Meteorologia

  • 26 ABRIL 2024
Tempo
16º
MIN 12º MÁX 17º

AO MINUTO: Bebé é vítima mais nova em Portugal; Governo reforça 'stocks'

Acompanhe aqui AO MINUTO os mais recentes desenvolvimentos sobre a Covid-19 em Portugal e no Mundo.

AO MINUTO: Bebé é vítima mais nova em Portugal; Governo reforça 'stocks'
Notícias ao Minuto

08:05 - 19/08/20 por Silvia Abreu

Mundo Covid-19

Portugal contabiliza um total acumulado de 1.786 óbitos e 54.701 infetados com Covid-19, sendo que dois óbitos e 253 casos foram reportados nas últimas 24 horas.

Os casos confirmados em lares têm estado no centro das atenções devido ao surto no Lar de Reguengos, que já infetou 162 pessoas, maioritariamente utentes e funcionários, e vitimou 18 pessoas, entre as quais 16 utentes, uma funcionária do lar e um homem da comunidade.

António Costa assegurou, no entanto, que "a preocupação com lares está presente desde o primeiro minuto". "Sabemos que a população idosa é vulnerável e os lares são locais de maior risco", acrescentou.

Esta terça-feira, foi detetado um novo surto com 71 pessoas infetadas numa casa de repouso no concelho de Odivelas

Os Estados Unidos, o Brasil, a Índia e a Rússia os países do mundo com mais casos confirmados.

Consulte os mapas da evolução da pandemia do novo coronavírus em Portugal e no Mundo.

Acompanhe aqui AO MINUTO os mais recentes desenvolvimentos sobre a Covid-19 em Portugal e no Mundo:

15h44 - Este registo terminou. Pode continuar a acompanhar as atualizações desta quarta-feira aqui.

15h10 - Companhia aérea já devolveu milhões de euros. A Qatar Airways já devolveu mais de mil milhões de euros (1,2 mil milhões de dólares) em reembolsos a clientes que foram forçados a alterar os seus planos de viagens devido à pandemia de Covid-19, segundo um comunicado.

15h00 - 69 estruturas residenciais com casos.Durante a conferência de imprensa da DGS, a ministra da Saúde referiu que neste momento, "temos uma evolução positiva daquilo que são os casos detetados de Covid-19, no universo das estruturas residenciais para idosos - temos dado várias vezes nota desta evolução -, temos 69 estruturas desta tipologia onde há pessoas que são casos positivos", sublinhando que, no total, "há 563 residentes destas estruturas que são casos positivos" e "225 profissionais" infetados

14h54 - Como vão funcionar as escolas? Pais lamentam falta de informação. Pais e encarregados de educação lamentaram hoje a falta de informações concretas sobre como irá funcionar o próximo ano letivo, lembrando que este "não é um problema exclusivo das escolas, mas também das famílias".

14h52 - Atualização nos Açores. A região autónoma tem agora 18 casos ativos de Covid-19, depois de um homem diagnosticado com a doença ter viajado para o continente, à revelia das autoridades, e de não terem sido detetados novos casos nas últimas 24 horas.

14h50 - Nutricionistas querem 'take-away' nas cantinas escolares. No próximo ano letivo, as cantinas devem funcionar durante períodos mais alargados para que os alunos possam almoçar em horários diferentes, recomenda a Ordem dos Nutricionistas, que sublinha a necessidade de assegurar refeições completas, mesmo em regime 'take-away'.

14h47 - Há "152 surtos" da Covid-19 em Portugal, 74 são na região de Lisboa. A ministra da Saúde Marta Temido disse hoje que existem atualmente "152 surtos" no país. Estes distribuem-se do seguinte modo: 44 na Região Norte, seis no Centro, 74 em Lisboa e Vale do Tejo, 15 no Alentejo e 13 no Algarve. 

13h56 - Bebé de quatro meses é a vítima mais nova por Covid-19 em Portugal. A confirmação foi feita na habitual conferência de imprensa pela ministra da Saúde Marta Temido, que esclareceu que apesar de ter sido um caso "verificado como óbito de Covid-19, a situação de patologia da criança tinha outras condições associadas".

13h40 - Atualização em Portugal. Foram registados mais 253 novos casos e dois óbitos em Portugal, nas últimas 24 horas. O total acumulado de infetados sobe assim para 54.701 e o de vítimas mortais para 1.786. O número de recuperados é agora de 40.129, mais 193 do que ontem.

13h34 - Premier League: 14 casos positivos detetados em testes a 12 equipas. No regresso aos treinos, como manda o protocolo, as equipas estão a testar os seus jogadores e staff e dá conta o Daily Mail de uma estatística preocupante. 

É que das 12 equipas que já procederam a testes há pelo menos 14 casos positivos para Covid-19 já confirmados, o que alerta para a dificuldade que pode gerar o recomeço da temporada desportiva. 

13h11 - Testes em massa à população jovem na Corunha. O presidente do governo galego, Alberto Núñez Feijóo, anunciou, esta quarta-feira, a realização de testes em massa, na Corunha, à população com idades compreendidas entre os 18 e os 40 anos, reporta o El País.

13h00 - Mais de 22 milhões de casos no mundo. A pandemia do novo coronavírus já causou a morte a pelo menos 781.194 pessoas e infetou mais de 22 milhões em todo o mundo, desde dezembro, segundo um balanço da agência AFP, baseado em dados oficiais.

12h39 - Surto em Montemor-o-Novo. O total de infetados do surto de Covid-19 no concelho de Montemor-o-Novo, no distrito de Évora, subiu para 27, depois da deteção de dois novos casos positivos na terça-feira, informou hoje o município.

12h24 - Atualização no Irão. O país ultrapassou hoje as 20 mil mortes ligadas ao novo coronavírus, o maior número de vítimas mortais da pandemia até agora em qualquer país do Médio Oriente, indicou o Ministério da Saúde.

De acordo com a porta-voz do Ministério da Saúde, Sima Sadat Lari, o Irão conta agora com 350.200 infetados, entre os quais 20.125 mortos, desde que o país registou os primeiros casos em fevereiro.

12h20 - Castela-Mancha confina localidade de 4 mil habitantes. O vice-presidente do governo da região autónoma espanhola, José Luis Martínez Guijarro, confirmou hoje que já tem autorização jurídica para proceder ao confinamento da localidade de Villamalea, devido aos surtos de Covid-19, reporta o El País.

Com a localidade a registar 99 casos positivos, a decisão é "de carácter preventivo", informou Guijarro.

12h12 - Finlândia volta a impor quarentena a passageiros de 10 países. O país nórdico anunciou, esta quarta-feira, que vai reimpor a quarentena a passageiros provenientes de 10 países, que nas últimas duas semanas registaram novos surtos e mais de oito novas infeções por 100.000 habitantes. 

O controlo nas fronteiras vai ser reforçado aos viajantes que cheguem ou partam para a Dinamarca, Islândia e Noruega, países vizinhos da Finlândia, assim como a Alemanha, Grécia e Malta, que pertencem ao espaço europeu de livre circulação Schengen.

Além destes, os turistas de Chipre, Irlanda, San Marino e Japão vão também ser alvo de controlo reforçado nas fronteiras finlandesas e instruídos a respeitar uma quarentena de 14 dias.

12h03 - Surto em Mora. O número de pessoas infetadas com Covid-19 na vila de Mora, no distrito de Évora, subiu hoje para 48, mais duas do que na terça-feira, disse à agência Lusa o presidente do município.

11h49 - A primeira-ministra da Finlândia, Sanna Marin, disse hoje que testou negativo à Covid-19. Contudo, Marin, que fez o teste devido a leves sintomas, informou que vai continuar a trabalhar remotamente enquanto esses sintomas persistirem

"É importante não ir para o local de trabalho com sintomas e expor os outros. Os sintomas são leves", partilhou a chefe do governo finlandês, no Twitter.

11h33 - Comunidade de Madrid pede reforço de trabalhadores. Numa altura em que Espanha volta a enfrentar um aumento de casos de infeção, a comunidade de Madrid voltou a pedir trabalhadores para fazer frente à pandemia, reporta o El País. Em concreto, são necessários mais trabalhadores para identificar contactos e acompanhar pessoas que testaram positivo ao novo coronavírus.

11h21 - Atualização na Indonésia. O país reportou 1.902 novos casos e mais 69 mortes esta quarta-feira. De acordo com os dados do Ministério da Saúde, o país apresenta um total acumulado de 144.945 casos confirmados e 6.346 de óbitos.

11h13 - Governo decreta reforço de 'stocks' devido a imprevisibilidade de pandemia. O Governo avançou com o reforço dos 'stocks' de medicamentos e diversos equipamentos médicos, bem como da reserva estratégica nacional, devido à imprevisibilidade da pandemia de Covid-19, segundo um despacho publicado hoje em Diário da República.

No despacho assinado em 13 de agosto pela ministra da Saúde, Marta Temido, pode ler-se que os 'stocks' de medicamentos, dispositivos médicos, equipamentos de proteção individual, reagentes e outros materiais de laboratório devem ser reforçados em, "no mínimo, 20%, relativamente ao consumo registado no segundo semestre de 2019 quanto aos medicamentos, e relativamente ao consumo registado no primeiro semestre do ano em curso quanto aos demais produtos".

11h08 - Dados disponíveis revelam redução menos intensa da atividade em julho. O indicador de clima económico aumentou entre maio e julho, após ter atingido em abril o valor mínimo da série, segundo o INE.

10h46 - Atualização na Catalunha. A região espanhola contabiliza um total de 115.811 casos confirmados desde o início da pandemia, dos quais 817 foram reportados nas últimas 24 horas, avança o EL País. Já em termos de vítimas mortais, o total acumulado é de 12.907.

10h38 -  "Que triste seria se a vacina da Covid-19 desse prioridade aos mais ricos". O Papa Francisco alertou hoje contra a possibilidade de a futura vacina ser propriedade de apenas uma nação sem chegar a todos ou de ser dada prioridade aos mais ricos.

"Que triste seria se a vacina da Covid-19 desse prioridade aos mais ricos. Que triste seria se fosse propriedade de uma só nação e não de todos", defendeu o chefe da Igreja Católica durante a catequese que se realizou no Palácio do Vaticano por questões de segurança.

10h20 - Austrália defende que vacina deve ser obrigatória. O país lançou hoje um debate sobre a necessidade de os países tornarem obrigatória a futura vacina contra o coronavírus, numa altura em que as infeções voltaram a aumentar e as restrições se multiplicam em todo o mundo.

"Haverá sempre exceções por razões médicas, mas essa deve ser a única razão", defendeu o primeiro-ministro australiano, Scott Morrison, em entrevista à rádio 3AW, sublinhando que, por regra, "a vacinação deverá ser obrigatória".

Antecipando as críticas aos movimentos antivacinas, Morrison considerou que os riscos são demasiado grandes para permitir que a doença continue a espalhar-se livremente. "Estamos a falar de uma pandemia que destruiu a economia mundial e causou centenas de milhares de mortes em todo o mundo", disse.

10h06 - Atualização na Alemanha. Autoridades sanitárias contabilizam mais 1.510 casos de infeção confirmados no último dia, o maior número desde 1 de maio. São ainda reportadas mais sete mortes associadas ao vírus.

Desde o início da pandemia, o país contabiliza um total de 226.914 casos confirmados e 9.243 vítimas mortais.

10h00 - "Venham dizer-me que não há Covid". Marco Bellafiore é um dos vários profissionais de saúde que optou por utilizar o arcabouço da sua própria experiência na primeira linha de combate ao novo coronavírus como forma de alerta.

Perante o alastramento do movimento de pessoas anti-máscara, com manifestações nesse sentido em países como os Estados Unidos, Brasil e até mesmo Espanha, o enfermeiro italiano decidiu tomar uma posição de forma bastante explícita, numa publicação que categorizou, logo à partida, como “polémica”. 

09h45 - Grã-Bretanha aposta em testes em massa. A intenção é reforçar a capacidade de testagem à Covid-19 para conseguir conter o vírus e limitar as restrições que abalaram o mundo.

De acordo com a Reuters, o secretário da Saúde britânico, Matt Hancock, revelou que o governo está a testar uma série de testes mais rápidos, que podem fornecer resultados instantâneos, e espera que estes sejam implementados até ao final do ano.

09h37 - Rússia perto dos 940 mil casos confirmados. O país registou 4.828 novos casos e 117 mortes nas últimas 24 horas, reporta o The Moscow Times. Aquele que é o quarto país com mais casos confirmados no mundo desde o início da pandemia - atrás dos EUA, Brasil e Índia - contabiliza um total de 937.321 contágios e 15.989 vítimas mortais.

09h32  - Atualização nas Filipinas. O país reportou, esta quarta-feira, mais 4.650 casos de infeção e 111 mortes. Com esta atualização, o total acumulado de infetados sobe para 173.774 e o de vítimas mortais para 2.795.

09h24 - Mulher identificada por desrespeitar confinamento obrigatório em Mora. Uma mulher de 68 anos de idade foi identificada, esta terça-feira, pelo Comando Territorial de Évora da Guarda Nacional Republicana (GNR), através do Posto Territorial de Mora, por ter desrespeitado a medida de confinamento obrigatório que a autoridade de saúde pública lhe tinha decretado. 

09h16 - Rescisões em lay-off. Afinal, é ou não possível despedir? As empresas estão proibidas de despedir nos 60 dias que se seguem, mas a verdade é que pode haver dispensa de trabalhadores por mútuo acordo. Os sindicatos, como seria expectável, estão contra.

08h38 - 'Batman Solidário' alimenta sem-abrigo. Os habitantes mais desfavorecidos da capital do Chile viram as suas dificuldades agravadas com a chegada da pandemia do novo coronavírus. Para aliviar um pouco o fardo, um anónimo chileno, com dinheiro do seu próprio bolso, decidiu preparar cerca de 100 refeições por dia, em sua casa, e distribui-las por vizinhos em dificuldades e pessoas sem-abrigo - mas vestido de Batman. 

Notícias ao Minuto© REUTERS/Ivan Alvarado

08h31 - Cuba prestes a dar início a ensaios clínicos. Investigadores cubanos vão dar início aos ensaios clínicos de uma potencial vacina contra o novo coronavírus na próxima semana, reporta a CNN, que cita uma reportagem da Prensa Latina - agência de notícias estatal.

A potencial vacina - 'Sovereignty 01' - será testada em 676 pessoas, com idades compreendidas entre os 19 e 80. Os estudos, que decorrem de 24 de agosto a 11 de janeiro, serão divulgados em fevereiro de 2021.

08h18 - Comissão de Inquérito ao lar de Reguengos impedida de visitar instalações. No relatório lê-se que "não foi possível efetuar visita às instalações do lar (apenas às do pavilhão)", facto justificado pela instituição com uma "desinfeção e remodelação" do edifício.

07h40 - Atualização na China.  O país registou, nas últimas 24 horas, 16 casos de Covid-19, todos importados, anunciou hoje a Comissão de Saúde do país.

07h30 - As primeiras vacinas podem ser aprovadas no início de 2021 na Alemanha. O responsável pelo regulador de vacinas da Alemanha disse, em declarações à Reuters, que alguns cidadãos alemães podem vir a ser vacinados contra a Covid-19 no início de 2021.

Klaus Cichutekatual presidente do Instituto Paul Ehrlich, referiu que dados da fase 1 e 2 dos testes que decorreram para encontrar uma vacina indicam que alguns fármacos ativaram uma resposta de imunidade. "Se os dados da fase 3 mostrarem que essas vacinas são seguras e eficazes, as primeiras vacinas podem ser aprovadas no início de 2021, possivelmente com algumas condições", sublinhou.

07h26 - Atualização na Índia. O país contabilizou 1.092 mortes provocadas pela Covid-19 nas últimas 24 horas, um máximo diário desde o início da pandemia, elevando o total de óbitos para 52.888, indicou a Universidade Johns Hopkins.

07h23 - Atualização no México. O país registou 751 mortos e 5.506 casos de Covid-19 nas últimas 24 horas, de acordo com as autoridades mexicanas.

diretor de Epidemiologia, José Luis Alomia, indicou que 81.175 testes estão ainda a aguardar os resultados para confirmar a origem da infeção.

07h20 - Identificado mecanismo de infeção que pode levar a perda de olfato.A forte presença de uma enzima específica na zona do nariz responsável pelo olfato pode explicar a perda deste sentido em muitos pacientes com Covid-19, podendo funcionar como porta de entrada no organismo, segundo um estudo hoje publicado.

07h16 - Atualização nos Estados Unidos. O país registou nas últimas 24 horas mais 1.226 mortes causadas pela Covid-19 e 44.579 novos casos, de acordo com um balanço da Universidade Johns Hopkins.

07h00 - Lar de Odivelas anunciou 1.º infetado 4 dias após saber de outro caso. A Casa de Saúde e Repouso da Amoreira, situada na localidade da Ramada, em Odivelas tem 37 utentes e 34 funcionários infetados com Covid-19.

O surto foi revelado esta terça-feira, dia 18 de agosto. As autoridades garantiram que o primeiro caso positivo foi conhecido na passada quarta-feira, dia 12 de agosto, contudo, de acordo com a SIC Notícias, o lar já sabia há quatro dias que havia, pelo menos, um infetado entre os funcionários.

Num e-mail enviado ao familiar de um utente, ao início da tarde de sábado, dia 8 de agosto, a que o canal de televisão teve acesso, o lar informava que “uma funcionária testou positivo para a Covid-19”. Informações estas que não batem certas com as dadas pelo lar às várias entidades que hoje visitaram as instalações.

Bom dia. Pode acompanhar todas as incidências sobre o novo coronavírus aqui.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório