Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
19º
MIN 15º MÁX 21º

Em julho, economia registou "contração menos intensa da atividade"

O indicador de clima económico aumentou entre maio e julho, após ter atingido em abril o valor mínimo da série, segundo o INE.

Em julho, economia registou "contração menos intensa da atividade"
Notícias ao Minuto

11:00 - 19/08/20 por Notícias Ao Minuto

Economia atividade económica

Os dados divulgados pelo Instituto Nacional de Estatística (INE), esta quarta-feira, revelam que em julho terá existido uma contração menos intensa da atividade económica, prolongando a tendência já verificada no mês anterior.

"Não considerando médias móveis de três meses, a informação disponível revela uma contração menos intensa da atividade económica em julho, quando comparada com o mês anterior. O indicador de clima económico aumentou entre maio e julho, após ter atingido em abril o valor mínimo da série", pode ler-se no relatório do INE.

Os indicadores de confiança aumentaram em todos os setores de atividade, de forma mais expressiva na indústria transformadora, de acordo com a agência de estatísticas O indicador de confiança dos consumidores diminuiu em julho, após ter recuperado nos dois meses anteriores.

Em Portugal, de acordo com a segunda estimativa rápida, a variação do PIB em volume no 2.º trimestre foi -16,3% em termos homólogos (diminuição de 2,3% no 1.º trimestre) e -13,9% em cadeia (-3,8% no trimestre anterior).

Os dados disponíveis revelam ainda que o montante global de levantamentos nacionais, de pagamentos de serviços e de compras em terminais de pagamento automático na rede multibanco diminuiu 9,7% em julho, em termos homólogos, após ter diminuído 14,4% em junho.

Por outro lado, as vendas de veículos automóveis registaram taxas de variação homóloga de -17,6% nos automóveis ligeiros de passageiros, -19,4% nos comerciais ligeiros e +67,3% nos veículos pesados (-56,3%, -36,0% e -67,0% em junho, respetivamente).

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório