Meteorologia

  • 27 FEVEREIRO 2021
Tempo
15º
MIN 12º MÁX 19º

Edição

Egito. Descobertos 59 sarcófagos com mais de 2.500 anos

Sarcófagos pertencem a alguns sacerdotes e oficiais da era aproximada de 600 A.C.

O Egito exibiu, no sábado, dezenas de sarcófagos de madeira, que pertenciam a padres e membros da elite da 26.ª dinastia, de há cerca de 2.500 anos, com os arqueologistas a dizerem que dezenas de outros foram encontrados apenas há poucos dias, reporta a Reuters.

Os 59 sarcófagos foram descobertos em agosto, em Saqqara, em túmulos verticais com até 12 metros de profundidade, juntamente com 28 estátuas do Deus egípcio Seker, uma das divindades funerárias mais importantes.

De acordo com Mustafa Waziri, secretário-geral do Conselho Supremo de Antiguidades, dentro da maioria dos sarcófagos estavam múmias em bom estado de conservação.

"A maioria dos sarcófagos está bem protegida e mantém a cor original. Pertence a alguns sacerdotes e oficiais da era aproximada de 600 A.C. Significa que os sarcófagos estiveram selados durante mais de 2.600 anos. Testemunhei a abertura de um deles. A múmia parece ter sido mumificada ontem", sublinhou o ministro egípcio do Turismo e Antiguidades, citado pela EuroNews.

Khalid el-Anany acrescentou que este é apenas "o início de uma grande descoberta".

Recomendados para si

Seja sempre o primeiro a saber.
Quinto ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online.
Descarregue a nossa App gratuita.

Apple Store Download Google Play Download

Campo obrigatório