Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
19º
MIN 15º MÁX 21º

Madeira reporta quatro novos casos e um total de 46 situações ativas

A Autoridade de Saúde da Madeira informou hoje que se registam quatro novos casos positivos de covid-19 na região, reportando um total de 46 situações ativas e um cumulativo de 171 doentes.

Madeira reporta quatro novos casos e um total de 46 situações ativas
Notícias ao Minuto

18:51 - 04/09/20 por Lusa

País Notícias Madeira

"Hoje há quatro novos casos positivos a reportar, pelo que a região passa a contabilizar um total cumulativo de 171 casos confirmados de covid-19", pode ler-se no boletim epidemiológico divulgado pelo Instituto da Administração de Saúde da Madeira (IASaúde).

A autoridade acrescenta que três dos novos casos são de transmissão local e o outro teve origem na região Norte de Portugal continental, tratando-se de "um viajante que permaneceu durante uma semana na Madeira".

Existem outras três situações que se encontram em fase de estudo, tendo sido feitas análises laboratoriais.

O IASaúde indica que o arquipélago reporta hoje "46 casos ativos, dos quais 31 são casos importados identificados no contexto das atividades de vigilância implementadas no Aeroporto da Madeira e 15 são casos de transmissão local".

Por outro lado, "há mais um caso recuperado", elevando para 125 o número de pessoas que conseguiram ultrapassar a infeção do novo coronavírus.

No que diz respeito aos doentes ativos no momento, "22 pessoas cumprem isolamento numa unidade hoteleira dedicada e 24 em alojamento próprio", menciona.

"À data, 17.352 pessoas estão a ser acompanhadas pelas autoridades de saúde dos vários concelhos da região, com recurso à aplicação MadeiraSafe, 8.253 destas pessoas estão em vigilância ativa", enuncia.

Quanto à realização dos testes de despiste da covid-19, o laboratório do Serviço Regional de Saúde da Madeira (Sesaram) processou 80.282 amostras até ao final do dia de quinta-feira.

Na operação de rastreio de viajantes nos portos e aeroportos da Madeira e do Porto Santo, a autoridade regional regista um total cumulativo de 46.387 de colheitas realizadas até às 17:00 de hoje.

Em termos cumulativos, o IASaúde soma 1.631 notificações na Madeira até à presente data, sendo que 1.460 deram resultado negativo.

A pandemia de covid-19 já provocou pelo menos 869.718 mortos e infetou mais de 26,3 milhões de pessoas em 196 países e territórios, segundo um balanço feito pela agência francesa AFP.

Em Portugal, morreram 1.833 pessoas das 59.457 confirmadas como infetadas, de acordo com o boletim mais recente da Direção-Geral da Saúde.

A doença é transmitida por um novo coronavírus detetado no final de dezembro, em Wuhan, uma cidade do centro da China.

Depois de a Europa ter sucedido à China como centro da pandemia em fevereiro, o continente americano é agora o que tem mais casos confirmados e mais mortes.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório