Meteorologia

  • 26 ABRIL 2024
Tempo
12º
MIN 12º MÁX 17º

AO MINUTO: Países liderados por mulheres responderam "melhor" à pandemia

A pandemia de coronavírus já infetou mais de 22 milhões de pessoas no mundo. 778 mil pessoas morreram e 14,8 milhões recuperaram do vírus. Acompanhe aqui AO MINUTO os mais recentes desenvolvimentos sobre a Covid-19 em Portugal e no Mundo.

AO MINUTO: Países liderados por mulheres responderam "melhor" à pandemia
Notícias ao Minuto

15:48 - 18/08/20 por Fábio Nunes

Mundo Coronavírus

O boletim epidemiológico sobre a evolução da pandemia de Covid-19 divulgado esta terça-feira pela Direção-Geral de Saúde (DGS) deu conta de 214 novos casos de infeção e mais cinco mortes nas últimas 24 horas. Em termos acumulados, Portugal contabiliza 54.448 casos de contágio e 1.784 óbitos. Foram registados mais 135 recuperados, o que aumentou o total de recuperações para 39.936

António Costa saiu hoje em defesa de Ana Mendes Godinho, após as críticas face às declarações da ministra do Trabalho, Solidariedade e Segurança Social, que admitiu não ter lido o relatório sobre o surto de coronavírus no lar de Reguengos de Monsaraz. 

O primeiro-ministro disse que "não vale a pena pedirem a demissão de um membro do Governo porque quando não tiver confiança [num ministro], resolvo o problema"

Foi detetado um surto na Casa de Saúde e Repouso da Amoreira, na Ramada, em Odivelas, segundo a TVI24. 71 pessoas testaram positivo para a Covid-19: 37 utentes e 34 funcionários

Os Estados Unidos são o país mais afetado pela Covid-19. Seguem-se o Brasil, a Índia, a Rússia, a África do Sul, o Peru e o México

Acompanhe aqui AO MINUTO os mais recentes desenvolvimentos sobre a Covid-19 em Portugal e no Mundo.

00h05 - Termina aqui o registo desta terça-feira. De manhã publicaremos um novo artigo no qual vai poder continuar a acompanhar os principais desenvolvimentos da pandemia em Portugal e no resto do mundo. E, não se esqueça: se sentir sintomas associados com o coronavírus ligue para a Linha SNS24 - 808 24 24 24.

00h03 - Neste mapa interativo pode acompanhar a evolução da pandemia de coronavírus no mundo. 

23h49 - O Ministério da Saúde brasileiro anunciou que nas últimas 24 horas foram identificados 47.784 novos casos de Covid-19 e morreram mais 1.352 pessoas. O Brasil totaliza nesta altura 3.407.354 casos de infeção por SARS-CoV-2 e 109.888 óbitos. 2,5 milhões de pessoas recuperaram da Covid-19

23h26 - Um estudo publicado pelo Centre for Economic Policy Research e o Fórum Económico Mundial sugere que os países liderados por mulheres tiveram uma resposta "sistematicamente e significativamente melhor" à pandemia de Covid-19. Em média, os países governados por mulheres entraram em quarentena mais cedo e registaram metade das mortes verificadas nos países liderados por homens.

O estudo analisou 194 países e salienta que a diferença é real e "pode ser explicada pelas respostas proativas e coordenadas" implementadas por governantes como Jacinda Ardern, na Nova Zelândia, Mette Frederiksen, na Dinamarca, Angela Merkel, na Alemanha, Sanna Marin, na Finlândia, ou Tsai Ing-Wen, em Taiwan. 

22h50 - Cabo Verde registou mais 50 novos infetados pelo novo coronavírus nas últimas 24 horas, elevando o total acumulado desde 19 de março a 3.253 casos da doença, revelou hoje o Ministério da Saúde. 

22h09 - Os casos de coronavírus no continente americano estão próximos dos 12 milhões, com mais de 400 mil mortes, refere a Organização Mundial da Saúde (OMS). 

22h00 - Angola registou mais 31 infeções pelo novo coronavírus e dois óbitos, somando 90 mortes por Covid-19, anunciou hoje o secretário de Estado para a Saúde Pública, Franco Mufinda.

20h40 - Os testes de despiste à Covid-19 feitos segunda-feira aos 31 pescadores de Vila do Conde deram todos resultados negativos, confirmou hoje o presidente da Associação Pró-Maior Segurança dos Homens do Mar.

20h23 - Cinco reclusos que trabalham na cozinha do Hospital Prisional de Caxias estão internados com Covid-19, obrigando à substituição dos restantes presos e trabalhadores externos que prestam serviço nas mesmas instalações, indicou a direção-geral de Reinserção e Serviços Prisionais (DGRSP).

20h03 - A autoridade para fazer auditorias a lares é exclusivamente do Governo, defendeu hoje o presidente das Misericórdias, criticando a auditoria "de moto-próprio" da Ordem dos Médicos em Reguengos de Monsaraz, e deixando rasgados elogios à ministra da tutela.

19h41 - A Madeira regista hoje dois novos casos positivos de Covid-19 e mais um doente recuperado, passando a região a contabilizar 29 infeções ativas, informou a autoridade regional de saúde.

19h28 - A Câmara de Montemor-o-Novo ativou o Plano Municipal de Emergência (PME) de Proteção Civil devido ao surto de Covid-19, que na segunda-feira registava 25 casos ativos naquele concelho do distrito de Évora, informou hoje a autarquia alentejana.

19h25 - O vice-presidente da Câmara Municipal de Odivelas, Edgar Valles, sublinhou que não há necessidade de retirar nenhum utente do lar onde foram diagnosticados 71 casos de Covid-19

"Concluiu o senhor delegado de saúde que a instituição consegue fazer essa separação efetiva [de doentes com Covid e doentes não infetados] não havendo qualquer necessidade de retirada de utentes", disse Edgar Valles, após uma visita à instituição privada.

19h22 - A maioria dos brasileiros (79%) acredita que a reabertura das escolas no país vai agravar a pandemia do novo coronavírus, segundo uma sondagem realizada pelo Instituto Datafolha.

19h20 - O governo brasileiro autorizou hoje a realização de testes no país de uma vacina contra o novo coronavírus, produzida pela farmacêutica Janssen-Cilag.

19h18 - As autoridades libanesas decretaram mais duas semanas de confinamento no país, a partir de sexta-feira e até 7 de setembro, após um aumento acentuado do número de casos de infeção pelo novo coronavírus

Nas últimas duas semanas o Líbano registou números recorde de contágios, incluindo um novo pico na segunda-feira, com 456 casos e duas mortes.

19h16 - Um perito da ONU alertou hoje que milhares de pessoas em todo o mundo estão a ser confrontadas com despejos forçados em plena pandemia da doença Covid-19, pedindo aos governos internacionais que travem e proíbam este tipo de ação

19h14 - Três idosos do Lar São José, no Barreiro, morreram após um foco de Covid-19, que continua a manifestar-se em 48 pessoas da instituição, informou hoje a Administração Regional de Saúde de Lisboa e Vale do Tejo (ARSLVT).

19h12 - A grande superfície comercial Intermarché, em Leiria, foi encerrada hoje após terem sido detetados dois casos positivos de Covid-19, disse à agência Lusa o presidente da Câmara de Leria, Gonçalo Lopes.

19h10 - O secretário-geral do Sindicato Independente dos Médicos (SIM) disse hoje que os médicos convocados pelas hierarquias para trabalhar no lar de Reguengos de Monsaraz não se furtaram ao cumprimento de quaisquer deveres, "antes os honraram"

"Os médicos, que se encontram exaustos no desempenho porfiado das tarefas assistenciais que sobre si impendem, esgotados no cumprimento de cargas de trabalho suplementar de períodos sucessivos de mais seis e de mais 12 horas diárias, para além de todos os limites semanais e anuais a que estão obrigados nos termos da lei e das convenções coletivas de trabalho em vigor, não faltaram à chamada nem abandonaram os seus doentes, defenderam-nos", frisou Jorge Roque da Cunha.

19h05 - O Ministério da Saúde francês referiu hoje que nas últimas 24 horas mais 2.238 testaram positivo para a Covid-19 e que morreram mais 22 pessoas. Em termos acumulados, França contabiliza 221.267 casos confirmados e 30.451 vítimas mortais

18h27 - O ministro da Saúde da Polónia, Lukasz Szumowski, anunciou hoje a demissão, citando razões pessoais, depois de acusações de irregularidades na aquisição de equipamentos de proteção para fazer face à pandemia de Covid-19, noticiou a agência polaca PAP.

18h25 - O Paquistão anunciou hoje que será realizada a partir do próximo mês no país a terceira fase de testes de uma possível vacina contra a Covid-19, desenvolvida na China, após aprovação do regulador de medicamentos paquistanês

18h23 - O secretário da Economia da Madeira, Rui Barreto, classificou hoje o novo regime de 'lay-off' como "complicado" e anunciou que o Governo Regional está a preparar um "apoio extraordinário" para proteger empresas e trabalhadores.

18h21 - A humidade elevada do ar pode prolongar em até 23 vezes o tempo de vida útil aérea de gotículas que transportam o novo coronavírus, que provoca a doença Covid-19, segundo cientistas da Universidade do Missouri, nos Estados Unidos. 

18h20 - A cadeia retalhista norte-americana Walmart surpreendeu hoje Wall Street com resultados trimestrais muito acima do esperado, devido a um aumento sem precedentes das suas vendas online durante a pandemia.

18h18 - Os colégios estão a ter mais procura por parte das famílias, segundo a Associação dos Estabelecimentos do Ensino Particular e Cooperativo (AEEP), que garante que a crise económica provocada pela pandemia de Covid-19 ainda não atingiu o setor.

18h17 - A freguesia de Ciborro concentra 10 dos 25 casos ativos de Covid-19 registados até segunda-feira no concelho de Montemor-o-Novo, no distrito de Évora, disse hoje à agência Lusa do município.

18h15 - A UGT considerou hoje "inaceitável" que as empresas que recorreram ao 'lay-off' simplificado possam fazer rescisões por mútuo acordo e exceder as quotas de acesso ao subsídio de desemprego, como indicou o Ministério do Trabalho, Solidariedade e Segurança Social. 

18h13 - Os bares dos comboios de longo curso da CP voltaram hoje a funcionar, permitindo o regresso à atividade dos trabalhadores da Risto Rail, que desmarcaram um protesto previsto para esta quarta-feira, adiantou o sindicato. 

17h56 - A empresa biotecnológica polaca Biomed anunciou hoje o lançamento da primeira fase de produção de um medicamento experimental contra a Covid-19 à base de plasma sanguíneo de mineiros que recuperaram da doença respiratória.

17h54 - A coordenadora do Bloco de Esquerda considerou hoje "muito infelizes" as declarações da ministra Ana Mendes Godinho sobre o lar de Reguengos porque as "tragédias nunca se relativizam", criticando a ausência de um projeto do Governo para alterar procedimentos e cuidados.

17h43 - O diretor da Administração Regional de Saúde (ARS) do Alentejo garante que não pressionou os profissionais de saúde, mas admitiu que, perante a recusa em prestarem cuidados de saúde aos utentes do lar de Reguengos de Monsaraz, a única posição que podia tomar era instaurar um processo disciplinar

"Não pressionei. O que disse, e que se veio a verificar, foi que, no contexto em que as pessoas se recusam a prestar cuidados, só me resta uma posição, que é instaurar um processo disciplinar, se as pessoas se recusam a cumprir aquilo que é de mais nobre, que é a prestação de cuidados de saúde a pessoas que pertencem ao Sistema Nacional de Saúde", referiu José Robalo numa entrevista à RTP 3. 

17h37 - O governo da Austrália fechou um acordo com a farmacêutica AstraZeneca para produzir uma vacina para a Covid-19. O primeiro-ministro Scott Morrison afirmou que se a vacina se revelar eficaz, será disponibilizada de forma gratuita a todos os australianos. 

16h54 - A proteção civil italiana divulgou o boletim epidemiológico desta terça-feira, que deu conta de 403 novos casos de Covid-19 e mais cinco mortes em 24 horas. Itália contabiliza 254.636 contágios e 35.405 vítimas mortais desde o início da pandemia de coronavírus

16h49 - O Departamento de Saúde e de Assistência Social do Reino Unido revelou que desde ontem foram diagnosticados 1.089 novos casos de Covid-19 e morreram mais 12 pessoas. O Reino Unido totaliza 320.286 pessoas que foram infetadas por SARS-CoV-2 e um número acumulado de 41.381 óbitos.  

16h46 - A tendência de subida de novos casos em Espanha continua. O Ministério da Saúde espanhol anunciou que nas últimas 24 horas foram registados 2.128 novos casos de contágio e morreram mais 24 pessoas. No total, Espanha regista 364.196 casos confirmados e 28.670 vítimas mortais desde o início da pandemia.

16h03 - Os colégios dizem estar a aplicar escrupulosamente as indicações da Direção-Geral da Saúde (DGS) para o reinício das aulas em setembro, sublinhando que tem de haver "bom senso" no momento de tomar medidas.

15h46 - As 1.203 análises realizadas nas últimas 24 horas nos Açores revelaram um novo caso de Covid-19, na ilha Terceira, e ainda quatro recuperações, todas na ilha de São Miguel, informou hoje a Autoridade de Saúde Regional. 

Recomendados para si

;
Campo obrigatório