Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
17º
MIN 14º MÁX 21º

AO MINUTO: Reino Unido assumiu "método errado"; Mais 863 mortes no Brasil

Acompanhe aqui AO MINUTO os mais recentes desenvolvimentos sobre a Covid-19 em Portugal e no Mundo.

AO MINUTO: Reino Unido assumiu "método errado"; Mais 863 mortes no Brasil
Notícias ao Minuto

15:35 - 29/09/20 por Sílvia Abreu

Mundo Pandemia

Portugal reportou, esta terça-feira, mais seis óbitos e 688 novos casos de infeção pelo novo coronavírus, elevando o total de casos confirmados para 74.717 e o de vítimas mortais para 1.963.

Até à data, já recuperaram da doença 48.193 pessoas (um aumento de 309 face a ontem).

Esta terça-feira, o primeiro-ministro e a presidente da Comissão Europeia apresentaram, em Lisboa, as prioridades dos planos de recuperação e resiliência europeu e português, com António Costa a garantir que o país dispensa empréstimos da UE enquanto a situação económica não melhorar.

Nove meses após terem sido registados os primeiros casos do novo coronavírus, foi hoje ultrapassada a barreira de um milhão de vítimas mortais em todo o mundo.

Consulte os mapas da evolução da pandemia do novo coronavírus em Portugal e no Mundo.

Acompanhe aqui AO MINUTO os mais recentes desenvolvimentos sobre a Covid-19 em Portugal e no Mundo:

00h00 - Este registo chegou ao fim, mas será retomado um novo na manhã de quarta-feira. Mantenha-se em segurança e caso tenha sintomas, contacte:

SNS24 de Portugal Continental: 808 24 24 24

SNS24 da Madeira: 800 24 24 20

SNS24 dos Açores: 808 24 60 24

23h32 - Mais 863 mortos e 32.058 casos no Brasil em 24 horas. O país registou 863 mortos e 32.058 casos de Covid-19 nas últimas 24 horas, informou hoje o Ministério da Saúde, acrescentando que investiga a possível relação de 2.501 óbitos com a doença.

Das 863 mortes, 598 ocorreram nos últimos três dias, mas apenas foram incorporadas nos dados de hoje, após confirmação da causa de óbito.

Segundo o último boletim epidemiológico da tutela da Saúde, o Brasil totaliza agora 142.921 vítimas mortais e 4.777.522 casos de infeção desde o início da pandemia, que foi registada oficialmente no país em 26 de fevereiro.

22h55 - Ex-presidente da Ucrânia testa positivo à Covid-19. Petro Poroshenko, de 55 anos, anunciou, esta terça-feira, através do Twitter, que testou positivo ao novo coronavírus.

22h50 - Coreia do Norte tem pandemia "sob controlo". De acordo com o embaixador do país na ONU, Kim Song, o país tem a pandemia "sob controlo e estável", reporta o The Guardian. O representante agradeceu ainda a liderança do seu governo.

22h30 - Disney vai despedir 28.000 trabalhadores nos Estados Unidos. A Disney anunciou hoje que vai despedir cerca de 28.000 trabalhadores dos seus parques de diversão, cruzeiros e outros eventos nos Estados Unidos devido à crise financeira causada pela pandemia de Covid-19.

22h17 -  "Britânicos assumiram um método que, na minha opinião, é errado". Confrontado com o facto de vários países terem colocado Portugal 'na lista vermelha' devido à pandemia de Covid-19, incluindo o Reino Unido, e se isso representa uma falha da diplomacia portuguesa, o Ministro dos Negócios Estrangeiros disse, em entrevista à TVI24, esta noite, que não considera que tenha sido uma falha, mas que, "evidentemente", gostaria de ter evitado a decisão britânica sobre a quarentena para passageiros oriundos de Portugal, "porque ela provocou um grande dano no nosso turismo".

"Do ponto de vista da responsabilidade política, evidentemente que a responsabilidade política é minha. Agora, não diria que os meus diplomatas falharam no processo", esclareceu.

Questionado sobre o que falhou, Santos Silva aponta: "Os britânicos assumiram um método que, na minha opinião, é errado. Porque, antes mesmo de tentarem medidas, que todos sabemos hoje que são as medidas que contam - a distância social, a limitação dos horários dos estabelecimentos, o uso obrigatório de máscaras em espaços fechados - entenderam que se evitassem a entrada de pessoas de fora estariam salvos. Não".

22h11 - Quatro Estados da CPLP já têm estratégia digital aprovada. O diretor de Cooperação da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP) disse hoje que quatro Estados-membros da organização já têm estratégia digital aprovada e todos reconhecem a necessidade de acelerar a digitalização, após a pandemia de Covid-19.

21h53 -  Governo espanhol vai propor maiores restrições em cidades mais afetadas. O Ministério da Saúde espanhol anunciou hoje que vai propor ao Conselho Interterritorial medidas para limitar a mobilidade e horários em todas as cidades do país com mais de 100 mil habitantes onde existe alta incidência da pandemia.

21h47 - Médio do Liverpool testa positivo à Covid-19. O Liverpool informou, nesta terça-feira, que Thiago Alcantara testou positivo ao novo coronavírus, encontrando-se, desta forma, de fora dos planos de Jurgen Klopp para a partida dos reds frente ao Aston Villa, em duelo agendado para o próximo domingo.

21h26 - França regista 8.051 novos casos e mais 59 mortes. O país registou nas últimas 24 horas 8.051 novos casos de infetados pelo novo coronavírus, aumentando o número total de pessoas contagiadas desde o início da pandemia para 550.690, segundo as autoridades sanitárias.

O número de mortes até hoje em França associadas à doença é 31.893, entre as quais 59 registadas nas últimas 24 horas.

20h49 - Sub-23 do Vitória SC têm 10 infetados e estão de quarentena. A equipa sub-23 do Vitória de Guimarães, clube cuja formação principal milita na I Liga portuguesa de futebol, tem 10 casos confirmados de Covid-19 e está a cumprir quarentena, anunciaram hoje os vimaranenses no sítio oficial.

20h35 - Espanha reporta 9.906 novos casos e total acumulado ultrapassa os 758 mil. O Ministério da Saúde espanhol reportou, esta terça-feira, 9.906 casos de infeção pelo novo coronavírus. Com esta atualização, o total acumulado no país sobe para 758.172.

Em termos de óbitos, o total, desde o início da pandemia, é de 31.614, mais 203 face aos dados apresentados ontem.

20h13 - Jogos de Portugal com Espanha e Suécia vão ter público. A Federação Portuguesa de Futebol anunciou, em forma de comunicado emitido através das plataformas oficiais ao início da noite desta terça-feira, que os próximos dois encontros da seleção nacional, diante de Espanha e Suécia, vão ter público nas bancadas.

19h54 - Marcelo e uma crise política. O Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, defendeu hoje que "ninguém lhe perdoaria" se permitisse a criação de condições para uma crise política no atual contexto de crise sanitária e consequente crise económica. O chefe de Estado ainda assinalou que "ao longo dos anos" tem feito apelos para evitar crises nos processos de aprovação dos orçamentos do Estado, "as pessoas é que não notaram".

19h46 - Chile ultrapassa a barreira dos 460 mil casos. O Chile divulgou hoje 27 mortes associadas à doença Covid-19 e 1.622 novos casos de infeção pelo novo coronavírus, o que aumenta o balanço total do país para 461.300 infetados e 12.725 óbitos desde o início da pandemia.

19h39 - Milhões infetados na Índia? Mais de 60 milhões de pessoas na Índia podem ter sido infetadas com o novo coronavírus, dez vezes mais que os números oficiais, anunciaram hoje autoridades médicas responsáveis pela pandemia, citando um estudo nacional baseado em testes sorológicos.

19h20 - Madeira sem registo de novos casos mantém total de 60 infeções ativas. A Madeira não registou casos de Covid-19 nas últimas 24 horas, mantendo o total de 60 infeções ativas, informou hoje o Instituto de Administração da Saúde (IASAÚDE), referindo também que foram sinalizadas oito situações suspeitas.

19h06 - Federações desportivas pedem "coragem" aos decisores políticos. O Comité Olímpico de Portugal (COP), o Comité Paralímpico de Portugal (CPP) e a Confederação do Desporto de Portugal (CDP) pediram hoje "vontade política" para resolver os problemas do desporto, após uma audição parlamentar.

18h56 - Moçambique anuncia 268 novos casos. O país registou mais 268 casos de Covid-19, elevando o total acumulado para 8.556, sem registo de novos óbitos, mantendo-se o total em 59, anunciou hoje o Ministério da Saúde.

18h54 - UE sensibiliza Governo da Guiné-Bissau para economia ecológica. O Grupo Europa reuniu-se hoje com o primeiro-ministro guineense, Nuno Nabiam, para "sensibilizar" as autoridades do país a apostarem na economia ecológica para fazer face aos impactos negativos da pandemia provocada pelo novo coronavírus.

18h45 - Bares, restaurantes e pubs obrigados a encerrar às 23h na Irlanda do Norte. A medida entra em vigor a partir de quarta-feira, reporta a Sky News.

18h33 - Missão da GAVI mantém-se a par da luta contra a Covid-19. O antigo primeiro-ministro português Durão Barroso, hoje nomeado presidente da Aliança Global para as Vacinas (GAVI), garante que a missão tradicional da instituição se mantém a par dos novos desafios decorrentes da Covid-19.

18h08 - Terminou o Conselho de Estado. O Conselho de Estado esteve reunido hoje no Palácio da Cidadela, em Cascais, e contou com a presença da presidente da Comissão Europeia, Ursula Von der Leyen. O tema do encontro foi 'a União Europeia, hoje e amanhã'.

Numa nota, publicada na Presidência da República após o fim da reunião, é referido que a "União Europeia é mais-valia num contexto mundial e europeu tão complexo, difícil e exigente".

Notícias ao Minuto© Presidência da RepúblicaNotícias ao Minuto© Presidência da República

18h04 - Costa felicita Durão Barroso por cargo relevante no combate à Covid-19. O primeiro-ministro destacou que a Aliança Global para as Vacinas terá um papel determinante "na disponibilização de vacinas contra a Covid-19".

Numa nota divulgada no Twitter, António Costa sublinha a importância da nomeação, lembrando que decorre "num momento em que esta organização, que Portugal apoia, deverá ter um papel relevante na disponibilização de vacinas contra a Covid-19 de forma equitativa e a preços acessíveis".

17h40 - Subsídio aos pobres na pandemia "não pode ser para sempre". O Presidente do Brasil, Jair Bolsonaro, disse hoje que os subsídios destinados aos mais pobres pelo Congresso no âmbito da luta contra a pandemia de Covid-19 "infelizmente para os demagogos e comunistas, não pode ser para sempre".

17h37 - Itália pode prolongar estado de emergência. Há indícios crescentes de que o estado de emergência, decretado a 31 de janeiro, vai ser prolongado para além de 07 de outubro data agora em vigor, a fim de permitir o Governo italiano tomar rapidamente decisões e medidas para parar o contágio.

"Temos de pedir o prolongamento" do estado de emergência, afirmou a vice-ministra da Saúde, Sandra Zampa, em declarações a uma estação de televisão.

17h33 - Von der Leyen espera trabalhar com Durão para garantir vacinas a todos. A presidente da Comissão Europeia saudou hoje a nomeação de Durão Barroso como presidente da Aliança Global para as Vacinas (GAVI) e disse esperar que possam trabalhar conjuntamente para garantir o acesso a vacinas em qualquer parte do mundo.

17h31 -  Laboratório de Matosinhos é um dos poucos no mundo a avaliar máscaras. Um laboratório de Matosinhos tornou-se este mês um dos poucos a nível mundial que fazem análises de qualidade a máscaras respiratórias, um negócio que explodiu com a pandemia da Covid-19.

17h22 - "Se o vírus se propaga, estamos todo com um problema". O secretário de Saúde Pública da Generalidade da Catalunha pediu, esta terça-feira, que se tomem decisões sobre a situação em Madrid, reporta o El País. "A Catalunha não é uma ilha. Se o vírus se propaga, estamos todo com um problema", referiu Josep Maria Argimon.

Recorde-se que mais de um milhão de pessoas, na região de Madrid, só pode sair dos seus bairros para satisfazer necessidades básicas, como ir a centros médicos, trabalhar, estudar ou levar os filhos à escola, cuidar de pessoas dependentes ou para viajar, entre outras.

17h15 - Holanda reforça medidas após aumento significativo de infeções. As autoridades holandesas estão preocupadas com a escalada de infeções com o novo coronavírus e aplicam a partir de hoje mais medidas de contenção, depois de o país ter registado 19.326 casos de contaminação na última semana.

17h04 - Recorde a reação de António Guterres ao "arrepiante" número de mortos provocados pela Covid-19, que já ultrapassou um milhão em todo o mundo.

"Uma liderança responsável é fundamental. A ciência é importante. A cooperação é importante. A desinformação mata", indicou o secretário-geral da ONU.

16h56 - Restauração, cinema e alojamento com condições especiais nas moratórias. Restauração, transportes aéreo, ferroviário e marítimo, educação, atividades de saúde e desportivas, alojamento e cinema são alguns dos setores com condições especiais de pagamento nas moratórias bancárias, segundo diploma hoje publicado.

16h44 - Recorde de novos casos no Reino Unido. O país britânico reportou, esta terça-feira, 7.143 novos casos, elevando o total de casos confirmados para 446.156. Este aumento surge após três dias consecutivos em que o número de casos diários desceu.

De acordo com os jornais britânicos, este é o maior número de novos casos registado no país desde o início da pandemia.

Quanto ao número de vítimas mortais, o total acumulado é agora de 42.072, um aumento de 71 mortes nas últimas 24 horas.

16h28 - Maia e Valongo dispõem de "linha verde" para dúvidas e suspeitas de casos. O Agrupamento de Centros de Saúde (ACeS) da Maia e de Valongo criou a 'Linha Verde Covid Institucional' que permite a escolas e lares destes concelhos do distrito do Porto estarem em contacto direto com profissionais de saúde.

16h19 - Multa para quem recusar usar máscara em Nova Iorque. A partir de terça-feira, quem recusar usar máscara na cidade norte-americana pode ser multado, anunciou o Mayor da cidade, Bill de Blasio. Antes de aplicar qualquer sanção, as autoridades vão oferecer uma máscara. Se, mesmo assim, a pessoa se recusar a usá-la, será aplicada uma multa, reporta a Reuters.

16h18 - Liga confirma primeiro jogo com presença de adeptos na temporada 2020/21. Santa Clara-Gil Vicente vai contar com a presença de público nas bancadas do estádio de São Miguel.

16h13 - Santa Maria da Feira cancela parque natalício 'Perlim'. A organização do parque temático "Perlim" anunciou hoje o cancelamento da edição de 2020 desse evento de Santa Maria da Feira inspirado no universo natalício, justificando a decisão com a presente pandemia de Covid-19.

16h08 - Numa altura em que a luta para travar a propagação do novo coronavírus continua, é caso para dizer que todos os cuidados são poucos. Como tal, a Direção-Geral da Saúde recorda, uma vez mais, os cuidados a ter quando frequenta transportes públicos. Ora veja.

Notícias ao Minuto© Facebook |DGS

16h05 - Botsuana prolonga estado de emergência por mais seis meses. O Governo do Botsuana decidiu prolongar por mais seis meses o estado de emergência para combater a propagação da pandemia de Covid-19, mantendo várias restrições, entre elas limites às entradas de estrangeiros e turismo.

16h04 - Açores com sete novos infetados nas últimas 24 horas. A região autónoma registou sete novos casos de Covid-19 nas últimas 24 horas, elevando para 302 o total de pessoas infetadas pelo coronavírus SARS-CoV-2 desde o início da pandemia, avança hoje a Autoridade de Saúde Regional.

16h00 - Itália reporta 1.648 novos casos e mais 24 mortos. Desde o início da pandemia em Itália, 313.011 pessoas testaram positivo ao novo coronavírus, um aumento de 1.648 nas últimas 24 horas. O número reportado hoje representa um ligeiro aumento face a ontem, em que foram 1.494.

Do total de casos confirmados, 35.875 pessoas perderam a vida, sendo que 24 óbitos ocorreram no último dia.

15h43 - Pior verão de sempre na aviação leva IATA a agravar projeções. A fraca retoma da aviação nos últimos meses, que causou o "pior verão de sempre" no setor, levou hoje a Associação Internacional de Transporte Aéreo (IATA) a piorar as projeções, prevendo que o tráfego mundial caia este ano 66%.

15h41 - Cientistas dizem que é urgente encontrar alternativas aos descartáveis. Uma equipa de cientistas da Universidade de Aveiro lançou hoje um apelo para que sejam encontradas alternativas ao uso de máscaras e luvas descartáveis, dado o aumento do lixo produzido.

15h27 - Infarmed ordena retirada do mercado de máscaras Ambition & Honesty. Não há evidências de que estas máscaras cirúrgicas cumpram todos os requisitos legais impostos pela Comissão Europeia. 

Numa nota a alertar para a situação, o organismo esclarece que estas máscaras, do tipo IIR, apresentavam uma "marcação da Comissão Europeia indevida".

15h23 - Boris Johnson pede desculpa por confundir restrições adoptadas. O primeiro-ministro britânico, Boris Johnson, pediu hoje desculpas por se ter enganado a esclarecer quais as restrições em vigor no nordeste de Inglaterra para travar a pandemia Covid-19, intensificando as críticas à confusão existente sobre as regras.

15h22 - Rúben Amorim está curado da Covid-19. O treinador da equipa principal do Sporting, Rúben Amorim, foi dado como recuperado de uma infeção pelo novo coronavírus e já orientou o treino desta terça-feira, que decorreu no complexo de Alcochete.

15h20 - 24.561 casos ativos da doença em Portugal. O boletim epidemiológico divulgado pela Direção-Geral da Saúde revela que, em termos acumulados, há 1.963 óbitos e 74.717 casos da doença. Neste momento, há 24.561 casos ativos da doença em Portugal. 

15h16 - Hospital de Beja faz desinfeção suplementar do bloco operatório. O hospital de Beja iniciou uma desinfeção suplementar do bloco operatório onde foi detetado um surto de Covid-19, que já infetou 31 profissionais de saúde, divulgou hoje a Unidade Local de Saúde do Baixo Alentejo (ULSBA).

Boa tarde. Pode acompanhar aqui todas as incidências relacionadas com a Covid-19. Recorde o registo anterior neste link.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório