Meteorologia

  • 11 MAIO 2024
Tempo
23º
MIN 15º MÁX 23º

PM do Montenegro contra decisão de expulsar o embaixador sérvio

O primeiro-ministro designado do Montenegro protestou hoje contra a decisão do governo cessante de expulsar o embaixador sérvio do pequeno país das Balcãs, poucos dias antes da inauguração prevista de um novo gabinete pró-Sérvia.

PM do Montenegro contra decisão de expulsar o embaixador sérvio
Notícias ao Minuto

17:29 - 29/11/20 por Lusa

Mundo Montenegro

Zdravko Krivokapic escreveu na rede social Twitter: "Estes atos não estão no espírito do caminho europeu e da boa cooperação regional dos países amigos. O regime cessante, mesmo nos seus últimos dias, não se afasta da polarização da sociedade e do aprofundamento das divisões".

O Ministério dos Negócios Estrangeiros de Montenegro alegou "uma longa e contínua ingerência nos assuntos internos de Montenegro" como motivo para ordenar ao embaixador sérvio que abandonasse o país.

Por seu lado, o Ministério dos Negócios Estrangeiros da Sérvia disse hoje que respondeu de "forma recíproca" e proclamou o embaixador montenegrino na Sérvia de "persona non grata".

A disputa diplomática veio juntar-se às relações já tensas entre os dois Estados vizinhos das Balcãs, que faziam parte do mesmo país antes de um referendo de independência em 2006, o que levou a que o Montenegro se separasse.

O Montenegro continua profundamente dividido entre aqueles que procuram estreitar os laços com os aliados eslavos tradicionais da Sérvia e da Rússia e aqueles que veem o Montenegro como um Estado independente aliado com o ocidente.

O Partido Democrático dos Socialistas pró-Ocidente foi derrotado nas eleições de agosto por uma coligação pró-Sérvia, cujo governo deverá ser votado durante uma sessão parlamentar na próxima semana.

As autoridades cessantes acusaram a Sérvia de se imiscuir nas eleições e ajudar as forças políticas pró-Sérvias no Montenegro com o objetivo de instalar aliados no poder e recuperar a influência.

"O novo governo irá trabalhar para melhorar as relações de Montenegro com a Sérvia. Iremos promover uma política de vizinhança verdadeiramente boa com Belgrado, bem como com todos na região, sobre o princípio da soberania, independência e não ingerência nos assuntos internos de outros países", afirmou Krivokapic no tweet.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório