Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
17º
MIN 15º MÁX 21º

Surto em barco de pesca nos EUA sugere que anticorpos podem dar imunidade

Três pescadores foram poupados durante um surto que afetou as restantes pessoas que se encontravam a bordo da embarcação.

Surto em barco de pesca nos EUA sugere que anticorpos podem dar imunidade
Notícias ao Minuto

14:13 - 20/08/20 por Notícias Ao Minuto

Mundo EUA

Três pescadores de Seattle, nos Estados Unidos, que foram poupados durante um surto que afetou o resto das pessoas que se encontravam a bordo, pode ajudar a perceber a ligação direta entre os anticorpos e a imunidade ao contágio.

Foram recolhidas amostras de sangue antes do barco ter saído do porto, em maio, que indicavam que três das 122 pessoas a bordo tinham elevados níveis de anticorpos neutralizantes e que teriam sido infetados mas que tinham recuperado, conta o Seattle Times.

Nenhum dos membros da equipa testou positivo para a Covid-19 e apesar de seis dos tripulantes terem testado para anticorpos relacionados com o novo coronavírus, só três eram neutralizantes.

Dezoito dias depois de terem partido, o navio regressou à costa depois de um dos membros da tripulação se ter sentido mal e ter tido de ir ao hospital. Os restantes pescadores foram monitorizados nos dias seguintes e 104 pessoas acabaram por testar positivo para o vírus. Sendo que nenhum dos três que continham os anticorpos neutralizantes demonstrou ter sintomas ou ficou infetado.

"É um forte indício de que a presença de anticorpos neutralizantes está associada à proteção contra o vírus", explicou Alex Greninger, um investigador e diretor assistente do Laboratório de Virologia da Universidade de Washington, o que considera ainda serem "notícias que trazem esperança".

Segundo o jornal, as análises estatísticas indicam que não será provavelmente uma coincidência que os três membros da tripulação não tenham ficado infetados. Mas o estudo de Greninger não explica como outras 15 pessoas dentro do barco também não contraíram a doença, apesar de não terem anticorpos. O investigador sugere que isso aconteceu porque o tipo de funções que desempenhavam evitou que se expusessem ao contágio.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório