Documento que autorizava "todos os testes" a atletas já foi corrigido

O termo de responsabilidade que está a ser entregue aos desportistas e pais já foi corrigido, para especificar que os testes autorizados são no âmbito da infeção pelo novo coronavírus, informou hoje a diretora-geral da Saúde.  

Notícia

© Reuters

Lusa
04/09/2020 15:22 ‧ 04/09/2020 por Lusa

Desporto

Covid-19

Na quinta-feira, a Lusa noticiou que os desportistas e pais de menores que fazem desportos coletivos estavam a receber um documento para assinar que permitia aos clubes realizarem "todos os testes e exames laboratoriais" que pretendam, sem especificar serem no âmbito da covid-19.

Segundo Graça Freitas, o documento foi produzido na sequência de um conjunto de orientações da Direção-Geral da Saúde (DGS) para o regresso aos treinos e competições dos desportos coletivos federados no contexto da pandemia da covid-19 e, por isso, essa especificação estaria implícita.

No ponto em causa do termo de responsabilidade que estava a ser distribuído pelos atletas lia-se apenas: "Aceito submeter-me a todos os testes e exames laboratoriais determinados pela equipa médica do meu clube, federação ou pelas Autoridades de Saúde".

A frase já foi, no entanto, corrigida, segundo adiantou a diretora-geral durante a conferência de imprensa regular sobre a situação epidemiológica em Portugal, para especificar que os testes e exames autorizados são apenas aqueles relacionados com a covid-19.

"Vamos tornar mais específico que os testes que estão a ser autorizados são única e exclusivamente no âmbito da infeção pelo vírus SARS-CoV-2 que provoca a doença covid-19", disse Graça Freitas, corrigindo depois que essa alteração já foi feita, "para que não restem dúvidas".

No termo de responsabilidade, os atletas comprometem-se ainda a cumprir as medidas de prevenção e controlo da infeção por SARS-CoV-2, bem como o risco de contágio durante a prática desportiva, quer durante os treinos quer em contexto de competições.

O documento pode ser assinado pelos próprios atletas ou pelos encarregados de educação, quando estes são menores de idade.

Portugal regista hoje mais quatro mortes e 406 novos casos de infeção por covid-19, em relação a quinta-feira, segundo o boletim epidemiológico diário da Direção-Geral da Saúde (DGS).

De acordo com o boletim, desde o início da pandemia até hoje registam-se 59.457 casos de infeção confirmados e 1.833 mortes.

 

Partilhe a notícia

Escolha do ocnsumidor 2025

Descarregue a nossa App gratuita

Nono ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Rede social

Ataque aéreo de Israel mata o "Pelé da Palestina". Tinha 41 anos

Palestina

Ataque aéreo de Israel mata o "Pelé da Palestina". Tinha 41 anos

Liga portuguesa

ClubeJPts
1AVS00
2Alverca00
3Arouca00
4Benfica00
5C.D. Nacional00
6Casa Pia00
7Estoril00
8Estrela00
9FC Porto00
10Famalicão00
11Gil Vicente00
12Moreirense00
13Rio Ave00
14Santa Clara00
15Sp. Braga00
16Sporting00
17Tondela00
18Vitória SC00
Liga dos CampeõesLiga EuropaDesporomoção

Sobre rodas

Alpine vai continuar na F1? Novo CEO da Renault desfaz as dúvidas

Fórmula 1

Alpine vai continuar na F1? Novo CEO da Renault desfaz as dúvidas

Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas