Meteorologia

  • 26 ABRIL 2024
Tempo
16º
MIN 12º MÁX 17º

Bielorrússia: Rússia confiante numa resolução rápida da crise

A Rússia manifestou-se hoje confiante numa rápida resolução da crise da Bielorrússia, onde milhares de pessoas se manifestam desde domingo contra a reeleição do Presidente, Alexander Lukashenko.

Bielorrússia: Rússia confiante numa resolução rápida da crise
Notícias ao Minuto

14:40 - 15/08/20 por Lusa

Mundo Eleições

"As duas partes expressaram a sua confiança numa resolução em breve dos atuais problemas" na Bielorrússia, indica um comunicado da presidência russa, após uma conversa telefónica entre os presidentes dos dois países ocorrida hoje.

Para o Kremlin, "o mais importante é que estes problemas não beneficiem as forças destrutivas que procuram prejudicar uma colaboração mutuamente vantajosa" entre a Rússia e a Bielorrússia, aliança que se mantém entre as duas ex-repúblicas soviéticas.

Alexander Lukashenko [ao centro, na imagem] falou hoje ao telefone com o seu homólogo russo, Vladimir Putin, numa altura em que nas há protestos nas ruas contra a sua reeleição, segundo a agência estatal Belta.

"Os presidentes discutiram a situação interna e externa da Bielorrússia", indicou a agência bielorrussa.

Segundo Lukashenko, "está a acontecer uma agressão contra a Bielorrússia, mas não é uma ameaça apenas contra o país", realçando que os protestos ameaçam também a união intergovernamental entre a Rússia e a Bielorrússia e têm "elementos de interferência externa".

Vários milhares de manifestantes juntaram-se hoje mais uma vez em Minsk, para protestar contra a reeleição de Lukashenko, denunciando fraudes e uma repressão violenta do poder, segundo a agência francesa AFP.

Entretanto, os chefes de diplomacia da União Europeia acordaram impor sanções ao regime de Minsk na sequência das eleições presidenciais de domingo passado, visando os responsáveis pela alegada fraude nos resultados e pela repressão violenta das manifestações.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório