Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
16º
MIN 13º MÁX 19º

AO MINUTO: Marcelo esperava 100 casos/dia. Brasil supera 125 mil mortes

A pandemia de coronavírus já infetou 26,5 milhões de pessoas no mundo. Mais de 870 mil pessoas morreram e 18,7 milhões recuperaram do vírus. Acompanhe aqui AO MINUTO os mais recentes desenvolvimentos sobre a Covid-19 em Portugal e no Mundo.

AO MINUTO: Marcelo esperava 100 casos/dia. Brasil supera 125 mil mortes
Notícias ao Minuto

15:53 - 04/09/20 por Notícias Ao Minuto

Mundo Coronavírus

O boletim epidemiológico divulgado esta sexta-feira pela Direção-Geral da Saúde (DGS) deu conta de 406 novos casos de coronavírus e mais quatro mortes nas últimas 24 horas. Em termos acumulados, Portugal soma 59.457 casos de infeção por SARS-CoV-2 e 1.833 óbitos. O número de pessoas recuperadas subiu para 42.576. O número de casos já supera os 15 mil

Na conferência de imprensa desta sexta-feira, a secretária de Estado Adjunta e da Saúde, Jamila Madeira, disse que o crescimento no número de casos diários "merece naturalmente preocupação"

No entanto, a secretária de Estado frisou que o "país está mais bem preparado, mais focado no que é preciso fazer". Jamila Madeira sublinhou ainda que "o SNS está a fazer a sua parte na preparação de um período muito desafiante e complexo".

A governante salientou também que a aplicação StayAway Covid "tem sido já largamente disseminada" e que foi descarregada por quase meio milhão de pessoas

Os Estados Unidos são o país mais afetado pela pandemia de coronavírus. Segue-se o Brasil, que ultrapassou esta quarta-feira a marca dos quatro milhões de contágios. A Índia, a Rússia, o Peru, a Colômbia, a África do Sul e o México são outros dos países mais atingidos pelo vírus. 

Acompanhe aqui AO MINUTO os mais recentes desenvolvimentos sobre a Covid-19 em Portugal e no Mundo.

00h00 - Suspendemos aqui o registo de hoje. O acompanhamento será retomado na manhã de sábado. Já sabe, consulte a informação no site da DGS e acompanhe sempre as comunicações das autoridades competentes. Caso tenha sintomas:

SNS24 de Portugal Continental: 808 24 24 24

SNS24 da Madeira: 800 24 24 20

SNS24 dos Açores: 808 24 60 24

Só quer tirar dúvidas? Não assoberbe as linhas telefónicas: atendimento@sns24.gov.pt

23h55 - Pode consultar neste mapa interativo a evolução da pandemia de coronavírus no mundo. 

23h47 - Marcelo Rebelo de Sousa, afirmou hoje que tinha a expectativa que Portugal registasse apenas 100 casos de Covid-19, ou menos, por dia, no início de setembro, mas considerou a situação "controlada e estável".

23h44 - A área de isolamento nas escolas para suspeitos de Covid-19 só deve ser utilizada por uma pessoa, devendo optar-se por outras salas para acolher outros casos que apareçam em simultâneo, recomendou hoje a Direção-Geral da Saúde (DGS).

23h40 - Um dia depois de ter ultrapassado os quatro milhões de infetados com o coronavírus, o Brasil superou esta sexta-feira as 125 mil mortes provocadas pela Covid-19. O Ministério da Saúde revelou hoje que foram identificados 50.163 casos de contágio e morreram mais 888 pessoas no espaço de 24 horas. Em termos globais, o Brasil soma 4.091.801 casos positivos e 125.502 óbitos

De acordo com os dados das autoridades de saúde brasileiras, 3.278.243 pessoas recuperaram do vírus.

22h34 - O Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, disse hoje que a sua perspetiva sobre a realização da Festa do Avante! "não é tão otimista" como a perceção da Direção-Geral da Saúde (DGS) e do PCP.

"Não escondo, e tive ocasião de dizer aos responsáveis do PCP, de uma forma cordial, mas muito franca, que a minha perceção não é tão otimista como a perceção da DGS e como a perceção do partido", considerou o chefe de Estado, à margem de uma visita ao município de Castro Marim

21h39 - Os ministros da Educação e da Saúde sublinharam hoje que o regresso às aulas presenciais no contexto da pandemia da Covid-19 não é uma situação completamente nova para muitas escolas, que já tinham reaberto em meados de maio

"As escolas já têm um conhecimento refinado e profundo sobre o que tinham de fazer para se preparar, mas sabemos que agora temos uma nova situação. Temos mais alunos em cada um dos nossos estabelecimentos de ensino, temos uma abertura maior da nossa sociedade e temos todos de trabalhar porque sabemos que ainda assim o risco não é zero", disse Tiago Brandão Rodrigues. 

21h19 - As escolas só serão encerradas em caso de "elevado risco" e o rastreio de quem esteve em contacto com doentes Covid-19 será feito "preferencialmente nas 12 horas seguintes à identificação do caso", recomenda a Direção-Geral da Saúde (DGS).

Estas são algumas das medidas previstas no 'Referencial Escolas -- Controlo da transmissão de Covid-19 em contexto escolar', que foi publicado hoje.

20h43 - A pandemia de Covid-19 acentuou os comportamentos de risco de doentes crónicos e, a longo prazo, tal poderá sobrecarregar os serviços de saúde dos países, revela um relatório da Organização Mundial de Saúde (OMS) hoje divulgado.

O relatório da OMS indica que a pandemia e as medidas adotadas pelos países para a conter, em particular o confinamento, aumentaram certos comportamentos de risco, como a falta de atividade física, as dietas pouco saudáveis e o consumo abusivo de álcool.

20h24 - O líder indígena brasileiro Raoni Metuktire, que se tornou símbolo da luta pela preservação da floresta amazónica, recebeu hoje alta hospitalar após recuperar da Covid-19, doença que foi-lhe diagnosticada há uma semana.

20h22 - A Autoridade de Saúde da Madeira informou hoje que se registaram quatro novos casos positivos de Covid-19 na região, reportando um total de 46 situações ativas e um cumulativo de 171 doentes. 

20h20 - Testes da última fase de uma futura vacina desenvolvida na Rússia contra a Covid-19 devem ser aplicados no Brasil em outubro, segundo informações divulgadas hoje pelo governo estado do Paraná. 

20h11 - O surto de Covid-19 em Vila Verde conta com 82 infetados, surgindo "entre três a quatro casos" por dia, mas "está controlado", disse à Lusa o presidente daquela autarquia do distrito de Braga.

20h09 - O CDS-PP pediu hoje ao presidente da Assembleia da República, Eduardo Ferro Rodrigues, que na reunião da Comissão Permanente do parlamento marcada para a próxima quinta-feira seja discutido o tema dos "surtos de Covid-19 registados em lares de idosos".

19h57 - A Direção-Geral da Saúde (DGS) publicou esta sexta-feira um referencial para as escolas relativamente ao controlo da transmissão de coronavírus

Este documento pretende apresentar informação sobre a Covid-19, assim como medidas a implementar para prevenir e controlar a transmissão de SARS-CoV-2 "no que respeita à gestão de casos, contactos e surtos de Covid-19 em contexto escolar".

Pode consultar o documento aqui: Referencial Escolas - DGS

19h50 - França registou 8.975 novos casos de Covid-19 nas últimas 24 horas, um recorde absoluto desde o início da pandemia no país, revelaram hoje as autoridades. França totaliza 309.156 casos positivos

Nas últimas 24 horas houve 18 mortos em meio hospitalar. As autoridades de saúde procederam a uma correção no número de vítimas mortais nos lares, tendo retirado 38 óbitos associados à Covid-19. Por esse motivo, o total de mortes em França esta sexta-feira é mais baixo do que ontem. Situa-se em 30.686

18h38 - A Organização Mundial da Saúde (OMS) assegurou hoje que não será recomendada nem utilizada uma vacina para a Covid-19 se não for comprovada a sua eficácia e segurança

"Quero garantir ao público que a OMS não recomendará nenhuma vacina que não seja segura e eficaz", afirmou o diretor-geral da organização, Tedros Adhanom Ghebreyesus, insistindo que as vacinas em teste, apesar de "promissoras, só serão utilizadas quando forem eficazes e seguras".

Segundo dados da OMS, havia na quinta-feira 34 vacinas candidatas à Covid-19 em ensaios clínicos, oito das quais na fase final 3, que antecede o pedido de autorização de comercialização.

18h05 - As crianças que cheguem a centros de acolhimento vão deixar de estar obrigadas ao isolamento profilático, anunciou hoje a diretora-geral da Saúde, Graça Freitas, considerando que a norma deixa de se aplicar com o início das aulas.

17h57 - Itália registou esta sexta-feira o número de casos diários mais elevado desde o dia 2 de maio, quando foram detetados 1.900 casos de infeção. Segundo os dados divulgados hoje pela proteção civil italiana, no espaço de 24 horas 1.733 pessoas testaram positivo para o coronavírus. As autoridades revelaram ainda que 11 pessoas morreram desde ontem

Itália contabiliza 274.644 infeções e 35.518 óbitos desde o início da pandemia. Mais 537 pessoas recuperaram do coronavírus, o que aumentou o total de recuperações para 209.027

17h09 - Os dados divulgados esta sexta-feira pelo Departamento de Saúde e de Assistência Social britânico dão conta de 1.940 casos de infeção no espaço de 24 horas. Este é o número de casos diários mais elevado desde o dia 30 de maio no Reino Unido. Desde ontem verificaram-se mais 10 óbitos

No total, o Reino Unido contabiliza 342.351 casos confirmados e 41.537 vítimas mortais.

17h03 - Espanha está perto de superar o meio milhão de contágios por coronavírus. Esta sexta-feira, o Ministério da Saúde anunciou que foram diagnosticados 10.476 novos casos, dos quais 4.503 foram identificados nas últimas 24 horas

O número de infeções continua a progredir a um ritmo alarmante em Espanha. Outro dado preocupante foi o aumento no número de mortes. As autoridades de saúde reportaram 184 mortes, 41 desde ontem.

Espanha totaliza agora 498.989 casos positivos e 29.418 vítimas mortais desde o início da pandemia

16h39 - Há um novo surto num lar de Santarém. A residência sénior Quinta Valemonte tem 14 pessoas infetadas com Covid-19, das quais 10 são utentes e quatro são funcionários, revelou hoje à agência Lusa o coordenador da Proteção Civil Municipal. 

16h37 - Cerca de 400 profissionais vão integrar as Brigadas de Intervenção Rápida que deverão começar a funcionar este mês para dar apoio imediato a lares atingidos por surtos de Covid-19, anunciou hoje a ministra da Segurança Social, Ana Mendes Godinho

"As brigadas vão ter médicos, enfermeiros, psicólogos e auxiliares de técnicos de lares", afirmou a ministra

15h48 - O termo de responsabilidade que está a ser entregue aos desportistas e pais de menores que praticam desportos coletivos já foi corrigido, para especificar que os testes autorizados são no âmbito da infeção pelo novo coronavírus, informou hoje a diretora-geral da Saúde, Graça Freitas. 

Recomendados para si

;
Campo obrigatório