Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
16º
MIN 15º MÁX 21º

DGS publica referencial para escolas no contexto pandémico

O documento apresenta medidas a implementar para prevenir e controlar a transmissão de coronavírus nos estabelecimentos de ensino.

DGS publica referencial para escolas no contexto pandémico
Notícias ao Minuto

19:42 - 04/09/20 por Notícias Ao Minuto com Lusa

País Coronavírus

A Direção-Geral da Saúde (DGS) publicou esta sexta-feira um referencial para as escolas relativamente ao controlo da transmissão de coronavírus. O documento tem 43 páginas e também vai ser enviado pelo Ministério da Educação aos estabelecimentos de ensino. 

De acordo com o comunicado enviado pela DGS às redações, este referencial pretende apresentar informação sobre a Covid-19, assim como medidas a implementar para prevenir e controlar a transmissão de SARS-CoV-2 "no que respeita à gestão de casos, contactos e surtos de Covid-19 em contexto escolar".

"As medidas apresentadas têm como base os princípios de evidência e conhecimento científico, bem como a evolução da situação epidemiológica", destaca a DGS

Entre as medidas previstas no referencial da DGS, destaca-se que só em "situações de elevado risco" as autoridades de saúde optam pelo encerramento de uma escola. As primeiras opções passam por encerrar apenas uma ou várias turmas, ou então encerrar "uma ou mais zonas do estabelecimento de educação ou ensino".

O documento também aborda o rastreio de quem esteve em contacto com um doente. "O rastreio de contactos deve ser iniciado prontamente após a confirmação de um caso de Covid-19, preferencialmente nas 12 horas seguintes à identificação do caso, incluindo os contactos na escola (alunos, pessoal docente, pessoal não docente), os coabitantes e contactos de outros contextos que possam ser relevantes", lê-se no referencial.

No caso de as autoridades de saúde optarem pelo encerramento temporário da escola, a sua reabertura fica dependente de nova decisão daquelas autoridades no momento em que considerem que a situação epidemiológica está controlada e não representa risco para a comunidade escolar.

Durante a próxima semana o documento será objeto de contributos para ser "aperfeiçoado e consolidado", faz notar a DGS

Pode consultar aqui este documento com as normas da DGS para as escolas: Referencial Escolas - DGS 

[Notícia atualizada às 21h35]

Recomendados para si

;
Campo obrigatório