Meteorologia

  • 22 OUTUBRO 2020
Tempo
13º
MIN 12º MÁX 19º

Edição

Costa dispensa empréstimos da UE enquanto situação económica não melhorar

"Recorreremos integralmente às subvenções e não utilizaremos a parte relativa aos empréstimos enquanto a situação financeira do país não o permitir", disse o primeiro-ministro, António Costa. 

Costa dispensa empréstimos da UE enquanto situação económica não melhorar

O primeiro-ministro, António Costa, disse esta terça-feira que o país vai recorrer integralmente às subvenções da União Europeia, mas só tenciona recorrer aos empréstimos quando a situação económica melhorar. 

"Recorreremos integralmente às subvenções e não utilizaremos a parte relativa aos empréstimos enquanto a situação financeira do país não o permitir", indicou o líder do Governo, durante a apresentação do plano de recuperação

António Costa e a presidente da Comissão Europeia, Ursula Von der Leyen, apresentaram, esta terça-feira, as prioridades dos planos de recuperação e resiliência europeu e português, numa sessão na Fundação Champalimaud, em Lisboa.

"Recuperar não significa voltar onde estávamos. Temos de sair desta crise mais fortes, mais resilientes", afirmou o primeiro-ministro. "É um plano que não se pode limitar a responder à crise, mas também prevenir crises futuras", adiantou Costa. 

Depois de Von der Leyen fazer uso da palavra com elogios a Portugal, o chefe do Executivo apresentou, em linhas gerais, o plano de recuperação nacional, cujas prioridades assentam nos seguintes blocos: 

Notícias ao MinutoPrioridades do plano de recuperação© Governo

De acordo com o compromisso alcançado em julho passado, Portugal receberá 15,3 mil milhões de euros em subvenções (a fundo perdido), incluindo 13,2 mil milhões de euros, até 2023, através do Mecanismo de Recuperação e Resiliência, o principal instrumento do Fundo de Recuperação.

Recomendados para si

Seja sempre o primeiro a saber.
Acompanhe o site eleito pelo quarto ano consecutivo Escolha do Consumidor.
Descarregue a nossa App gratuita.

Apple Store Download Google Play Download

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório