Meteorologia

  • 24 SETEMBRO 2020
Tempo
20º
MIN 16º MÁX 25º

Edição

Propostas não devem "ficar presas na burocracia" da UE, diz Zorrinho

O líder da bancada socialista no Parlamento Europeu (PE), Carlos Zorrinho, disse esperar que as promessas hoje feitas pela presidente da Comissão Europeia "não fiquem presas na burocracia institucional" nem nos votos do Conselho da UE.

Propostas não devem "ficar presas na burocracia" da UE, diz Zorrinho
Notícias ao Minuto

15:15 - 16/09/20 por Lusa

Mundo Estado da União

A intervenção da presidente da Comissão Europeia, Ursula von der Leyen, foi "muito importante enquanto discurso mobilizador, mas também sabemos que no passado muitas promessas foram feitas que depois ficaram presas na burocracia institucional e muitas vezes também nos votos do Conselho [da União Europeia]", disse Zorrinho, em declarações à agência Lusa.

O eurodeputado sublinhou ainda que o discurso de Von der Leyen muda a perceção da UE.

"Esta já não é a Europa da 'troika', não venham agora alguns países frugais ou liberais, sejam eles quais forem, voltar a querer recuar àquilo que foram tempos muito maus para a União Europeia e que agora a pandemia nos obriga a pensar que não vamos voltar atrás e temos que nos preparar para que isso não volte a acontecer", disse.

Zorrinho destacou, nas propostas da Comissão Europeia, a criação de uma Europa da saúde, com muito maior coordenação nas respostas e a de salário mínimo europeu.

Também a aposta nos recursos próprios da UE é uma proposta que destacou, considerando que, sem estes, nomeadamente a taxa carbono e a taxa sobre as multinacionais digitais, o bloco "dificilmente poderá manter a sua forma de financiamento solidário".

Ursula von der Leyen proferiu hoje perante o PE o seu primeiro discurso do Estado da União [Europeia] e o primeiro em Bruxelas, uma prática iniciada em 2010 por José Manuel Durão Barroso, no seu segundo mandato com presidente da Comissão Europeia.

Recomendados para si

Seja sempre o primeiro a saber.
Acompanhe o site eleito pelo quarto ano consecutivo Escolha do Consumidor.
Descarregue a nossa App gratuita.

Apple Store Download Google Play Download

Campo obrigatório