Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
20º
MIN 15º MÁX 21º

Presidente das Seicheles oficialmente empossado

O novo Presidente das Seicheles, Wavel Ramkalawan, primeiro chefe de Estado que esteve na oposição na história do país, tomou hoje, oficialmente, posse, em Vitoria, capital do país, noticia a agência France-Presse (AFP).

Presidente das Seicheles oficialmente empossado
Notícias ao Minuto

20:58 - 26/10/20 por Lusa

Mundo Seicheles

Pastor anglicano de 59 anos, Ramkalawan foi assim empossado na primeira cerimónia de transferência de poder entre presidentes de partidos diferentes.

"Estávamos divididos pelas nossas cores políticas, mas hoje somos todos seichelenses, e é isso que nos une", disse o recém-empossado Presidente, citado pela agência France-Presse.

Ramkalawan obteve 54,9% dos votos, superando o Presidente cessante, Danny Faure (43,5%), na primeira volta das eleições presidenciais que ocorreram entre quinta-feira e sábado no arquipélago de 115 ilhas espalhadas pelo oceano Índico.

Esta era a sexta vez que Wavel Ramkalawan, um pastor anglicano de 59 anos, estava a concorrer à presidência.

Em 2015, Ramkalawan tinha perdido as eleições para James Michel por 193 votos, naquela que foi a primeira segunda volta da história eleitoral do país.

James Michel renunciou ao cargo em 2016, sendo substituído pelo seu vice-presidente, Danny Faure.

O agora chefe de Estado seichelense apontou a luta contra as drogas como uma prioridade do seu Governo.

A Agência Seichelense de Prevenção da Droga estima que o arquipélago detém o recorde mundial do número de consumidores de heroína.

"Vamos combater o flagelo das drogas para eliminar este problema", disse Ramkalawan, acrescentando que sob a sua "administração, ninguém estará acima da lei".

O executivo de Ramkalawan irá enfrentar também uma situação económica difícil, com a pandemia de covid-19 a afetar o turismo, um pilar do país.

O partido do chefe de Estado, a União Democrática das Seicheles (LDS, na sigla em crioulo seichelense), venceu também as eleições legislativas, organizadas ao mesmo tempo que a eleição presidencial, conquistando 25 lugares, o que representa dois terços do parlamento.

Antes de os resultados oficiais terem sido anunciados, os apoiantes de Ramkalawan já comemoravam a vitória do seu candidato nas ruas de Victoria, a capital, localizada na ilha de Mahé.

Danny Faure reconheceu a derrota e desejou "boa sorte" ao novo Presidente.

Desde 1977 e até agora, todos os chefes de Estado da Seicheles eram do antigo partido único, o Seicheles Unida.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório