Meteorologia

  • 23 ABRIL 2024
Tempo
15º
MIN 13º MÁX 24º

Eurogrupo. Centeno despede-se da liderança com mensagem de confiança

Sucessor de Mário Centeno na liderança do Eurogrupo é escolhido esta quinta-feira, pelo organismo informal.

Eurogrupo. Centeno despede-se da liderança com mensagem de confiança
Notícias ao Minuto

09:00 - 09/07/20 por Notícias Ao Minuto

Economia Centeno

Numa breve despedida do Eurogrupo - que irá conhecer um novo líder esta quinta-feira -, o antigo ministro das Finanças Mário Centeno fez um balanço, na rede social Twitter, alegando que no seu mandato foi reforçado o euro e as suas instituições, mas deixou também uma mensagem de confiança no futuro da Europa. 

"Amanhã é o meu último encontro enquanto presidente do Eurogrupo. No meu mandato, reforçamos o euro e as suas instituições. Enquanto nos maus momentos tornamos um Eurogrupo num gestor de crise mais eficaz, nos bons momentos assumimos um novo papel para o Eurogrupo, na condução das políticas económicas e orçamentais", escreveu o antigo ministro das Finanças. 

Os ministros das Finanças da zona euro vão eleger, esta quinta-feira, o novo presidente do Eurogrupo, numa reunião por videoconferência que assinala não só a despedida europeia de Mário Centeno e a estreia do ministro João Leão.

No vídeo partilhado na rede social Twitter, Mário Centeno elencou alguns dos trabalhos dos últimos meses, em jeito de balanço e salientou: "Isto deixa-me confiante sobre o futuro da Europa", terminou o antigo ministro das Finanças. 

Depois de Centeno ter anunciado, em junho, a sua saída do Governo e, consequentemente, abdicado de concorrer a um segundo mandato, três ministros avançaram com candidaturas à presidência do fórum informal de ministros das Finanças da zona euro: a espanhola Nadia Calviño, o irlandês Paschal Donohoe e o luxemburguês Pierre Gramegna.

O novo presidente, que participará já na conferência de imprensa no final da videoconferência, assumirá funções na próxima segunda-feira, 13 de julho, dado o mandato de Centeno expirar no dia 12, e liderará o Eurogrupo nos próximos dois anos e meio, até final de 2022.

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório