, restaurantes, bares, cinemas e lojas poderão negar a entrada a pessoas que não tenham prova de que foram vacinas contra o novo vírus. 

15h00 - Itália mantém restrições no Natal. O ministro dos Assuntos Regionais italiano anunciou hoje que o recolher obrigatório se vai manter durante o Natal e Ano Novo, no mesmo dia em que o Governo aprovou um novo plano de apoio à economia devido à Covid-19.

Recorde aqui os principais desenvolvimentos sobre a pandemia em Portugal e no Mundo, ocorridos durante a manhã e início da tarde desta segunda-feira.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório