Meteorologia

  • 26 ABRIL 2024
Tempo
16º
MIN 12º MÁX 17º

Espanha desmantela rede que distribuía material pedófilo desde Portugal

A Polícia Nacional espanhola desmantelou uma página da Internet que distribuía material pedófilo a partir de Portugal, tendo detido 12 suspeitos, entre eles o administrador da página, com a ajuda da PSP portuguesa.

Espanha desmantela rede que distribuía material pedófilo desde Portugal
Notícias ao Minuto

11:31 - 06/10/20 por Lusa

País Polícia

De acordo com as autoridades espanholas, o administrador da página ('webmaster'), assim como os servidores em que estava alojada a página, encontravam-se em Portugal, pelo que a operação começou com a sua detenção, tendo em seguida sido detidos os restantes suspeitos de pedofilia em Barcelona, Girona, Sabadell, Cáceres, Albacete, Cádis, Castellón, Madrid, Málaga, Múrcia e Valência.

A polícia sublinhou a idade reduzida dos detidos, dos quais quatro são menores e sete têm pouco mais de 20 anos.

O administrador da página era um cidadão residente em Portugal que, segundo as autoridades espanholas, obtinha benefícios económicos significativos com esta atividade ilegal.

A investigação contou com o apoio e a colaboração da Europol (serviço Europeu de polícia), Interpol (organização internacional que facilita a cooperação policial mundial) e a Polícia de Segurança Pública portuguesa (PSP).

A investigação começou graças a uma informação anónima recebida através do portal da polícia espanhola, que em seguida colocou agentes a investigar o caso.

Durante a investigação, os agentes também conseguiram identificar dois cidadãos colombianos, tendo enviado através da Interpol essa informação para Colômbia que deverá dar seguimento ao caso, de acordo com as leis do país.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório