Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
15º
MIN 14º MÁX 21º

Bebé de quatro meses é a vítima mais nova da Covid-19 em Portugal

Esta é a primeira morte de uma criança por Covid-19 em Portugal.

Bebé de quatro meses é a vítima mais nova da Covid-19 em Portugal
Notícias ao Minuto

13:56 - 19/08/20 por Notícias Ao Minuto

País Covid-19

No boletim epidemiológico divulgado esta quarta-feira, dia 19 de agosto, a Direção Geral de Saúde (DGS) dá conta da primeira morte provocada pela Covid-19 na faixa etária entre os 0 e os 9 anos.

Posteriormente, na habitual conferência de imprensa da DGS, a ministra da Saúde esclareceu que se trata de uma "bebé de quatro meses" que estava internada no Centro Hospitalar de Lisboa Central.

Explicou a ministra que tratou-se de um caso "que foi verificado como óbito de Covid-19, mas cuja situação de patologia da criança tinha outras condições associadas".

A esta informação, a diretora-geral Graça Freitas acrescentou que "se trata de uma menina de quatro meses, a transmissão terá sido familiar, dos seus conviventes". "Trata-se de uma criança com uma patalogia de base muito grave, nasceu com uma cardiopatia congénita bastante grave e, obviamente, a situação da Covid levou a um agravamento desta patologia e ao aparecimento de uma consequência cardíaca que é muito descrita, internacional e nacionalmente, nos casos muito graves que é o aparecimento de uma miocardite".

"A causa final da morte [da bebé] foi um choque séptico, mas esta situação foi classificada pela codificadora da direção geral mais reputada, porque tem informação dada pela OMS, como um óbito por Covid", esclareceu a diretora-geral.

De referir que de acordo com o boletim epidemiológico da DGSPortugal registou, nas últimas 24 horas, mais duas mortes (um aumento de 0,11%) e 253 casos (uma variação de 0,46%) relacionados com a Covid-19.

No total, o nosso país contabiliza um total de 54.701 infeções confirmas e 1.786 óbitos. Há mais 193 recuperados. Já quanto a internamentos, estão hospitalizadas 329 pessoas, sendo que, destes, três estão em Unidades de Cuidados Intensivos. 

[Notícia atualizada às 14h31]

Recomendados para si

;
Campo obrigatório