Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
16º
MIN 14º MÁX 21º

Mahmoud Abbas diz que não haverá paz sem fim da ocupação de territórios

O Presidente palestiniano afirmou hoje que "não haverá paz" no Médio Oriente sem o "fim da ocupação" de territórios palestinianos, ao reagir aos acordos de normalização das relações dos Emirados Árabes Unidos e do Bahrein com Israel.

Mahmoud Abbas diz que não haverá paz sem fim da ocupação de territórios
Notícias ao Minuto

21:50 - 15/09/20 por Lusa

Mundo Palestina

"Não haverá paz, segurança ou estabilidade para ninguém na região sem o fim da ocupação e o respeito pelos direitos totais do povo palestiniano", disse Mahmoud Abbas, numa declaração publicada em reação aos acordos assinados, em Washington, pelo primeiro-ministro israelita, Benjamin Netanyahu, e os ministros dos Negócios Estrangeiros do Bahrein e dos Emirados.

Os palestinianos têm acusado, nas últimas semanas, os Emirados Árabes Unidos e o Bahrein de trair o "consenso árabe", que fazia da resolução do conflito israelo-palestiniano uma condição prévia para a normalização de relações com o Estado judaico.

"As tentativas de contornar o povo palestiniano terão sérias repercussões sobre as quais os Estados Unidos da América e a ocupação israelita terão de assumir responsabilidades", declarou o Presidente palestiniano sem precisar quais serão as repercussões.

O Presidente dos EUA, Donald Trump, presidiu hoje, na Casa Branca, à assinatura de dois acordos diplomáticos entre Israel e dois países do Golfo, Emirados Árabes Unidos e Bahrein, que prometem mudar o equilíbrio de forças no Médio Oriente.

O primeiro-ministro israelita, Benjamin Netanyahu, e os ministros dos Negócios Estrangeiros do Bahrein e dos Emirados, Abdullatif al-Zayani e Abdullah bin Zayed Al Nahyan, respetivamente, assinaram o acordo de restabelecimento de relações com Israel, que ficarão com a designação de Acordos de Abraão, em homenagem ao patriarca das três principais religiões monoteístas.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório