Meteorologia

  • 26 ABRIL 2024
Tempo
12º
MIN 12º MÁX 17º

Imagem mostra armazém onde se terá dado explosão em Beirute

Fotografia está a ser partilhada nas redes sociais e diz-se que se tratará do armazém 12 do porto de Beirute.

Imagem mostra armazém onde se terá dado explosão em Beirute
Notícias ao Minuto

10:43 - 06/08/20 por Notícias Ao Minuto

Mundo Beirute

Uma imagem que mostra um armazém nas docas de Beirute, com sacos de nitrato de amónio empilhados, foi partilhada na internet, sendo que muitos dizem tratar-se do armazém que originou a explosão que matou pelo menos 137 pessoas em Beirute, no Líbano.

A imagem mostra três homens que, aparentemente, examinam um dos muitos sacos que estariam carregados com explosivos no Armazém 12 das docas da cidade libanesa.

Acredita-se que a carga perigosa de nitrato de amónio tenha sido abandonada pelo empresário russo Igor Grechushkin, em Setembro de 2013, a bordo de um navio. Esta acabou por ser confiscada e colocada no porto da capital do Líbano. Suspeita-se que a mesma tenha explodido depois de um incêndio ter começado nas proximidades.

Recorde-se que o responsável do porto de Beirute admitiu que foram feitos pedidos para retirar os materiais explosivos, mas que esperou durante seis anos sem que a questão tivesse sido resolvida. A explosão está a ser considerada resultado de "inação e negligência", por "nada ter sido feito" por comités e juízes envolvidos nos pedidos de retirada do material explosivo. 

O governo do Líbano já ordenou que todos os funcionários do porto envolvidos no armazenamento e segurança desde 2014 fossem postos em prisão domiciliária, tendo ainda decretado estado de emergência por duas semanas.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório