Meteorologia

  • 19 MARçO 2024
Tempo
13º
MIN 12º MÁX 21º

Há oito concelhos sem casos ativos de Covid-19 nos últimos 14 dias

Dados dizem respeito à incidência entre o dia 12 e o dia 25 de novembro.

Há oito concelhos sem casos ativos de Covid-19 nos últimos 14 dias
Notícias ao Minuto

17:18 - 30/11/20 por Melissa Lopes

País Pandemia

O boletim epidemiológico desta segunda-feira revela a incidência da Covid-19 por concelhos entre o dia 12 e o dia 25 de novembro. Os municípios surgem na lista distinguidos por cores, mediante o número de casos de infeção e, consequentemente, o risco de transmissão associado (moderado, elevado, muito elevado e extremamente elevado). 

Há oito municípios que se destacam pela positiva por não terem tido qualquer caso de infeção pelo novo coronavírus nos últimos 14 dias.

São eles: Alcoutim (Algarve), Corvo (Açores), Lajes das Flores (Açores), Lajes do Pico (Açores), Madalena (Açores), Portel (Évora), Porto Santo (Madeira) e Vila Velha de Ródão (Castelo Branco). 

No lado oposto, o concelho de Freixo de Espada a Cinta é o que regista o maior número de infeções com o novo coronavírus por 100 mil habitantes com 3.153 casos.

A seguir ao concelho de Freixo de Espada a Cinta, os dados sobre taxa de incidência de casos acumulados nos últimos 14 dias hoje divulgados indicam que outros quatro concelhos registaram mais de duas mil infeções por 100 mil habitantes no período de 12 a 25 de novembro: Lousada (2.415), Guimarães (2.293), Fafe (2.151) e Vila Nova de Famalicão (2.107).

No boletim anterior com dados referentes aos concelhos, divulgado a 23 de novembro e sobre o período de 6 a 19 de novembro, Portugal tinha nove concelhos com mais de duas mil infeções.

Sairam deste grupo os concelhos de Felgueiras que registou agora 1.942 infeções, Paços de Ferreira (1.985), Vizela (1.937), Penafiel (1.860) e Manteigas (1.363).

Confira no boletim epidemiológico da DGS a lista completa de municípios e o respetivo risco associado, que pode indicar alterações nas listas de concelhos que o Governo vai anunciar no final desta semana. Atualmente, vigoram as regras definidas no passado dia 21. Recorde aqui as medidas consoante o risco de cada concelho. 

A classificação do risco, recorde-se, é revista a cada 15 dias e é com base nestes critérios que o Governo determina as medidas de combate à pandemia. Na próxima quinta-feira, haverá nova reunião com especialistas e políticos no Infamed, prevendo-se novas decisões no final da semana depois de mais um Conselho de Ministros. Nessa altura, o Executivo deverá revelar aos portugueses como se podem organizar para o Natal, sendo expectável uma nova renovação do Estado de Emergência. 

Esta segunda-feira, véspera de feriado, os concelhos com risco muito elevado e extremamente elevado de contágio estão sujeitos a horários diferentes.O comércio, por exemplo, encerra às 15 horas. Para todo o território nacional, mantém-se a proibição de circulação entre concelhos.

Amanhã, dia 1, volta o recolher obrigatório às 13 horas para os municípios com risco muito elevado e extremamente elevado de transmissão do novo coronavírus

Portugal reportou mais 78 mortes relacionadas à Covid-19 e mais 3.262 diagnósticos positivos de SARS-CoV-2, indica o boletim epidemiológico da Direção-Geral de Saúde (DGS) desta segunda-feira. Com esta atualização, o país acumula 298.061 infeções e 4.505 óbitos, desde o início da pandemia. Os dados desta segunda-feira representam um aumento de 1,76% em relação ao número de mortes e de 1.11% em relação aos novos casos. 

Recomendados para si

;
Campo obrigatório