Meteorologia

  • 28 MARçO 2024
Tempo
15º
MIN 11º MÁX 18º

Covid-19: Município da Guarda mantém os horários do comércio

O município da Guarda vai manter os horários de funcionamento dos estabelecimentos comerciais do concelho durante o estado de contingência que está em vigor para fazer face à pandemia causada pela covid-19.

Covid-19: Município da Guarda mantém os horários do comércio
Notícias ao Minuto

10:04 - 16/09/20 por Lusa

País Covid-19

O presidente da Câmara Municipal da Guarda, Carlos Chaves Monteiro, refere, num edital publicado na terça-feira, que os estabelecimentos "podem manter o horário de abertura que detinham antes da entrada em vigor" da Resolução do Conselho de Ministros n.º 70-A/2020.

Segundo o documento, os estabelecimentos comerciais "encerram entre as 20:00 e as 23:00, podendo o horário de encerramento já detido se manter, desde que respeite este intervalo".

Para a decisão "foram obtidos pareceres favoráveis da autoridade local de saúde e das forças de segurança", lê-se.

Carlos Chaves Monteiro referiu à agência Lusa que o município decidiu manter "a mesma disponibilidade horária que já existia", mas que, caso ocorram situações de contágio por covid-19, ponderará "alguma redução dos horários" dos estabelecimentos comerciais.

"Não havendo nada que limite esse horário, iremos ao encontro daquilo que é a necessidade comercial e das empresas em ter o seu estabelecimento aberto, porque não queremos, de forma injustificada, prejudicar ainda mais a economia local", justificou.

O Governo aprovou em Conselho de Ministros um conjunto de "medidas preventivas" que estão a ser aplicadas desde terça-feira, estando Portugal continental em situação de contingência para controlar a pandemia, considerando o período de regresso às escolas e ao trabalho.

Os ajuntamentos de pessoas ficam limitados a 10 pessoas, a abertura dos estabelecimentos comerciais será feita a partir das 10:00, "com exceções como sejam pastelarias, cafés, cabeleireiros e ginásios", e é imposta a limitação do horário de encerramento dos estabelecimentos entre as 20:00 e as 23:00, por decisão municipal "em função da realidade específica" em cada concelho.

A pandemia de covid-19 já provocou pelo menos 929.391 mortos e mais de 29,3 milhões de casos de infeção em 196 países e territórios, segundo um balanço feito pela agência francesa AFP.

Em Portugal, morreram 1.875 pessoas dos 65.021 casos de infeção confirmados, de acordo com o boletim mais recente da Direção-Geral da Saúde.

A doença é transmitida por um novo coronavírus detetado no final de dezembro de 2019, em Wuhan, uma cidade do centro da China.

Depois de a Europa ter sucedido à China como centro da pandemia em fevereiro, o continente americano é agora o que tem mais casos confirmados e mais mortes.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório