Meteorologia

  • 26 ABRIL 2024
Tempo
15º
MIN 12º MÁX 17º

Guatemala expulsa mais de três mil migrantes das Honduras

A Guatemala expulsou 3.384 migrantes hondurenhos que queriam ir para os Estados Unidos por representarem um risco no combate à pandemia de covid-19, anunciou no domingo o Presidente, Alejandro Giammattei, num discurso televisivo.

Guatemala expulsa mais de três mil migrantes das Honduras
Notícias ao Minuto

06:43 - 05/10/20 por Lusa

Mundo Covid-19

A polícia conseguiu "conter" a caravana de migrantes que, segundo o dirigente, representava um fator de risco para a propagação do novo coronavírus.

"É nossa obrigação reduzir o perigo de contágio ou ressurgimento da doença", acrescentou Giammattei. O governante também anunciou que ter superado a doença, após ter sido infetado há mais de duas semanas.

A caravana de migrantes entrou no leste da Guatemala na quinta-feira, forçando um cordão militar, dividindo-se depois em grupos que tentaram seguir em direção ao México, país que fechou as fronteiras.

Cerca de 93.963 infeções e 3.293 mortes por covid-19 foram registadas oficialmente desde março na Guatemala, um país com cerca de 17 milhões de pessoas.

Desde julho, o país começou a reabrir as atividades económicas após quatro meses de restrições para conter a epidemia.

A pandemia de covid-19 já provocou mais de um milhão e trinta mil mortos e mais de 34,9 milhões de casos de infeção em todo o mundo, segundo um balanço feito pela agência de notícias France-Presse (AFP).

A doença é transmitida por um novo coronavírus detetado no final de dezembro, em Wuhan, uma cidade do centro da China.

Depois de a Europa ter sucedido à China como centro da pandemia em fevereiro, o continente americano é agora o que tem mais casos confirmados e mais mortes.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório