Meteorologia

  • 04 MAIO 2024
Tempo
19º
MIN 13º MÁX 21º

Pompeo é o primeiro chefe de diplomacia dos EUA a visitar os Montes Golã

Mike Pompeo tornou-se hoje o primeiro secretário de Estado norte-americano a visitar os montes Golã, na Síria, um território ocupado por Israel, alertando para os riscos de esta zona ficar sob controlo do regime sírio.

Pompeo é o primeiro chefe de diplomacia dos EUA a visitar os Montes Golã
Notícias ao Minuto

16:33 - 19/11/20 por Lusa

Mundo Mike Pompeo

Os Estados Unidos reconheceram no ano passado a soberania israelita nos Golã, território ocupado por colonatos israelitas após a sua conquista durante a guerra dos Seis Dias, em 1967.

"Imaginem o risco que isso representaria para o Ocidente e para Israel, se este território estivesse sob controlo de (o Presidente sírio) Bashar al-Assad", disse Mike Pompeo.

"É uma parte de Israel e uma parte central de Israel", acrescentou o chefe da diplomacia norte-americana, que falou no local ao lado do seu homólogo israelita, Gabi Ashkenazi.

"Por ter sido um ex-chefe da CIA, ele conhece os factos. Ainda assim, insistiu em vir aqui, para ver com os seus próprios olhos e ouvir as instruções dos comandantes do exército", comentou Ashkenazi.

Hoje, cerca de 25.000 colonos vivem nos montes Golã, ao lado de cerca de 23.000 drusos, a maioria dos quais ainda afirmam ser sírios, embora tenham estatuto de residentes em Israel.

Israel realizou centenas de ataques aéreos e mísseis contra a Síria desde o início de um novo conflito, em 2011, tendo por alvo as forças iranianas e combatentes do movimento Hezbollah, que estão a ajudar o regime sírio nesta guerra.

Os militares israelitas também evocam uma "segunda frente" para descrever a presença de milícias pró-iranianas nas colinas de Golã que ainda estão sob controle sírio, por contraposição a uma "primeira frente" que continua dominada pelo Hezbollah, do outro lado da fronteira libanesa.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório