Meteorologia

  • 20 ABRIL 2024
Tempo
16º
MIN 15º MÁX 23º

AO MINUTO: Treinador dos leões infetado; Mais 605 casos em Portugal

Acompanhe aqui AO MINUTO os mais recentes desenvolvimentos sobre a Covid-19 em Portugal e no Mundo.

AO MINUTO: Treinador dos leões infetado; Mais 605 casos em Portugal
Notícias ao Minuto

08:40 - 16/09/20 por Andrea Pinto

Mundo Covid-19

Portugal registou, esta terça-feira, mais 605 casos de Covid-19 e três mortes. No total, o país acumula 1.878 mortes e  65.626 infetados com o vírus SARS-CoV-2. 

Hoje, as ministras da Segurança Social, Ana Mendes Godinho, e da Saúde, Marta Temido, foram ser ouvidas no Parlamento sobre os surtos de Covid-19 ocorridos em lares de idosos, como o que ocorreu em Reguengos de Monsaraz. Esta audição acontece no seguimento de requerimentos apresentados pelo PSD, CDS e PAN.

Ainda no nosso país, mais de 100 personalidades portuguesas subscreveram a campanha 'Vacina para todos', que defende "o acesso universal, justo, simultâneo e equitativo" a uma futura vacina contra a Covid-19. Entre os subscritores estão vários profissionais de saúde e figuras como o ex-Presidente da República Ramalho Eanes e os cardeais José Tolentino Mendonça e Manuel Clemente.

Destaque também para um estudo que dá conta de que dos dez milhões de casos de Covid-19 no mundo, 10% diz respeito a profissionais de saúde.

Consulte os mapas da evolução da pandemia do novo coronavírus em Portugal e no Mundo.

Acompanhe aqui AO MINUTO os mais recentes desenvolvimentos sobre a Covid-19 em Portugal e no Mundo:

15h10 - Este registo termina aqui.

15h09 - A escola básica de S. Mamede, em Braga, está provisoriamente sem professoras titulares de turma, depois de uma ter testado positivo à covid-19 e as outras três terem sido colocadas em isolamento profilático

15h05 - Portugal regista, esta terça-feira, 605 novos casos de Covid-19 e três mortes, segundo os dados do boletim epidemiológico da DGS. Confira os números da Covid-19 no nosso país aqui.

15h00 - Um utente entre os 22 infetados pela Covid-19 no Lar de São Miguel, em Arruda dos Vinhos, morreu. Segundo o delegado de saúde local, a vítima mortal encontrava-se internada no Hospital de Vila France de Xira.

14h30 - Rúben Amorim, treinador do Sporting, testou positivo à Covid-19. Há ainda nove jogadores dos leões infetados com vírus SARS-CoV 2, segundo avança a TVI 24.

14h06 - O Serviço de Estrangeiros e Fronteiras (SEF) está a aguardar pelo resultado dos testes à covid-19 efetuados aos migrantes indocumentados que na terça-feira desembarcaram na ilha Deserta, na Ria Formosa, concelho de Faro.

13h55 - O primeiro-ministro britânico, Boris Johnson, atribuiu a escassez de testes à Covid-19 no Reino Unido, e que gerou queixas de sectores como a educação e a saúde, a "um aumento colossal da procura", em parte de pessoas "sem sintomas", noticia a Efe.

13h45 - O número de infetados com o novo coronavírus no lar da aldeia de Santa Luzia, no concelho alentejano de Ourique, subiu hoje para 27. O primeiro caso foi diagnosticado este domingo a uma utente de 85 anos.

13h43 - O impacto da pandemia do novo coronavirus sobre a economia provocará este ano uma queda da atividade de 4,5%, uma estimativa que revê em alta os cálculos anteriores da OCDE. Contudo, continua a prever-se que a recuperação seja lenta e incerta.

13h30 - António Costa assina esta tarde um acordo para o aumento da capacidade de testagem, no âmbito da Covid-19. A cerimónia acontece na sede do Infarmed.

13h15 - Covid-19 no Mundo. A pandemia do novo coronavírus já causou a morte a mais de 936 mil pessoas e infetou mais de 29,6 milhões em todo o mundo desde dezembro, segundo um balanço da agência AFP baseado em dados oficiais.

13h12 - A região de Madrid vai tomar medidas "mais drásticas" para travar o avanço da Covid-19, como o "confinamento seletivo" em áreas da cidade com uma maior incidência da pandemia. As medidas, que incluem restrições à mobilidade, irão muito provavelmente afetar os bairros do sul da cidade com forte presença da classe trabalhadora. 

12h50 - Eli Lipman, tem nove anos, e a par do pai, luta contra a Covid-19 desde março. Os dois fazem parte do grupo de pessoas conhecidas como "os infetados de longo curso", isto é, os que são diagnosticados com a doença e que padecem dos sintomas de Covid-19 durante vários meses. COnheça a sua história aqui.

12h15 - Os Bombeiros Voluntários de Vila Pouca de Aguiar têm quatro elementos com covid-19, três deles detetados após testes realizados aos bombeiros em contacto com o primeiro caso positivo. O primeiro caso de infeção foi descoberto na sexta-feira, fez saber o autarca de Vila Pouca de Aguiar.

12h05 - A GNR volta a lembrar de que forma se deve usar a máscara, para travar o vírus da Covid-19.

12h00 - O Papa Francisco lamentou hoje que os cuidadores de idosos ou de pessoas mais fracas "não recebam o reconhecimento ou a remuneração que merecem". O pontífice iniciou a sua catequese explicando que nesta época de pandemia "devemos apoiar aqueles que cuidam dos mais fracos, dos enfermos e dos idosos".

11h40 - Israel decidiu encerrar as escolas do país após registar um novo recorde de casos diários de infeção. Nas últimas 24 horas, o país registou mais 5 mil casos de infeção. Todas as instituições de ensino vão fechar a partir de amanhã, refere o El Pais.

10h56 - Noel Gallagher recusa-se a usar máscara em locais onde existe tal exigência, desafiando assim as regras levadas a cabo em muitos países. O músico falou sobre esta questão no podcast 'The Matt Morgan', dizendo que considerava o seu uso "um disparate"

10h53 - África registou 252 mortos devido à covid-19 nas últimas 24 horas, para um total de 33.047 óbitos, e tem um acumulado de 1.365.689 infetados, segundo os números mais recentes da pandemia no continente.

10h44 - O Governo vai criar uma linha telefónica de apoio aos lares a funcionar 24 horas por dia e avançar com testagem a covid-19 de trabalhadores por níveis de risco.

10h40 - A França encerrou 81 escolas e 2.100 turmas após o registo de casos positivos de covid-19, disse hoje o ministro da Educação de França, duas semanas após a reabertura das escolas.

10h35 - O município da Guarda vai manter os horários de funcionamento dos estabelecimentos comerciais do concelho durante o estado de contingência que está em vigor para fazer face à pandemia causada pela covid-19.

10h20 - A ministra da Saúde, referindo-se ao caso de um lar em Vila Real, afirmou que "as coisas não aconteceram de igual forma no país porque as pessoas são são iguais". Assim, esclareceu, apesar de todos saberem que "a pandemia estava a crescer", nem todos "conseguiram preparar-se adequadamente". 

"O Estado aprende, tenta corrigir e aperfeiçoar a sua ação, não enjeita responsabilidade", atirou Marta Temido.

10h05 -  Ana Mendes Godinho afirmou que "desde de março, que temos estado em permanente trabalho para garantir que implementamos, em cada momento, medidas extraordinárias que o momento que vivemos implica". A ministra garante que a "grande preocupação [do governo] foi ajudar as instituições a ter capacidade de resposta", motivo pelo qual realizaram "um reforço financeiro" de 120 milhões de euros a estas instituições, o que representa o seu reconhecimento da necessidade "de maior investimento e  requalificação das respostas sociais"

A governante lembrou que em Portugal há 2.527 lares com 99.500 pessoas, 60% destas têm mais de 80 anos. No total nacional, atualizou, há 35 surtos de Covid-19 ativos em lares.

A ministra referiu ainda que um dos problemas nos lares, como aconteceu em Reguengos de Monsaraz, foi ficarem sem recursos em termos de trabalhadores uma  vez que também estes são infetados e são obrigados a ficar em casa. "A segurança social em Reguengos, mal teve conhecimento da situação, teve que mobilizar recursos excepcionais", lembrou.

09h58 - As ministras da Segurança Social, Ana Mendes Godinho, e da Saúde, Marta Temido, já estão a prestar declarações no parlamento sobre os surtos de covid-19 ocorridos em lares de idosos. Acompanhe a audição em direto aqui

09h25 - A presidente da Comissão Europeia defendeu hoje, durante o discurso do Estado da União, em Bruxelas, que a crise da pandemia da Covid-19 deixou claro que chegou o momento de construir uma União da Saúde Europeia reforçada. Ursula von der Leyen apontou que, para tornar essa nova política de saúde europeia reforçada uma realidade, o primeiro passo proposto pelo seu executivo é "reforçar e dar mais poder à Agência Europeia do Medicamento e ao Centro Europeu de Controlo e Prevenção de Doenças".

A governante  anunciou ainda que vai propor em breve um quadro legal com vista a garantir um salário mínimo para todos os cidadãos na Europa.

09h15 - Frustrados, indignados e exaustos. É este o estado em que os médicos em Portugal estão, numa altura em que o país se encontra à beira de uma (cada vez mais certa) segunda vaga da pandemia que, pela primeira vez, se misturará com a época da gripe. Em entrevista ao Notícias ao Minuto, o secretário-geral do Sindicato Independente dos Médicos (SIM) critica o excesso de otimismo e a tentativa permanente do Governo de "dourar a pílula". Confira a entrevista completa aqui.

09h07 - A Alemanha regista, esta terça-feira,  1.901 casos de infeção e seis mortos. No total, o país contabiliza mais de 263 mil infetados e 9.368 vítimas mortais, segundo os dados do Instituto Robert Koch.

08h56 - A República Dominicana iniciou o Plano de Recuperação de Turismo Responsável. Numa nota enviada ao Noticias ao Minuto, informa-se que o ministro do Turismo, David Collado, está a trabalhar em conjunto com diferentes setores nos últimos detalhes antes da entrada em vigor das novas disposições e protocolos sanitários deste plano e que inclui assistência gratuita aos visitantes.

08h55 - Na Indonésia, aqueles que sejam apanhados sem máscara de proteção podem ser condenados a abrir covas num cemitério de Ngabetan, para as vítimas mortais da Covid-19. O objetivo é castigar os incumpridores e compensar a falta de coveiros neste cemitério, escreve o The Jakarta Post.

08h29 - Nos EUA, cerca de 75% dos menores que morreram infetados com covid-19 eram hispânicos, afro-americanos e dos povos nativos, o que demonstra que a mortalidade afeta mais as minorias desfavorecidas.

08h11 - Cerca de três milhões de trabalhadores da saúde foram infetados pela covid-19, o que representa 10% dos quase 30 milhões de casos registados no mundo, refere um estudo apresentado pelo Conselho Internacional de Enfermagem.

07h43 - Mais de cem personalidades portuguesas subscreveram a campanha 'Vacina para todos', que defende "o acesso universal, justo, simultâneo e equitativo" a uma futura vacina contra a covid-19, apoiando-se no "princípio ético de uma só família humana".

07h06 - A maioria dos estudantes que participou num inquérito nacional disse ter sido vítima de ciberbullying durante a pandemia, um problema que afetou mais os rapazes, os jovens de famílias com menos rendimentos e os estudantes gays e lésbicas

07h00 - Mais um dia sem casos. A China atingiu hoje 31 dias consecutivos sem registar infeções locais de covid-19, já que os 12 casos diagnosticados nas últimas 24 horas são todos oriundos do exterior.

06h33 - As ministras da Segurança Social, Ana Mendes Godinho, e da Saúde, Marta Temido, vão ser ouvidas hoje no parlamento sobre os surtos de covid-19 ocorridos em lares de idosos. As governantes irão prestar esclarecimentos numa audição conjunta nas comissões parlamentares de Saúde e de Trabalho e Segurança Social na sequência de requerimentos apresentados pelo CDS-PP, PSD e pelo Pessoas-Animais-Natureza (PAN), que afirmam que a incapacidade de "prevenir e combater recorrentemente a ocorrência de surtos em lares é gravíssima" e consideram que "a desresponsabilização e a desvalorização das gravíssimas ocorrências que culminaram na morte de 18 pessoas num lar de Reguengos de Monsaraz é politicamente incompreensível e humanamente inaceitável".

06h26 -Os Estados Unidos registaram 1.250 mortes causadas pela covid-19 e 51.406 infetados nas últimas 24 horas

06h20 - O México registou 629 mortes causadas pela covid-19 e 4.771 contágios nas últimas 24 horas. O México é o sétimo país com o maior número absoluto de infeções e o quarto em mortes

06h01 - A Índia registou mais 90.123 casos de covid-19 nas últimas 24 horas, ultrapassando os cinco milhões de infetados desde o início da pandemia. O país contabilizou ainda 1.290 mortes.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório